O blindado M10 Booker, testado pelos EUA, apresenta tecnologia de ponta capaz de operar no frio intenso do Polo Norte, reforçando a capacidade militar em climas extremos.
O Exército dos EUA está realizando testes específicos do Veículo Blindado de Apoio de Infantaria M10 Booker em Fort Greely, no Alasca, com o objetivo de garantir que o veículo esteja pronto para operar em condições climáticas severas.
As baixas temperaturas e o terreno desafiador são cruciais para testar a eficácia do veículo, que se destaca como parte da estratégia do país para fortalecer sua presença militar no Ártico.
Preparação para o Ártico
O M10 Booker não é o único esforço dos EUA para melhorar sua capacidade de operar no Ártico. Os militares estão ampliando os exercícios na região, com destaque para o Arctic Forge 25.
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Esta operação envolveu 330 soldados da 11ª Divisão Aerotransportada e da 10ª Divisão de Montanha, além de 40 soldados canadenses e 500 finlandeses.
Paralelamente, 110 soldados americanos da 41ª Brigada de Artilharia de Campanha serão enviados para a Noruega, onde realizarão testes de precisão de tiros em condições extremas de frio.
M10 Booker: uma prioridade de modernização
O M10 Booker é uma das principais prioridades de modernização do Exército dos EUA, especialmente como um veículo de apoio à infantaria.
Diferente de um tanque de batalha principal, o M10 Booker foi projetado para fornecer suporte de fogo direto em combate de infantaria, com capacidade para enfrentar posições fortificadas e ameaças de nível de blindagem.
O Exército dos EUA planeja adquirir mais de 500 unidades do veículo, como parte de um esforço de modernização da frota.
Desde o seu teste inicial em 2020, o M10 Booker vem se destacando por suas características inovadoras. Ele é leve, com um peso semelhante ao do veículo Bradley, mas está equipado com uma arma maior, um canhão de tanque M35 de 105 mm.
Além disso, o veículo é suficientemente compacto para ser transportado por aviões C-17, permitindo uma mobilização rápida para brigadas de combate.
Capacidades avançadas do M10 Booker
Uma das maiores inovações do M10 Booker é seu motor diesel MTU 8V199 TE23, de 800 cavalos de potência.
Esse motor representa o primeiro uso de um motor de produção MTU em um sistema terrestre do Exército dos EUA em mais de 40 anos.
O veículo também é armado com uma artilharia pesada M2HB de 12,7 mm e uma artilharia M240B de 7,62 mm, oferecendo suporte de fogo pesado para tropas de infantaria.
Tecnologias avançadas de controle de tiro, derivadas do M1A2 Abrams, fazem do M10 Booker uma plataforma de combate mais precisa.
A suspensão hidropneumática e as óticas de alta tecnologia melhoram a mira e a consciência situacional dos soldados, mesmo em ambientes de combate dinâmicos e complexos, como os encontrados no Ártico.
A nova era das operações divisionais
Em junho de 2022, o M10 Booker foi selecionado para o programa Mobile Protective Fire (MPF), e as primeiras unidades de produção foram entregues em fevereiro de 2024.
O contrato para a aquisição das unidades pode chegar a US$ 1,14 bilhão, com cada veículo sendo avaliado em cerca de US$ 13,95 milhões.
Esses testes no Ártico são parte essencial para garantir que o veículo atenda às exigências da realidade de combate em ambientes extremos.
Com a introdução de novas tecnologias e a intensificação dos testes em condições rigorosas, o M10 Booker tem o potencial de se tornar um pilar nas operações do Exército dos EUA no Ártico.
Com informações de Secret-defense.
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The M105 is not a 35mm caliber weapon. It’s a 105mm. Do your homework first.