ICL Propõe Fortalecimento de Inteligência e Monitoramento para Enfrentar os ‘Piratas Fluviais’
O Instituto Combustível Legal (ICL) irá propor uma colaboração mais estreita entre os setores público e privado para reforçar a vigilância e a inteligência nas hidrovias do norte do Brasil. Esta ação vem como resposta aos crescentes roubos de combustível por “piratas fluviais”, que resultam em perdas estimadas em R$ 100 milhões por ano.
Colaboração Público-Privada e Tecnologia em Debate
O presidente do ICL, Emerson Kapaz, terá a oportunidade de apresentar esta proposta durante a conferência “Segurança nas Hidrovias do Norte”. Esta conferência será realizada em Brasília, em 28 de junho, numa parceria com o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP). Kapaz participará da sessão de abertura e moderará o painel “Integração da atuação de entidades públicas na promoção da segurança e financiamento de tecnologia de ponta”.
Impulsionando a Inovação e o Compartilhamento de Conhecimento
Durante o evento, o ICL também irá focar na importância da inovação e do compartilhamento de conhecimento para garantir a segurança do transporte por cabotagem, considerado o mais adequado para as hidrovias dos rios Amazonas e Solimões devido à sua extensão e estrutura.
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Outra questão chave a ser debatida é o fortalecimento das instituições de segurança para uma fiscalização mais efetiva das vias fluviais e a intensificação das leis para penalizar atividades criminosas.
A Escala do Problema do Roubo de Combustível
Nos últimos dois anos, grupos marginais roubaram mais de 4,5 milhões de litros de combustível, dos quais quase 600 mil litros de diesel foram roubados só no ano passado.
“Este roubo em larga escala ameaça o funcionamento e o abastecimento de máquinas, postos de combustível e até mesmo termelétricas, podendo provocar a falta de insumos para a geração de energia, essencial para o desenvolvimento socioeconômico regional”, analisa Kapaz.
Escolta Armada e Outras Medidas Defensivas
O ICL reconhece a necessidade de escoltas armadas para proteger as embarcações de potenciais assaltos. Além disso, está promovendo um Manual de Boas Práticas para a Proteção de Comboios Fluviais que Transportam Combustíveis para auxiliar empresas e transportadoras na defesa contra esses grupos criminosos.
Conclusão
Kapaz enfatiza a necessidade de medidas preventivas para evitar a ação de grupos criminosos. “Não basta normalizar o sistema de guarda armada privada; precisamos de uma fiscalização estruturada, com monitoramento em tempo real e com repressão imediata às práticas que tanto prejudicam empresas e a população que dependem de energia e combustível”, conclui Kapaz. Estes esforços servirão para reduzir os assaltos em embarcações na região norte, beneficiando não apenas o setor de combustíveis, mas também outros setores da economia nacional, como agrícola e eletrônico.
Créditos : Renata Castro