1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / Estações-tubo de Curitiba passarão a gerar energia renovável com o uso de placas fotovoltaicas
Localização PR Tempo de leitura 3 min de leitura

Estações-tubo de Curitiba passarão a gerar energia renovável com o uso de placas fotovoltaicas

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 17/12/2021 às 13:25
Curitiba - energia solar - energia renovável - placas fotovoltaicas
estações tubo passarão a utilizar energia solar – créditos: portal utfpr
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Cartões-postais de Curitiba, pontos de ônibus para biarticulados, conhecidos como estações-tubo, entram em fase de testes para produzir energia através do uso de placas fotovoltaicas de energia solar, após parceria entre prefeitura e universidade    

Ampliando o mercado de energia renovável, a Prefeitura de Curitiba, em parceria com a Universidade Federal do Paraná – UFPR, dará início aos testes de sustentabilidade energética, a partir de placas fotovoltaicas de energia solar que ficarão na parte de cima dos pontos de ônibus, nas chamadas estações-tubo, consideradas cartões-postais da cidade.

Leia também

Fase inicial de testes

A primeira estação-tubo a ser testada será a de Itajubá, que fica na Avenida República Argentina, no bairro Água Verde, em Curitiba. Os testes que serão realizados ao longo de 2022 fazem parte de um contrato assinado entre a UFPR e o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, o Ippuc.

Segundo a coordenadora do setor de Transportes e Mobilidade do Ippuc, Olga Prestes, a Prefeitura está em direção ao caminho onde se pratica o conceito de sustentabilidade no transporte público. A UFPR garantiu uma quantia de R$ 243.455,51 em recursos da Prefeitura, para elaborar o projeto, aplicá-lo e monitorá-lo por 12 meses, entregando relatórios mensais.

O acompanhamento técnico do projeto ficará sob responsabilidades do laboratório do Grupo de Dispositivos Nanoestruturados – DiNE/UFPR, que fará a inspeção desde a instalação ao monitoramento do desempenho dos módulos solares de cada uma das duas estações-tubo.

Prova de conceito e instalação de módulos de energia solar

Todos os testes que serão realizados pela UFPR irão diretamente para a prova de conceito, da geração energética a partir de Filmes Fotovoltaicos Orgânicos, também chamados de Organic Photovoltaics (OPV), nas estações-tubo, tudo isso com base nos primeiros estudos aplicados desde o ano de 2018 em uma única estação, que foi cedida pela Prefeitura.

Nos testes iniciais realizados pela universidade, a energia renovável gerada pelos painéis solares instalados nas estações-tubo, no prazo mínimo de um mês, foi gerado aproximadamente 80 kWh. Os módulos OPV instalados serão de fabricantes diferentes, nas duas estações-tubo de Itajubá.

O projeto ficará sob a gestão de Anna Gabriella Tempesta, física e analista em Ciência e Tecnologia da universidade, e supervisionado pela professora-doutora Lucimara Roman, do DiNE.

Avaliação das reais condições das estações-tubo, para que não haja imprevistos ou qualquer situação que possa prejudicar o andamento do projeto de energia renovável

Assim que as reais condições de uso sejam avaliadas minunciosamente e que tenham sido feitos os comparativos do desempenho dos módulos OPV instalados de ambos os fabricantes, a Prefeitura Municipal de Curitiba terá o poder de utilizar os relatórios técnicos emitidos pela UFPR com o intuito de levar o projeto para as demais estações-tubo existentes nos corredores de transporte.

A universidade e a prefeitura visam também preparar o corredor Leste-Oeste, para que possa receber o tão planejado ônibus elétrico. Ao fazer a contratação da UFPR, a prefeitura dispensou a licitação e atendeu a Lei Federal 8.666/93, art. 24, inciso XIII, onde consta que a “contratação de instituição brasileira incumbida regimental ou estatutariamente da pesquisa, do ensino ou do desenvolvimento institucional, ou de instituição dedicada à recuperação social do preso, desde que a contratada detenha inquestionável reputação ético-profissional e não tenha fins lucrativos”.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos