1. Início
  2. / Mineração
  3. / Europa surpreende com descoberta Colossal: maior jazida de terras raras do continente, com mais de 1 MILHÃO de toneladas, promete mudar o cenário mundial de mineração!
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 2 comentários

Europa surpreende com descoberta Colossal: maior jazida de terras raras do continente, com mais de 1 MILHÃO de toneladas, promete mudar o cenário mundial de mineração!

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 09/11/2024 às 11:12
Europa se surpreende com descoberta Colossal: maior jazida de terras raras do continente, com mais de 1 MILHÃO de toneladas, promete mudar o cenário mundial de mineração!
Foto: Dall-e

Maior jazida de terras raras na Europa: nova descoberta conta com 1 milhão de toneladas e promete mudar o setor da mineração, alavancando a sustentabilidade e tecnologia.

A Suécia anunciou recentemente a descoberta da maior jazida de terras raras conhecida até agora na Europa, um pequeno passo para uma maior autonomia da UE em relação à China, que lidera a mineração e o fornecimento desses metais essenciais para a transição verde. Confira os principais detalhes sobre a descoberta com mais de um milhão de tonelada.

Maior jazida de terras raras na Europa conta com um milhão de tonelada

Segundo o CEO do grupo de mineração público LKAB, Jan Moström, esta é a maior jazida de terras raras já conhecida em parte do mundo e pode se tornar um elemento básico para a produção de matérias-primas críticas absolutamente cruciais para a transição verde.

Em nota, o executivo afirmou que está sendo enfrentado um problema de abastecimento. Sem minas, não pode haver veículos elétricos.

A descoberta da maior jazida de terras raras, no norte da Suécia, ocorre em um contexto em que a Europa está preocupada com sua dependência, especialmente da China, maior produtor mundial, para obter esses minerais que são usados para fabricar baterias de veículos elétricos e as turbinas das torres eólicas.

Segundo as primeiras estimativas, a jazida da Europa, mais especificamente em Kiruna, grande região de mineração do país escandinavo, contém mais de um milhão de toneladas de óxidos de terras raras, mas a empresa admitiu que ainda não quantificou sua magnitude exata.

S24 ULTRA

KIT FERRAMENTAS - Black Friday

O executivo afirma que há um longo caminho a percorrer até que a mineração possa ser explorada, alertou o LKAB. Moström afirma que a empresa prevê que levará vários anos para estudar a jazida e as condições para uma exploração lucrativa e duradoura.

Entenda a importância da descoberta da maior jazida de terras raras

Questionado sobre a data prevista para o início dos trabalhos, o responsável afirma que dependerá, sobretudo, da rapidez na obtenção das licenças de exploração. Pela experiência anterior, acrescentou ele, essa licença pode demorar “entre 10 e 15 anos”.

Pelas estimativas atuais, a maior jazida de terras raras na Europa representaria menos de 1% das reservas mundiais, estimadas em 120 milhões de toneladas pelo Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS). 

A descoberta ainda é uma notícia promissora para a União Europeia, escaldada por sua dependência energética da Rússia e agora interessada em se emancipar dos metais raros. Atualmente, 98% das terras raras usadas na UE são importadas da China, que detém quase um monopólio do setor. 

Segundo a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, em setembro, as necessidades de terras raras vão se multiplicar por cinco até 2030. A presidente também destaca que é necessário evitar a situação de dependência, como é o caso do petróleo e do gás e anunciou então a elaboração, ainda um andamento, de um regulamento europeu sobre matérias-primas de importância crítica.

Quais metais estão presentes na maior jazida de terras raras?

Como parte de seus esforços para combater o aquecimento global, a UE concordou em encerrar as vendas de carros novos de gasolina e diesel a partir de 2035. Eles devem ser substituídos por modelos elétricos.

Segundo a vice-primeira-ministra sueca e ministra da Economia e Energia, Ebba Busch, cujo país detém a presidência rotativa da UE desde o início do ano, a eletrificação, a autossuficiência e a independência da UE em relação à Rússia e à China começarão com esta mina.

O anúncio do grupo público LKAB foi feito por ocasião da visita a maior jazida de terras raras de uma delegação da Comissão Europeia. No curto prazo, Busch destacou a importância para a UE de diversificar a origem de suas importações. Contudo, a longo prazo, não se pode depender exclusivamente de acordos comerciais.

Inscreva-se
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x