Com 11 km de extensão, a estrutura da Alunorte, no Pará, é a maior correia transportadora contínua do Brasil, mas um sistema inovador da Vale na mina S11D também disputa a atenção como um dos maiores do mundo.
No coração da Amazônia, gigantescas “serpentes de aço” se movem silenciosamente, transportando milhões de toneladas de minério e redefinindo a logística da mineração no Brasil. A disputa pelo título de maior correia transportadora contínua do Brasil revela projetos de engenharia de escala monumental, liderados por duas das maiores empresas do setor no mundo.
De acordo com publicações especializadas, como a revista Minérios & Minerales, o recorde de maior trecho único pertence à refinaria de alumina Alunorte. No entanto, o inovador sistema “sem caminhões” da Vale, na mina S11D, representa um marco tecnológico que transformou a mineração de ferro global, tornando a disputa pela “maior” uma questão de critério.
A recordista: a correia de 11 km da Alunorte, em Barcarena (PA)
A maior correia transportadora contínua do Brasil, em um único trecho, está localizada em Barcarena, no Pará. A estrutura, com aproximadamente 11 quilômetros de extensão, pertence à refinaria de alumina Alunorte, controlada pelo grupo norueguês Norsk Hydro.
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Sua função é transportar a bauxita, matéria-prima do alumínio, desde o Porto de Vila do Conde diretamente até o pátio da refinaria, que é a maior do mundo fora da China. A correia é totalmente coberta para proteger o minério da chuva e evitar que a poeira se espalhe pelo meio ambiente.
O gigante inovador: o sistema “sem caminhões” da Vale na mina S11D
Embora não detenha o recorde de trecho único, o sistema de correias da mina S11D Eliezer Batista, da Vale, em Canaã dos Carajás (PA), é um dos maiores e mais avançados do mundo. Inaugurado em dezembro de 2016, ele é o coração do projeto de mineração mais importante da história da companhia.
O sistema é composto por uma série de correias interligadas que, juntas, formam uma linha principal de cerca de 9,5 quilômetros. Sua função é transportar o minério de ferro de altíssima qualidade da cava da mina até a usina de beneficiamento, em um processo totalmente autônomo.
Por que usar correias transportadoras?
A principal vantagem dessas estruturas gigantes não é a velocidade, mas sim a sustentabilidade e a redução de custos operacionais. O sistema “truckless” (sem caminhões) da mina S11D, por exemplo, elimina a necessidade dos enormes caminhões de mineração.
Segundo a Vale, essa inovação reduz o consumo de combustível em mais de 70% e diminui drasticamente a emissão de gases de efeito estufa, tornando a operação mais limpa e segura, ao retirar um grande fluxo de veículos pesados da área.
Pará: o epicentro das gigantes da logística de minérios
Um fato notável é que tanto a maior correia transportadora contínua do Brasil quanto o sistema mais inovador do setor estão localizados no estado do Pará.
Isso reflete a força da indústria de mineração e de transformação mineral no estado, que se consolidou como um polo para projetos de grande escala, atraindo investimentos bilionários de empresas globais como a Norsk Hydro e a Vale.
Quem tem a maior correia transportadora?
A resposta para qual é a maior correia transportadora contínua do Brasil depende do critério.
- Em trecho único e contínuo: O título pertence à correia de 11 km da Alunorte, em Barcarena.
- Em sistema integrado e inovação: O sistema de 9,5 km da mina S11D da Vale é um marco global, referência em mineração sustentável.
Ambas as estruturas, no entanto, são exemplos da capacidade da engenharia de criar soluções de logística em uma escala monumental, essenciais para a competitividade da indústria de mineração brasileira.