Power Collective desenvolve nova turbina eólica que pode ser instalada em casas e prédios. As turbinas eólicas da empresa canadense são comercializadas em três tipos e podem gerar até 470% a mais de energia.
O mercado de energia renovável tem sido palco de inovações surpreendentes, não apenas no âmbito da energia solar, mas também no setor eólico. A Power Collective, uma empresa inovadora do Canadá, está fazendo avanços significativos com o desenvolvimento de uma nova turbina eólica de alto desempenho. Esta tecnologia promissora visa transformar os telhados de residências e prédios comerciais em pontos estratégicos para a conversão eficiente da força dos ventos em energia elétrica.
Conheça melhor a nova tecnologia de turbinas eólicas da Power Collective
Conhecida como Ridgeblade, a turbina eólica é diferente de qualquer outra no mercado, podendo gerar eletricidade em uma ampla gama de condições de vento, incluindo ventos fracos, tendo o menor impacto visual.
O modelo é revolucionário projetada pela Power Collective, que ganhou o prêmio Green Challenge em 2019. Seu funcionamento utiliza o princípio básico da aerodinâmica, feito do foco do vento eólico. Este fenômeno acontece quando o ar ganha velocidade em uma superfície curva, acontecendo bastante nas asas de avião ou até mesmo nos carros.
- SolaX Power: Pioneira em Tecnologia de Energia Limpa e Sustentável
- Maior turbina eólica do mundo é chinesa: turbina eólica da China bate recorde de 15 MW e gera energia para 160.000 residências
- Incrível usina solar no meio do mar: China inaugura megaprojeto de 1,2 mil hectares com quase 3 mil painéis, revolucionando o setor energético
- E se, em vez de pagar, você ganhasse com a conta de luz? Tesla transforma lares em potentes usinas de energia com 7 mil baterias!
A turbina de energia eólica utiliza esse efeito para concentrar o vento que flui sobre o telhado, convertendo toda essa energia em eletricidade.
É uma turbina eólica elegante, silenciosa e eficiente, podendo gerar energia em uma extensa gama de condições de vento, incluindo velocidades de ventos mais baixas. Essas turbinas são compostas por unidades de rotor modulares, que são fixadas a um sistema de trilho fixadas ao longo do cume do telhado.
Cada unidade de rotor conta com cerca de 4 lâminas que giram em direções opostas, criando assim um sistema equilibrado e estável. Os rotores da turbina de energia eólica são conectados a um gerador que produz energia elétrica e que pode ser usado diretamente ou armazenamento de baterias.
As novas turbinas são comercializadas em três tipos
O modelo pode ser conectado à rede, compor um sistema híbrido com painéis solares, podendo gerar eletricidade mesmo quando não há luz solar, nublado ou em dias chuvosos.
A empresa lançou três tipos de produto, chamados de RB1-Residencial, que é uma turbina eólica mais compacta, leve e silenciosa, ideal para aplicações residenciais. A segunda é chamada de RB2-Comercial, que é uma versão maior e com maior potência para uso comercial, projetada para ser utilizada em uma ampla variedade de tipos de edifícios.
Por fim, a Power Collective também lançou uma unidade híbrida, que une a turbina de energia eólica com os painéis solares, também combinado com o armazenamento de energia. Essas utilizam painéis solares de baixo perfil, que são incorporados na estrutura do telhado existente, sendo adequados para a maioria dos locais de instalações, incluindo residenciais e urbanas.
Vantagens das novas turbinas eólicas da Power Collective
Não se pode negar que essa nova tecnologia tem suas vantagens sobre os painéis solares, que são amplamente utilizados no mundo inteiro desde a década de 70 como uma forma de energia limpa. Entretanto, estes equipamentos têm uma certa desvantagem que limitam o seu desempenho e eficiência, dependendo da luz do sol e da intensidade da luz solar, que variam dependendo do horário, estação, clima e localização.
Desta forma, em alguns casos, essa tecnologia é a melhor opção dependendo de algumas considerações. Já o gerador eólico, como este novo gerador de energia eólica da Power Collective, não necessita do sol para gerar energia, possibilitando que seja possível gerar energia até mesmo durante a noite, sem a necessidade da luz solar direta.
É nesta parte que o gerador eólico consegue se destacar dos painéis solares. Este tipo de tecnologia eólica é vista como mais atrativa e mais competitiva que as solares, principalmente em países em que há pouca incidência de raios solares.