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Estado brasileiro sem ferrovia pode finalmente ganhar sua PRIMEIRA estrada de ferro

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 23/11/2024 às 23:41
Ferrovia Transoceânica promete transformar a economia e o meio ambiente do Acre. Será o início de uma nova era para o estado?
Ferrovia Transoceânica promete transformar a economia e o meio ambiente do Acre. Será o início de uma nova era para o estado?
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Ferrovia pode revolucionar estado que é um dos poucos sem estrada de ferro no Brasil. Com impactos positivos na economia e no meio ambiente, o projeto tem apoio político e promete integração com mercados internacionais.

Nos bastidores da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), uma ideia que pode revolucionar o estado está ganhando força e despertando curiosidade em todo o Brasil.

Um estado sem ferrovias, isolado e dependente de rodovias, pode estar prestes a virar o jogo com um projeto audacioso e transformador.

Durante a sessão ordinária da última terça-feira (19), o deputado Eduardo Ribeiro (PSD) fez um discurso contundente sobre a importância da Ferrovia Transoceânica para o Acre.

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Ribeiro destacou que o impacto econômico e ambiental dessa obra será imenso, podendo mudar completamente o cenário do estado.

Economia e meio ambiente em pauta

De acordo com Eduardo Ribeiro, o Acre tem desperdiçado uma oportunidade crucial de avançar com uma infraestrutura de transporte eficiente e sustentável.

Ele enfatizou que as ferrovias, além de serem ambientalmente mais responsáveis, têm custos de manutenção muito mais baixos do que as rodovias, o que torna o projeto da Transoceânica ainda mais atrativo.

“O impacto da ferrovia no Acre será enorme, vai mudar 100% toda a parte econômica do estado”, afirmou o deputado, chamando atenção para o potencial transformador da obra.

A ausência de ferrovias no Acre é um problema histórico.

Esse modelo de transporte tem o potencial de solucionar desafios logísticos enfrentados pelo estado, cuja dependência de rodovias aumenta os custos e dificulta o acesso a mercados.

Ribeiro também apontou que, ao contrário de outras opções de transporte, a ferrovia oferece menor emissão de carbono e preservação ambiental, características que tornam o projeto um exemplo de modernidade e responsabilidade.

Além disso, ele destacou que as ferrovias podem atrair investimentos e gerar empregos, criando um ciclo virtuoso de crescimento econômico.

Uma mudança histórica para o acre

O deputado demonstrou entusiasmo ao dizer que a ferrovia poderia ser o divisor de águas para o desenvolvimento do estado.

Ele argumentou que o projeto é crucial para a integração do Acre com mercados nacionais e internacionais, citando como exemplo o Porto de Chancay, no Peru, que já está em estágio avançado.

Segundo Ribeiro, a Ferrovia Transoceânica não seria apenas um meio de transporte, mas uma verdadeira ponte para o progresso e para a inserção do estado no cenário econômico global.

Esse projeto não apenas beneficiaria o Acre, mas também o Brasil como um todo, ampliando o acesso aos mercados da Ásia e fortalecendo as exportações.

A obra ainda representa uma oportunidade para tornar o estado mais competitivo e menos dependente de recursos externos.

Apoio político e defesa do projeto

O parlamentar aproveitou o momento para parabenizar o deputado Eduardo Magalhães (PCdoB) pelo apoio ao projeto e reforçou que a união política será essencial para viabilizar a ferrovia.

“Ela vai mudar a realidade do estado e de maneira muito positiva. Acredito que esse é um projeto que precisamos apoiar e defender com todas as forças”, afirmou Ribeiro.

Além disso, ele fez um apelo para que os parlamentares do Acre trabalhem em conjunto com lideranças nacionais para garantir os recursos e a aprovação da obra.

Essa articulação seria essencial para que a ferrovia se torne uma prioridade no cenário político e econômico brasileiro.

O debate sobre infraestrutura no Brasil é recorrente, mas raramente o Acre recebe a devida atenção. Esse projeto pode mudar isso.

Perspectivas para o futuro

Encerrando seu discurso, Ribeiro destacou que a ferrovia será uma peça fundamental para o crescimento econômico do Acre, mas que a luta pelo projeto deve ser constante.

“Nosso estado precisa desses investimentos para crescer e se desenvolver, e a ferrovia será uma peça fundamental para isso”, concluiu o deputado.

O impacto potencial desse projeto levanta uma questão: será que o Acre está finalmente a caminho de romper as barreiras do isolamento e entrar na rota do progresso sustentável?

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Denis
Denis
29/11/2024 23:21

A China comprou a maior reserva de urânio, nióbio e terras raras do Brasil, na região do Amazonas.
A ferrovia vai funcionar como um canudinho de refrigerante, Vão sugar toda nossa riqueza sem gerar emprego em manufatura. Vão sugar até a última gota.
Já não bastava a vale tirando navios e navios de minérios do Brasil, sem dar contrapartida para os brasileiros.
Que beleza, só podia ser projeto do PC do B!

Luiz
Luiz
26/11/2024 16:57

Vcs não leram que entre as 37 propostas de colaboração entre china e brasil o **** não quis incluir esse projeto? Kkkk então esse artigo e só narrativa

Fátima Ganga
Fátima Ganga
25/11/2024 18:45

E a primeira estrada de ferro do Brasil?
Na Praia de Mauá, Mage. Cais abandonado. Caminho para a cidade Imperial de Petrópolis -RJ.
Ninguém se interessa.
Só aparece recurso para novas obras e depois ficam no caminho abandonada.

Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa, passagens por canais de TV aberta e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Registro profissional: 0087134/SP. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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