Robusta, confortável e com consumo de moto pequena, a trail da Honda Bros 160 usada é uma ótima opção, mas é preciso corrigir informações sobre seu ano, preço e consumo real antes de comprar.
A Honda NXR 160 Bros é uma das motos mais queridas e procuradas no mercado de usadas do Brasil. Com a fama de ser uma trail urbana que roda como 125, mas com a robustez e o conforto de uma 160, ela atrai quem busca um veículo versátil para o dia a dia, capaz de encarar as ruas esburacadas das cidades brasileiras.
No entanto, ao pesquisar por um modelo usado, é comum encontrar informações imprecisas sobre o ano, o preço e o consumo da moto. Esta análise vai desvendar os fatos sobre a primeira geração da Bros 160, ajudando você a fazer a melhor escolha na hora da compra.
O fim da Bros 150 e a chegada da trail 160 em 2015
O primeiro ponto a corrigir é o período de fabricação. A Honda NXR 160 Bros não existiu nos anos de 2013 e 2014. Nesses anos, o modelo vigente ainda era a sua antecessora, a NXR 150.
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A NXR 160 Bros foi oficialmente lançada no final de 2014, já como linha 2015. A primeira geração, com o design e as especificações que a consagraram, compreende os anos/modelo de 2015, 2016 e 2017.
O coração de 160cc: o motor que une desempenho e economia
A grande evolução da Bros foi a adoção do motor de 162,7 cc com injeção eletrônica PGM-FI. Ele entrega até 14,7 cv de potência e 1,60 kgf.m de torque com etanol, um ganho significativo em relação à antiga 150. Esse motor deu à moto o fôlego que faltava para encarar subidas e pequenas viagens com mais segurança.
A promessa de um consumo entre 45 e 48 km/l, no entanto, é otimista. É possível atingir essa marca com a trail, mas apenas em condições ideais. A realidade, confirmada por testes da imprensa e relatos de donos, é uma média de consumo com gasolina que fica entre 38 e 42 km/l, o que ainda é um número excelente.
Roda como 125, protege como 160
O gancho de marketing usado para descrever a Bros é muito preciso e explica seu sucesso.
Roda como 125: Se refere principalmente à economia. Com um consumo médio que supera os 40 km/l na gasolina, ela gasta quase o mesmo que uma utilitária menor, como a CG. Além disso, sua agilidade no trânsito urbano é comparável à de motos mais leves.
Protege como 160: Este é o grande diferencial da trail. A “proteção” vem do conforto e da segurança. A suspensão de longo curso (180 mm na frente) absorve os buracos da cidade com uma eficiência que nenhuma moto street consegue igualar. O porte maior e a posição de pilotagem elevada também dão ao piloto uma sensação de maior segurança no trânsito.
O preço real em 2025: quanto custa uma Bros 160 (2015-2017)?
A faixa de preço de R$ 10.000 a R$ 14.000 está um pouco defasada. A alta procura por essa trail urbana que roda como 125 valorizou o modelo no mercado de usadas.
A Tabela FIPE de junho de 2025 já posiciona os modelos entre R$ 12.200 (2015) e R$ 13.800 (2017). No mercado real, em anúncios online, os preços para motos em bom estado costumam variar de R$ 11.500 a R$ 15.500, dependendo do ano e da conservação.
Pontos de atenção na hora da compra: problemas crônicos e recalls
A Bros 160 é uma moto extremamente confiável, mas como todo veículo, exige atenção. O principal ponto a ser verificado é se a unidade fez parte de algum recall, especialmente o da bomba de combustível, que afetou modelos de 2016 a 2018.
Os proprietários costumam elogiar a durabilidade do motor, mas fazem críticas ao sistema de freios, especialmente nas versões que não possuem disco na roda traseira (versão ESDD). Portanto, ao procurar uma usada, dar preferência à versão ESDD e verificar o histórico de recalls é fundamental para uma compra segura.
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