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Esqueça as rodovias! Brasil deve passar por revolução aérea e a previsão é de que 100 aeroportos sejam construídos ou modernizados

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 07/01/2025 às 17:26
Brasil investe R$ 3 bilhões para entregar mais de 30 aeroportos em 2025, focando na aviação regional e modernização de hubs como Congonhas.
Brasil investe R$ 3 bilhões para entregar mais de 30 aeroportos em 2025, focando na aviação regional e modernização de hubs como Congonhas.
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O Brasil planeja uma revolução na aviação em 2025. O foco inclui a modernização de grandes hubs, como o Aeroporto de Congonhas, e o fortalecimento da aviação regional, visando construir ou reformar 130 aeroportos nos próximos cinco anos. Programas como o Voa Brasil promovem inclusão no transporte aéreo.

Se você acha que a infraestrutura de transporte no Brasil se limita a rodovias congestionadas e ferrovias insuficientes, prepare-se para uma mudança drástica! Um plano ambicioso promete transformar a mobilidade pelo país, colocando o setor aeroportuário no centro de um projeto revolucionário.

O objetivo é mais do que audacioso: construir ou modernizar mais de 100 aeroportos nos próximos cinco anos, mudando completamente a forma como os brasileiros viajam e se conectam com o mundo.

Entregas históricas previstas para 2025

O ano de 2025 marca um divisor de águas para a aviação brasileira.

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Segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, mais de 30 aeroportos serão entregues, incluindo novos empreendimentos e requalificações. Essa iniciativa representará a maior entrega do setor na última década.

Em entrevista ao programa A Voz do Brasil, o ministro destacou que o governo federal está investindo quase R$ 3 bilhões no projeto, combinando recursos públicos e investimentos privados.

“O presidente Lula, nesses próximos 12 meses, vai fazer a maior entrega aeroportuária dos últimos 10 anos. Estamos entregando, entre novos e requalificados, mais de 30 aeroportos no Brasil”, afirmou Costa Filho, destacando a relevância dessa expansão para a infraestrutura do país.

Foco na aviação regional

O plano não se limita aos grandes hubs localizados em capitais. A proposta também visa fortalecer a aviação regional, ampliando a conectividade em regiões que, até então, enfrentam dificuldades de acesso.

Segundo Costa Filho, a meta é construir ou modernizar 130 aeroportos regionais nos próximos cinco anos.

Essa iniciativa visa atender às demandas locais, promover o desenvolvimento econômico e melhorar a mobilidade em áreas remotas.

“Estamos requalificando e investindo em aeroportos estratégicos nas regiões metropolitanas e também dando um olhar especial à aviação regional”, explicou o ministro, ressaltando que essa é uma prioridade do atual governo.

Destaques recentes

Nos últimos meses de 2024, o governo entregou sete aeroportos modernizados na Região Norte, incluindo os municípios de Porto Velho (RO), Manaus (AM), Tefé (AM), Tabatinga (AM), Boa Vista (RR), Rio Branco (AC) e Cruzeiro do Sul (AC).

Essas obras somaram um investimento de R$ 1,4 bilhão, evidenciando o compromisso com o desenvolvimento da infraestrutura no interior do país.

Outros aeroportos também passaram por reformas significativas, como os de Goiânia (GO), que recebeu R$ 65 milhões pelo Novo PAC, e Teresina (PI), com um aporte de R$ 166 milhões.

Essas melhorias incluem desde ampliações de pistas até a modernização de terminais de passageiros, garantindo mais conforto e segurança aos usuários.

Transformação em Congonhas

O Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, considerado o segundo maior do Brasil, também está no centro dessa revolução.

Com investimentos de R$ 2,4 bilhões feitos pela Aena Brasil, as obras de modernização já começaram.

O projeto inclui ampliações de infraestrutura, novos terminais de passageiros e um aumento significativo na capacidade operacional do aeroporto.

“Congonhas é o coração do Brasil, e essas melhorias vão transformar completamente a experiência de quem utiliza o aeroporto”, destacou Costa Filho.

Inclusão pelo programa Voa Brasil

Uma das iniciativas mais inovadoras desse projeto é o programa Voa Brasil, que promove a inclusão social no transporte aéreo.

Destinado a aposentados do INSS que não viajaram nos últimos 12 meses, o programa já emitiu mais de 23 mil passagens em cinco meses, cobrindo todas as regiões do país.

O diferencial do Voa Brasil é que ele não utiliza recursos públicos, sendo financiado por parcerias com companhias aéreas e outros atores do setor produtivo.

Para 2025, há planos de expandir o programa para incluir estudantes do Prouni e do FIES, ampliando o alcance dessa iniciativa.

“É a primeira vez que temos um programa social de inclusão desse porte, e queremos continuar ampliando”, afirmou o ministro, reforçando a importância da colaboração entre governo e setor privado.

Impactos econômicos e sociais

Além de melhorar a infraestrutura e a mobilidade, o plano de expansão aeroportuária promete gerar impactos econômicos significativos.

Com mais aeroportos regionais, empresas locais podem expandir seus mercados, o turismo ganha fôlego e comunidades isoladas passam a ter acesso mais rápido a serviços essenciais, como saúde e educação.

Esses avanços também favorecem a integração nacional, reduzindo desigualdades entre regiões e promovendo um crescimento mais equilibrado em todo o território brasileiro.

Pergunta para os leitores

Você acredita que essa expansão na infraestrutura aeroportuária será suficiente para atender às demandas de mobilidade e integrar as regiões mais remotas do Brasil? Deixe sua opinião nos comentários!

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José Luiz da Costa
José Luiz da Costa(@jlcgrafica)
09/01/2025 11:55

É muita conversa fiada, 130 aeroportos só quero ver em 2030.

Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa, passagens por canais de TV aberta e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Registro profissional: 0087134/SP. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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