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Estado anuncia investimento de 20 BILHÕES para obra monumental que promete mudar totalmente as rodovias (BR) da região

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 07/12/2024 às 22:25
Investimento de R$ 20 bi promete revolucionar rodovias no Paraná, com duplicações, viadutos e ciclovias conectando Oeste e Sudoeste.
Investimento de R$ 20 bi promete revolucionar rodovias no Paraná, com duplicações, viadutos e ciclovias conectando Oeste e Sudoeste.

Estado entra para a história com um megaprojeto de R$ 20 bilhões para modernizar suas principais rodovias. Obras abrangem duplicações, viadutos e contornos que prometem transformar a mobilidade e o desenvolvimento de regiões.

O Paraná está prestes a vivenciar uma revolução em sua malha rodoviária.

Um projeto audacioso, envolvendo bilhões em investimentos, promete não apenas melhorar o fluxo de veículos, mas também transformar a experiência de quem trafega pelas principais rodovias do estado.

Por trás de cada trecho a ser duplicado, contorno a ser construído e ponte a ser ampliada, há uma estratégia meticulosa para desafogar o trânsito, melhorar a segurança e fomentar o desenvolvimento econômico das regiões Oeste e Sudoeste do estado.

Mas o que torna essa obra tão grandiosa? E, acima de tudo, como ela pode impactar a vida dos paranaenses e de quem passa pelas estradas da região?

O que diz o projeto do Lote 6

Segundo o governo, chamado Lote 6 das concessões rodoviárias do Paraná é um marco. Com um investimento total estimado em R$ 20 bilhões, ele se divide em R$ 12,6 bilhões destinados a obras e R$ 7,4 bilhões para a conservação e operação de 662,1 quilômetros de rodovias estaduais e federais.

De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o edital já foi publicado, e o leilão para a concessão está agendado para o dia 19 de dezembro de 2024, na B3, a Bolsa de Valores brasileira.

A concessão compreende rodovias estratégicas, incluindo trechos das BR-163, PR-182, PR-483, PR-180, PRC-280 e PRC-158.

É a primeira vez que estas estradas, que conectam importantes regiões do Paraná, serão administradas pela iniciativa privada. A promessa é de um salto de qualidade, com estradas mais seguras, modernas e eficientes.

Duplicações e infraestrutura em destaque

O plano de obras é extenso e contempla a duplicação de 141,08 quilômetros, construção de viadutos, contornos rodoviários, passarelas e ciclovias, além de vias marginais em diversos trechos.

Lindoeste e Santa Lúcia

O município de Lindoeste será beneficiado com um novo contorno rodoviário de 6,8 quilômetros, retirando o tráfego pesado do centro da cidade.

Já Santa Lúcia receberá duplicações, vias marginais e novas passarelas no perímetro urbano da BR-163, aumentando a segurança para pedestres e motoristas.

Capitão Leônidas Marques e Realeza

Capitão Leônidas Marques verá melhorias na BR-163, incluindo viadutos e duplicações que facilitam o acesso à Usina de Salto Caxias.

Em Realeza, além de extensos trechos duplicados, estão previstas ciclovias e melhorias no entroncamento com a PR-182, com a construção de um viaduto tipo Trombeta.

Desenvolvimento no Sudoeste

As mudanças previstas para os municípios de Ampére, Francisco Beltrão, Marmeleiro, Renascença e Pato Branco representam um avanço significativo para a infraestrutura da região.

  • Francisco Beltrão terá viadutos substituindo rotatórias e um novo sistema de vias marginais e ciclovias para organizar o trânsito urbano.
  • Em Marmeleiro, o contorno rodoviário e a duplicação da PR-280 serão cruciais para desviar o tráfego pesado do centro da cidade, reduzindo acidentes e otimizando o fluxo.
  • Já em Renascença, melhorias como vias marginais e novas pontes sobre os rios Santana e Forquilha prometem impulsionar a mobilidade e a segurança.

Pato Branco, a conexão final

Pato Branco, no Sudoeste, será o ponto culminante dessa megaoperação.

A cidade ganhará novas marginais, ciclovias e viadutos estratégicos que integram a PRC-158 e a PRC-280, garantindo conexões rápidas e seguras entre municípios.

Impactos econômicos e sociais

Esse gigantesco pacote de obras não apenas melhorará a logística do estado, mas também impactará diretamente a economia e a qualidade de vida da população.

Rodovias mais modernas significam menos acidentes, menores custos logísticos para empresas e mais atratividade para novos negócios.

Com isso, o Paraná reafirma sua posição como um dos estados mais estratégicos para o agronegócio e a indústria no Brasil, além de impulsionar o turismo em regiões como Foz do Iguaçu, Cascavel e Pato Branco.

Desafios e expectativas

Apesar de todo o otimismo, há desafios. Será fundamental que os prazos sejam cumpridos e que a operação das rodovias concedidas respeite a qualidade prometida.

Além disso, a transição para a administração privada será acompanhada de perto, especialmente no que diz respeito às tarifas de pedágio.

Agora, a pergunta que não quer calar: será que os investimentos bilionários finalmente resolverão os gargalos históricos das rodovias do Paraná?

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Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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