Levantamento mostra que a manutenção dos carros elétricos mais barata que modelos a combustão, mas ainda trazem desafios aos proprietários.
Um novo estudo revela que a manutenção de carros elétricos pode ser mais barata do que a de veículos a combustão, trazendo economia no longo prazo.
Desde que os carros elétricos se popularizaram, várias comparações têm sido feitas com veículos a combustão. Desempenho, autonomia e tempo de carregamento estão sempre em pauta.
O mais importante agora é que também se avalia o tempo e o custo das visitas à oficina.
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Um estudo da CDK Global, divulgado pela Automotive News, revelou dados que surpreendem os motoristas.
A pesquisa mostrou que a manutenção de um carro elétrico custa menos que a de um carro a gasolina ou diesel. No entanto, o conserto costuma demorar mais para ser concluído.
Essa combinação de vantagens e desvantagens afeta diretamente a experiência do proprietário.
Custos mais baixos que o esperado
O estudo destaca que muitos compradores de elétricos acreditam que o custo de manutenção seria maior. Porém, a prática mostrou o contrário.
Entre os donos de modelos que não são da Tesla, 53% afirmam que gastam menos para manter o carro do que gastariam com um veículo a combustão.
Já entre proprietários de Tesla, 41% compartilham da mesma opinião.
Além disso, apenas 13% dos entrevistados disseram ter pago pelo serviço durante o primeiro ano de uso. Em 16% das visitas à oficina, o motivo foi um recall.
Isso significa que, para a maioria, a manutenção inicial não trouxe custos diretos significativos.
Mais idas à oficina no primeiro ano
Os números também revelam que 85% dos veículos elétricos dos motoristas ouvidos precisaram de manutenção no primeiro ano. Isso inclui desde ajustes simples até reparos mais complexos.
Embora os custos sejam menores, a frequência das visitas chama atenção.
Portanto, quem opta por um carro elétrico precisa estar preparado para passar mais vezes pela oficina, mesmo que isso não pese tanto no bolso.
Tempo de espera aumentou
O ponto negativo mais citado é o prazo para concluir o reparo. Em 2023, 40% dos entrevistados disseram retirar o carro no mesmo dia.
Em 2024, esse número caiu para 28%. Já os que receberam o carro no dia seguinte subiram de 21% para 29%.
Houve também aumento no percentual de quem esperou até três dias, que passou de 9% para 14%. Os prazos de quatro dias (4%), cinco dias (2%) e mais de cinco dias (2%) permaneceram estáveis.
No geral, donos de elétricos que não são da Tesla relataram esperar 34% mais tempo para ter o carro de volta em comparação a modelos a combustão. Entre os Teslas, a diferença foi menor, de 23%.
Desafio para as concessionárias
David Thomas, diretor de marketing de conteúdo e analista da indústria automotiva da CDK, explicou que as concessionárias já estão preparadas para atender veículos elétricos.
No entanto, segundo ele, o aumento no tempo de espera e a necessidade de múltiplas visitas preocupam.
Para Thomas, essa tendência não é positiva, principalmente porque há cada vez mais carros elétricos não-Tesla circulando. O desafio agora é garantir que o atendimento acompanhe o crescimento dessa frota.