1. Início
  2. / Curiosidades
  3. / Etanol limpa a carbonização do motor? Especialista responde se o combustível remove resíduos da gasolina na câmara de combustão
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 52 comentários

Etanol limpa a carbonização do motor? Especialista responde se o combustível remove resíduos da gasolina na câmara de combustão

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 06/05/2025 às 21:19
Etanol limpa a carbonização da câmara de combustão?
Etanol limpa a carbonização da câmara de combustão?
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Especialista esclarece se o etanol realmente tem o poder de remover os depósitos de carbono deixados pela gasolina dentro dos cilindros do motor.

Uma dúvida frequente entre motoristas é sobre a capacidade de limpeza do etanol. Muitos questionam se o etanol pode eliminar a carbonização gerada pela gasolina na câmara de combustão. O Professor Fernando Landulfo, consultor técnico da revista O Mecânico e professor de engenharia da FMU, esclarece essa questão.

A pergunta central, enviada por um leitor chamado Rogério, foi direta. Ele queria saber se o etanol efetivamente limpa a carbonização causada pela gasolina dentro dos cilindros do motor.

Resposta direta: limpeza da câmara de combustão pelo etanol é mito

Segundo o Professor Fernando Landulfo, a resposta é clara: não. O etanol não limpa a carbonização provocada pela gasolina especificamente dentro da câmara de combustão.

Apesar de não limpar a câmara de combustão, o combustível pode ter outra função. O professor explica que, segundo algumas linhas de pensamento, o etanol ajuda a dissolver certas impurezas. Esses seriam depósitos deixados pela gasolina nas tubulações de combustível e nos bicos injetores. Contudo, ele reforça que essa ação não ocorre dentro da câmara de combustão.

Alternância de combustíveis

YouTube Video

Discute-se também a prática de alternar combustíveis em carros Flex. Algumas montadoras, de fato, recomendam essa alternância de etanol e gasolina em seus manuais de proprietário. No entanto, o Professor Landulfo e a equipe da revista O Mecânico alertam. Essa não é uma regra válida para todos os veículos Flex. Cada fabricante segue sua própria linha de desenvolvimento e especificações.

Em resumo, o etanol não limpa a carbonização da câmara de combustão. Sua possível ação solvente pode beneficiar outras partes do sistema de alimentação. Para o uso correto de etanol e gasolina em carros Flex, a principal recomendação é seguir as orientações do manual do proprietário do veículo.

Inscreva-se
Notificar de
guest
52 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Abalen Abirached
Abalen Abirached
14/05/2025 07:39

Com tanto etanol misturado na gasolina ainda é necessário fazer rodízio de combustível???? Vou boicotar jogos do Brasil com camisa vermelha e não vou ver nem os melhores momentos, pois acho uma medida contra as cores de nossa bandeira, que jamais será vermelha…

Daniel
Daniel
12/05/2025 16:14

Em primeiro lugar, a reportagem não está completa!!!
Em segundo, não fala em nem um momento sobre os benefícios do etanol.
Estive em uma oficina de um excelente mecânico para que ele fizesse a limpeza do meu sistema de injeção e passasse o scanner para correção de algum erro que houvesse, fiz isso porque sentia o carro trepidando em alguns momentos e pra mim, era o sistema de injeção. Para minha surpresa, o problema não tinha a ver com TBS ou qualquer outra coisa atrelada a ele, o problema era a gasolina que eu estava usando, que na sua fórmula original, já tinha na época, 27% de etanol, e hoje, 30%, o mecânico me explicou que o carro não tinha problema e resolveu extrair, via mangueira de injeção, um pouquinho de gasolina, apenas virando a chave e injetando a gasolina em uma garrafa, o que para minha surpresa, revelou uma gasolina estranha, com cheiro forte de solvente e com traços de água. Estava aí o motivo do problema.
De qualquer forma, fiz o serviço de limpeza, pois nunca havia feito em 8 anos.
O mecânico então me perguntou porque eu não usava etanol no meu carro, os motivos que falei, acho que todos sabem, o fato da gasolina render mais, o carro não tem problema para pegar pela manhã e não oscila quando está com o motor frio.
Então a resposta que recebi foi ele me levando até um carro que estava lá e me mostrando um motor sem cabeçote que aguardava o dono para que visse também, me mostrou os canais de lubrificação entupidos, os cilindros todos com placas de carvão e o metal do bloco corroído. Me disse que um motor que usa etanol jamais estaria daquele jeito e que o motor funciona limpo, por que o etanol quase não aceita adulteração, vemos isso nas bombas, onde temos as agulhas que medem a densidade e ph do etanol. Por outro lado, a gasolina e amplamente adulterada, aceita qualquer coisa, até água e não temos sequer um sistema de controle como vemos nas bombas de etanol.
Desse dia em diante, a mais de dois anos, venho utilizando só etanol e não me arrependo.
PS: Meu carro é uma Weekend 2005, nunca foi aberto o motor e nem feito cabeçote, funciona como um relógio e já tem mais de 234000km

Renato
Renato
11/05/2025 10:12

Só tem sem noção respondendo o que não tem haver com a notícia

Tags
Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 7.000 artigos publicados nos sites CPG, Naval Porto Estaleiro, Mineração Brasil e Obras Construção Civil. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x