Especialista esclarece se o etanol realmente tem o poder de remover os depósitos de carbono deixados pela gasolina dentro dos cilindros do motor.
Uma dúvida frequente entre motoristas é sobre a capacidade de limpeza do etanol. Muitos questionam se o etanol pode eliminar a carbonização gerada pela gasolina na câmara de combustão. O Professor Fernando Landulfo, consultor técnico da revista O Mecânico e professor de engenharia da FMU, esclarece essa questão.
A pergunta central, enviada por um leitor chamado Rogério, foi direta. Ele queria saber se o etanol efetivamente limpa a carbonização causada pela gasolina dentro dos cilindros do motor.
Resposta direta: limpeza da câmara de combustão pelo etanol é mito
Segundo o Professor Fernando Landulfo, a resposta é clara: não. O etanol não limpa a carbonização provocada pela gasolina especificamente dentro da câmara de combustão.
-
Nem crocodilo, nem cobra: o animal mais letal da Austrália não é venenoso e não possui dentes afiados; apesar de ser conhecido por seus animais exóticos, o mais “perigoso” do país é o cavalo
-
Rio de Janeiro dispara em ranking de destinos mais temidos por turistas brasileiros em 2025
-
Como é por dentro a linha de montagem da Volkswagen? Visita inédita e gratuita revela cada etapa da produção de carros emblemáticos em SP
-
Foi cargueiro, navio militar e até biblioteca — hoje, navio mais antigo do mundo é hotel de luxo de US$ 18 mi na Indonésia
Apesar de não limpar a câmara de combustão, o combustível pode ter outra função. O professor explica que, segundo algumas linhas de pensamento, o etanol ajuda a dissolver certas impurezas. Esses seriam depósitos deixados pela gasolina nas tubulações de combustível e nos bicos injetores. Contudo, ele reforça que essa ação não ocorre dentro da câmara de combustão.
Alternância de combustíveis
Discute-se também a prática de alternar combustíveis em carros Flex. Algumas montadoras, de fato, recomendam essa alternância de etanol e gasolina em seus manuais de proprietário. No entanto, o Professor Landulfo e a equipe da revista O Mecânico alertam. Essa não é uma regra válida para todos os veículos Flex. Cada fabricante segue sua própria linha de desenvolvimento e especificações.
Em resumo, o etanol não limpa a carbonização da câmara de combustão. Sua possível ação solvente pode beneficiar outras partes do sistema de alimentação. Para o uso correto de etanol e gasolina em carros Flex, a principal recomendação é seguir as orientações do manual do proprietário do veículo.
Com tanto etanol misturado na gasolina ainda é necessário fazer rodízio de combustível???? Vou boicotar jogos do Brasil com camisa vermelha e não vou ver nem os melhores momentos, pois acho uma medida contra as cores de nossa bandeira, que jamais será vermelha…
Em primeiro lugar, a reportagem não está completa!!!
Em segundo, não fala em nem um momento sobre os benefícios do etanol.
Estive em uma oficina de um excelente mecânico para que ele fizesse a limpeza do meu sistema de injeção e passasse o scanner para correção de algum erro que houvesse, fiz isso porque sentia o carro trepidando em alguns momentos e pra mim, era o sistema de injeção. Para minha surpresa, o problema não tinha a ver com TBS ou qualquer outra coisa atrelada a ele, o problema era a gasolina que eu estava usando, que na sua fórmula original, já tinha na época, 27% de etanol, e hoje, 30%, o mecânico me explicou que o carro não tinha problema e resolveu extrair, via mangueira de injeção, um pouquinho de gasolina, apenas virando a chave e injetando a gasolina em uma garrafa, o que para minha surpresa, revelou uma gasolina estranha, com cheiro forte de solvente e com traços de água. Estava aí o motivo do problema.
De qualquer forma, fiz o serviço de limpeza, pois nunca havia feito em 8 anos.
O mecânico então me perguntou porque eu não usava etanol no meu carro, os motivos que falei, acho que todos sabem, o fato da gasolina render mais, o carro não tem problema para pegar pela manhã e não oscila quando está com o motor frio.
Então a resposta que recebi foi ele me levando até um carro que estava lá e me mostrando um motor sem cabeçote que aguardava o dono para que visse também, me mostrou os canais de lubrificação entupidos, os cilindros todos com placas de carvão e o metal do bloco corroído. Me disse que um motor que usa etanol jamais estaria daquele jeito e que o motor funciona limpo, por que o etanol quase não aceita adulteração, vemos isso nas bombas, onde temos as agulhas que medem a densidade e ph do etanol. Por outro lado, a gasolina e amplamente adulterada, aceita qualquer coisa, até água e não temos sequer um sistema de controle como vemos nas bombas de etanol.
Desse dia em diante, a mais de dois anos, venho utilizando só etanol e não me arrependo.
PS: Meu carro é uma Weekend 2005, nunca foi aberto o motor e nem feito cabeçote, funciona como um relógio e já tem mais de 234000km
Só tem sem noção respondendo o que não tem haver com a notícia