Com vendas limitadas e presença tímida no mercado em 2024, o Citroën C4 Cactus deixa de figurar como opção oficial, marcando o fim do SUV compacto no Brasil.
O que já estava no radar se concretizou: o Citroën C4 Cactus não faz mais parte do portfólio oficial da marca no Brasil. Depois de um 2024 com apenas 1.017 unidades vendidas até o fim de novembro, o SUV compacto sai de cena, encerrando sua jornada de seis anos sem grande sucesso em vendas, mas deixando um legado de ousadia e estilo.
A despedida do Citroën C4 Cactus já era um rumor que pairava sobre o mercado. Mesmo com o SUV compacto presente até pouco tempo no configurador do site da marca, a Stellantis, grupo que controla a Citroën, finalmente confirmou a retirada do modelo do line-up brasileiro. Sem a presença do C4 Cactus, a estratégia passa a se concentrar na família C3, incluindo os SUVs Aircross e Basalt.
SUV compacto Citroën não vende bem no Brasil
Ao longo de 2024, os números foram minguando: das 1.017 unidades vendidas, o melhor desempenho ocorreu em janeiro, com 193 emplacamentos. A partir daí, as vendas do SUV compacto despencaram até chegar a apenas 24 unidades no mês passado. Em 2023, o cenário já não era animador: apenas 1.831 exemplares haviam sido comercializados.
-
Fiat Toro 2026 ganha novo visual e mantém motor potente: Veja o que muda na picape
-
Leapmotor atinge 10 mil unidades produzidas do novo sedã elétrico em apenas 7 dias — e isso diz muito sobre a capacidade de produção da China
-
Com consumo de até 50 km/l, BAJAJ Pulsar N 150 pode rodar 700 km com um tanque e ainda custa menos
-
Com 83 cv, 202 kg e até 24 km/l, Suzuki GSX-8S entrega mais desempenho que motos de R$ 70 mil
Em nota, a Stellantis ressaltou o papel do modelo: “O Citroën C4 Cactus se tornou referência em ousadia, design e performance, e construiu um legado que será continuado pelos SUVs Basalt e Aircross.” Segundo o grupo, o modelo seguirá sendo comercializado em países importadores, mas não mais por aqui.
Fim do Cactus
Com o fim do Cactus, chegam ao fim também os motores 1.6 nas versões brasileiras, sejam eles os aspirados de até 120 cv ou os turbo de até 173 cv. Essa linha de propulsores, no entanto, segue em produção para abastecer mercados vizinhos onde o SUV compacto ainda respira.
Ao longo de sua trajetória, o Citroën C4 Cactus conquistou a crítica por seu visual ousado, bom espaço interno e dirigibilidade equilibrada. Sem ele, a Citroën abre uma nova fase no país, focando em produtos mais alinhados às preferências do público local.