Estaleiros nacionais com várias plataformas, sondas e navios petroleiros importantes para a exploração e a produção de petróleo e gás principalmente no pré-sal estão inacabados
Antes dos escândalos envolvendo a Petrobras e várias empresas do setor industrial nacional, vivíamos momentos de gloria principalmente no setor da construção naval no brasil. Os estaleiros com inúmeras embarcações sendo construídas para atenderem aos contratos que vinham aumentando constantemente, fazendo os estaleiros investirem em crescimento e pessoal. Com o inicio da operação lava-jato todos os contratos foram cancelados, deviso ao envolvimento dessas empresas com políticos corruptos, gerando um cemitério de embarcações inacabadas e enferrujadas causando um prejuízo sem retorno.
O prejuízo financeiro
Segundo números disponibilizados pelos responsáveis dos contratos nos estaleiros, investimentos de pelo menos US$ 4,3 bilhões (R$ 17,6 bilhões) estão indo para o ferro-velho . Há embarcações que faltavam 10% para serem concluídas. A Marinha Mercante gastou R$ 34,4 bilhões em crédito subsidiado para o setor naval. R$ 2,4 bilhões dessa verba foram destinados à construção dessas unidades inacabadas e na ampliação de estaleiros.
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Como resolver o problema
Apos inúmeras reuniões para tentarem trazer soluções para este enorme problema, representantes da Petrobras disseram o seguinte “por questões técnicas, jurídicas e econômicas, não há possibilidade de retomar a construção dessas unidades”. Resumindo, não há a possibilidade de terminar estas unidades bilionárias e coloca-las no mar para as operações. Os especialistas acreditam que com todos estes problemas é possível o setor se erguer e trilhar caminhos vencedores no futuro próximo.
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