Avanço tecnológico promete baterias mais baratas e eficientes, revolucionando o setor automotivo
A indústria de carros elétricos enfrenta um dos seus maiores desafios: o alto custo das baterias. Elas são responsáveis por cerca de 50% do valor total de um veículo elétrico, tornando os preços desses automóveis consideravelmente mais altos do que suas versões movidas a combustíveis fósseis. No entanto, pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos Estados Unidos, estão trabalhando em uma solução que pode mudar drasticamente esse cenário.
O desenvolvimento de um novo cátodo em estado sólido, de baixo custo, promete melhorar a eficiência das baterias ao mesmo tempo que reduz seus custos, impactando não só o mercado de carros elétricos, mas também o setor de armazenamento de energia em larga escala, de acordo com o site Olhar Digital.
O impacto da bateria no preço dos carros elétricos
As baterias de íons de lítio, amplamente utilizadas em dispositivos eletrônicos como smartphones e notebooks, também são a principal fonte de energia dos carros elétricos. No entanto, quando aplicadas em veículos, essas baterias precisam armazenar muito mais energia, o que aumenta significativamente seus custos de produção. Metais semipreciosos, como cobalto e níquel, são fundamentais na composição das baterias atuais, o que encarece ainda mais o produto final.
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Atualmente, as baterias representam metade do custo total de um carro elétrico, um fator que impede uma adoção mais ampla desses veículos. A pesquisa da Georgia Tech, no entanto, oferece uma alternativa promissora: a utilização de cloreto de ferro, um material muito mais barato que os componentes tradicionais, como solução para reduzir o custo de fabricação das baterias.
Inovação no desenvolvimento do cátodo em estado sólido
O cátodo é um dos componentes mais críticos em uma bateria de íons de lítio, influenciando diretamente sua eficiência, vida útil e capacidade de armazenamento de energia. A equipe da Georgia Tech desenvolveu um cátodo de cloreto de ferro que, além de ser significativamente mais barato que os materiais tradicionais, oferece desempenho semelhante ou até superior em comparação com os cátodos mais caros do mercado.
Esse cátodo utiliza eletrólitos sólidos, em vez de líquidos, para armazenar e liberar energia. As baterias de estado sólido oferecem vantagens consideráveis sobre as tradicionais, como maior segurança e eficiência. O uso de eletrólitos líquidos em baterias convencionais pode levar a vazamentos ou incêndios, problemas que são minimizados com a versão sólida. Além disso, o novo cátodo permite uma voltagem operacional mais alta, tornando-o ideal para aplicações em veículos elétricos.
Redução de custos e impacto no mercado de veículos elétricos
De acordo com os pesquisadores, a nova composição do cátodo poderia reduzir o custo das baterias em até 70%, representando entre 30% e 40% do valor das baterias de íons de lítio convencionais. Isso significa que, além de tornar os carros elétricos mais acessíveis, a inovação pode acelerar a transição para veículos movidos a energia limpa, oferecendo uma alternativa mais barata e eficiente.
Hailong Chen, líder da pesquisa, destacou os benefícios da nova tecnologia para o setor automotivo e além:
“Essa inovação não apenas pode tornar os carros elétricos muito mais acessíveis do que os veículos a combustão interna, mas também fornecer uma nova forma promissora de armazenamento de energia em larga escala, aumentando a resiliência da rede elétrica. Além disso, nosso cátodo contribui para a sustentabilidade e melhora a estabilidade da cadeia de suprimentos no mercado de elétricos.” – Hailong Chen, líder da pesquisa.