1. Início
  2. / Ciência e Tecnologia
  3. / Estranha criatura marinha com regeneração avançada é foco de estudo e pode conter o segredo para reverter o envelhecimento humano
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Estranha criatura marinha com regeneração avançada é foco de estudo e pode conter o segredo para reverter o envelhecimento humano

Publicado em 12/04/2025 às 09:22
Envelhecimento humano, criatura, Regeneração
Imagem: Pexels
  • Reação
Uma pessoa reagiu a isso.
Reagir ao artigo

Animal tem capacidade única de rejuvenescer suas células e órgãos, despertando interesse em áreas como medicina regenerativa e biotecnologia

À medida que o envelhecimento humano avança, ocorrem mudanças inevitáveis. Perda de neurônios, enfraquecimento muscular, queda na fertilidade e menor capacidade de regeneração são efeitos naturais do tempo. Mesmo com avanços em estudos com animais, ainda não foi possível reverter completamente o envelhecimento em células sanguíneas ou em todo o organismo.

Mas um novo estudo liderado por Longhua Guo, professor assistente de Fisiologia Molecular e Biologia Celular da Faculdade de Medicina da Universidade de Michigan, levanta uma possibilidade intrigante.

Ele e sua equipe têm se dedicado ao estudo das planárias, vermes conhecidos por sua habilidade de regenerar partes do corpo. Em alguns casos, conseguem até formar uma nova cabeça após a decapitação.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

Segundo Guo, esse fenômeno é conhecido há mais de um século. No entanto, pouco se sabia sobre o que permite essa regeneração e como isso se relaciona à longevidade.

Como membro do Instituto de Gerontologia da universidade, ele acredita que as planárias podem ajudar a entender os mecanismos do envelhecimento humano e da regeneração.

Um organismo com sinais e reversões do envelhecimento

O laboratório de Guo passou a estudar uma variedade de planárias que se reproduzem sexualmente. Isso permitiu acompanhar o processo de envelhecimento desde o início da vida, a partir do estágio de zigoto.

Entre a fertilização e os 18 meses de vida, as planárias mostraram sinais semelhantes aos de envelhecimento em mamíferos. Houve perda de neurônios e músculos, além da diminuição da fertilidade. Um dos sinais mais visíveis foi a deformação dos olhos ao longo do tempo.

Porém, ao removerem as cabeças das planárias mais velhas, os pesquisadores notaram algo surpreendente: os olhos que surgiam nas novas cabeças regeneradas eram normais.

E não apenas isso. As planárias regeneradas apresentaram melhora na fertilidade e nas funções fisiológicas, comparadas às que não passaram por esse processo.

Esses resultados foram descritos pela equipe na revista Nature Aging. A pesquisa indicou ainda que, ao contrário dos mamíferos, as planárias não perdem células-tronco adultas com o passar dos anos. A regeneração, segundo Guo, reverte as alterações associadas à idade em diversos tecidos.

Nas planárias mais antigas, elas não só não perderam a capacidade regenerativa, como também ainda conseguem se regenerar completamente, o que é diferente de muitas espécies já existentes, sugerindo que elas têm mecanismos para sustentar a longevidade e a cura mesmo em idades muito mais avançadas”, afirmou o pesquisador.

Semelhanças com mamíferos

A equipe também comparou dados genéticos das planárias com informações de camundongos, ratos e humanos. Eles incluíram também camundongos que passaram por intervenções para prolongar a vida.

Descobriu-se que as assinaturas de envelhecimento das planárias eram parecidas com as dos mamíferos envelhecidos. E mais interessante: as planárias também compartilham características com camundongos que viveram mais tempo devido a tratamentos específicos.

O próximo passo da equipe será identificar quais genes e células estão ligados à reversão do envelhecimento nas planárias. Segundo Guo, isso pode abrir caminho para novas possibilidades.

Com informações de SciTechDaily.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Romário Pereira de Carvalho

Já publiquei milhares de matérias em portais reconhecidos, sempre com foco em conteúdo informativo, direto e com valor para o leitor. Fique à vontade para enviar sugestões ou perguntas

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x