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Este é o futuro das fábricas Ford no Brasil; empresa foi embora, mas deixou estrutura capaz de gerar empregos e ser a casa de novas companhias que chegam ao país

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 20/08/2024 às 06:04
As antigas fábricas da Ford no Brasil estão renascendo com novos investimentos bilionários, trazendo inovação e empregos para o país. (Imagem: reprodução)
As antigas fábricas da Ford no Brasil estão renascendo com novos investimentos bilionários, trazendo inovação e empregos para o país. (Imagem: reprodução)

Nas últimas décadas, as fábricas da Ford no Brasil foram sinônimo de produção em larga escala, motores rugindo e veículos saindo em alta velocidade das linhas de montagem.

No entanto, o que parecia ser o fim da era Ford no país acabou por se transformar em um novo começo, trazendo novas oportunidades e promessas para o futuro.

Mas o que realmente aconteceu com as gigantes fábricas que há até pouco tempo eram o coração da produção automotiva brasileira? A resposta a essa pergunta envolve transformações radicais, investimentos milionários e uma nova esperança de empregos e inovação.

Uma das surpresas mais recentes veio da fábrica da Troller, em Horizonte, Ceará. Esta unidade, que parecia estar destinada ao esquecimento após o encerramento das atividades pela Ford, ganhou uma nova chance de se reinventar.

A Comexport, uma das maiores empresas de comércio exterior do Brasil, assumiu as operações e anunciou um plano audacioso: investir R$ 400 milhões para transformar a planta em um polo de produção de veículos elétricos.

Conforme divulgado pelo Governo do Ceará, a Comexport firmou acordos com três marcas automotivas para produzir até seis modelos de veículos elétricos e híbridos.

A expectativa é que, já no primeiro semestre de 2025, a produção atinja a marca de 40 mil veículos por ano, trazendo uma nova dinâmica para a região e gerando centenas de empregos.

Essa operação lembra o modelo de negócios da Nordex, no Uruguai, que produz veículos de diferentes marcas em uma única fábrica, demonstrando uma nova tendência na indústria automotiva.

São Bernardo do Campo: de montadora a centro logístico

Outro capítulo importante na história das antigas fábricas da Ford no Brasil envolve a unidade de São Bernardo do Campo, em São Paulo.

Comprada pela Ford em 1967, essa fábrica produziu alguns dos veículos mais icônicos da marca, como o Corcel, o Ka e o Fiesta. Entretanto, com a modernização da fábrica de Camaçari (BA), a unidade de São Bernardo do Campo perdeu relevância e foi fechada em 2019.

Em 2020, o terreno foi vendido para a Construtora São José por R$ 550 milhões, que posteriormente repassou a área para a Prologis.

Hoje, a antiga fábrica da Ford está sendo transformada em um dos maiores centros logísticos de São Paulo, uma reconfiguração que visa atender à crescente demanda por serviços de logística na região metropolitana.

Atualmente, parte do terreno já é utilizada pela Mercedes-Benz como estacionamento para caminhões novos, enquanto a demolição da antiga estrutura continua a todo vapor.

Camaçari e a parceria com a BYD

A fábrica de Camaçari, na Bahia, foi inaugurada em 2001 como um pilar estratégico para a Ford no Brasil, sendo responsável pela produção de modelos populares como o Ford EcoSport.

Após o encerramento das atividades em 2021, surgiram muitas incertezas sobre o futuro da unidade. No entanto, a chinesa BYD, gigante no setor de veículos elétricos, entrou em cena com uma proposta de retomar a produção na fábrica baiana.

De acordo com fontes ligadas ao setor automotivo, a BYD pretende iniciar a produção de SUVs híbridos, com destaque para o modelo Song Pro. A previsão é que os primeiros veículos saiam da linha de montagem ainda em 2024, colocando Camaçari de volta ao mapa da indústria automotiva nacional.

Taubaté: um novo papel para a unidade paulista que era da Ford

A unidade de Taubaté, em São Paulo, também passou por uma transformação significativa. Após o encerramento das atividades pela Ford, a fábrica foi adquirida pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), que pretende investir R$ 100 milhões na instalação de uma nova planta para a sua subsidiária, a Prada Embalagens.

O foco da nova operação será a produção de embalagens metálicas, um segmento crucial para a indústria de alimentos e bebidas no Brasil.

Apesar dos planos já terem sido anunciados, detalhes sobre o cronograma de inauguração da nova fábrica ainda não foram revelados. A expectativa, porém, é que a operação comece a gerar empregos na região e ajude a movimentar a economia local.

Reconfiguração das antigas instalações da Ford

As antigas fábricas da Ford no Brasil, que um dia simbolizaram a força e a potência da indústria automotiva nacional, agora seguem novos rumos.

Cada unidade, com suas peculiaridades e desafios, está se reinventando para atender às novas demandas do mercado e contribuir para o desenvolvimento econômico do país.

Seja na produção de veículos elétricos, na logística de grandes marcas ou na fabricação de embalagens metálicas, o legado da Ford continua a influenciar o futuro.

Será que essas novas operações conseguirão alcançar o mesmo sucesso que a Ford teve no Brasil? Com tantas mudanças e inovações, resta saber se essas novas empreitadas trarão o mesmo impacto e desenvolvimento que as fábricas da Ford proporcionaram ao longo dos anos.

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Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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