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Esta montadora abandonou o combustível e transformou um ícone da sua história em uma verdadeira máquina elétrica da indústria automotiva que acelera mais que Pulse Abarth e Nivus GTS

Escrito por Flavia Marinho
Publicado em 17/06/2025 às 20:34
Atualizado em 20/06/2025 às 21:13
Peugeot decide abandonar o combustível e transformar um ícone da sua história em uma verdadeira máquina elétrica que acelera mais que Pulse Abarth e Nivus GTS
Peugeot decide abandonar o combustível e transformar um ícone da sua história em uma verdadeira máquina elétrica que acelera mais que Pulse Abarth e Nivus GTS
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Peugeot e-208 GTi 100% elétrico é revelado: com visual inspirado no 205 GTi, motor de 280 cv e recarga rápida em 30 min, supera rivais como Pulse Abarth e Nivus GTS.

Prepare-se para rever tudo o que você pensava sobre hot hatches. A Peugeot decidiu transformar um ícone da sua história em uma verdadeira máquina elétrica. Durante a abertura das lendárias 24 Horas de Le Mans, na França, a marca francesa revelou oficialmente o novo Peugeot e-208 GTi. E o que era esperado como uma mera versão elétrica evoluiu para um dos compactos esportivos mais rápidos do momento. Com 280 cv, o novo GTi deixa no retrovisor concorrentes como Pulse Abarth e Nivus GTS, prometendo diversão ao volante com um toque de nostalgia.

A tradição GTi entra na era elétrica

A sigla GTi carrega décadas de história dentro da Peugeot. Modelos como o 205 GTi e o 306 GTi ajudaram a construir a fama da marca entre os entusiastas. Agora, pela primeira vez, essas três letras lendárias aparecem em um carro 100% elétrico. E a estreia não poderia ser mais ousada.

Segundo a própria Peugeot, o e-208 GTi recebeu um preparo digno de carro de pista. O resultado? É simplesmente o GTi mais rápido já produzido pela marca. De acordo com números oficiais, ele acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,7 segundos e atinge 180 km/h de velocidade máxima, limitada eletronicamente.

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Para se ter uma ideia do salto que isso representa, o e-208 GTi acelera mais rápido que qualquer Mini Cooper elétrico atual, além de deixar para trás o Nivus GTS (0 a 100 km/h em 8,4 s) e o Pulse Abarth (7,6 s). E até mesmo dentro do próprio grupo Stellantis, o compacto elétrico supera os irmãos Abarth 600e Scorpionissima e Alfa Romeo Junior Veloce, que fazem o mesmo sprint em 5,9 s.

Peugeot e-208 GTi vem com motor elétrico turbinado para esportividade

Mas como a Peugeot conseguiu essa façanha? O segredo está no conjunto motriz. O motor elétrico do e-208 GTi entrega nada menos que 280 cv de potência e 35,1 kgfm de torque, tudo despejado nas rodas dianteiras. A bateria, com 54 kWh de capacidade, permite uma autonomia estimada de 350 km no ciclo WLTP.

A recarga também foi otimizada: segundo a fabricante, uma carga rápida de 20 a 80% pode ser feita em menos de 30 minutos com carregadores apropriados. A Peugeot reforça que as células da bateria contam com gestão de energia aprimorada e um sistema de refrigeração específico para manter a performance mesmo sob uso extremo, como em pista.

Quem quiser conferir mais detalhes técnicos pode acompanhar as informações no site oficial da marca: Peugeot e-208 GTi.

Chassi e suspensão prontos para acelerar

Não basta ter potência: para um verdadeiro GTi, a dinâmica precisa estar à altura. E aqui o e-208 GTi impressiona. O carro recebeu uma preparação completa para oferecer um comportamento mais esportivo:

  • Suspensão rebaixada em 30 mm
  • Bitolas alargadas: 56 mm na dianteira e 27 mm na traseira
  • Molas e amortecedores com batentes hidráulicos específicos
  • Pneus Michelin Pilot Sport Cup 2, voltados para uso esportivo
  • Controle de estabilidade (ESP) com modo Sport exclusivo, que desativa parcialmente as assistências eletrônicas para liberar todo o potencial em uso mais agressivo

Esse pacote transforma o pequeno Peugeot em um brinquedo para quem gosta de dirigir. Como destacou o engenheiro-chefe do projeto, Xavier Peugeot, em entrevista recente ao Auto Express:
“Queríamos que o e-208 GTi mantivesse o espírito rebelde dos nossos antigos hot hatches, mesmo sendo elétrico. E posso dizer com orgulho que conseguimos.”

Visual que homenageia o lendário 205 GTi

No visual, o e-208 GTi não esconde suas raízes. A inspiração no icônico Peugeot 205 GTi 1.9 é evidente. As rodas de 18 polegadas, com logotipo central que remete ao emblema original do clássico, chamam a atenção de cara.

Outros detalhes remetem ao passado glorioso:

  • Arcos de roda com detalhes em vermelho
  • Grade dianteira personalizada
  • Pinças de freio pintadas em vermelho
  • Elementos internos dos faróis com acabamento exclusivo

O interior segue o mesmo caminho. A cabine aposta em um ambiente esportivo com iluminação ambiente vermelha, detalhes vermelhos no quadro de instrumentos digital, tapetes e cintos de segurança. Os bancos trazem uma faixa central vermelha, um aceno direto aos assentos do saudoso 205 GTi 1.9.

E no Brasil, o que esperar do Peugeot e-208 GTi ?

Por enquanto, o Peugeot e-208 GTi será exclusivo do mercado europeu. As vendas devem começar em breve, com preços a partir de 42 mil euros, o que equivale a cerca de R$ 270 mil em conversão direta.

No Brasil, a linha 208 continua sendo oferecida em versões a combustão, com motores 1.0 aspirado e 1.0 turbo. A variante elétrica, que até 2024 contava com 136 cv, foi retirada de linha no mercado nacional. Ainda não há previsão oficial para a chegada do novo GTi elétrico por aqui, mas a crescente demanda por elétricos esportivos pode acelerar essa decisão.

Vale lembrar que, enquanto aguardamos, os rivais como Pulse Abarth e Nivus GTS dominam o cenário dos compactos esportivos com motores a combustão, mas certamente terão que se mexer para encarar um concorrente como o e-208 GTi, caso ele venha desembarcar em solo brasileiro.

Um novo capítulo para os hot hatches

Com o lançamento do e-208 GTi, a Peugeot não apenas resgata uma tradição, mas também aponta um caminho interessante para o futuro dos compactos esportivos. Ao combinar eletrificação com uma pegada realmente esportiva, a marca mostra que é possível manter viva a emoção ao volante mesmo em um mundo cada vez mais elétrico.

E você, o que achou dessa aposta da Peugeot? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe este artigo com seus amigos apaixonados por carros! Vamos ver se o novo GTi consegue mesmo esquentar a briga com Pulse Abarth, Nivus GTS e companhia.

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Flavia Marinho

Flavia Marinho é Engenheira pós-graduada, com vasta experiência na indústria de construção naval onshore e offshore. Nos últimos anos, tem se dedicado a escrever artigos para sites de notícias nas áreas militar, segurança, indústria, petróleo e gás, energia, construção naval, geopolítica, empregos e cursos. Entre em contato com flaviacamil@gmail.com para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não enviar currículo.

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