1. Início
  2. / Energia Eólica
  3. / Especialista desenvolve painel solar equipado com mini turbinas eólicas que pode ser utilizado em casas e prédios revolucionando o mercado renovável
Tempo de leitura 3 min de leitura

Especialista desenvolve painel solar equipado com mini turbinas eólicas que pode ser utilizado em casas e prédios revolucionando o mercado renovável

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 02/11/2021 às 11:49
turbinas eólicas - mini turbinas eólicas - painel solar - energia solar - energia renovável
Invenção do designer pode mudar o cenário da energia renovável ao redor do mundo – credito: Ciclovivo

Com o objetivo de mudar o mercado de energia renovável, um designer criou um equipamento equipado com um painel solar que também utiliza mini turbinas eólicas capazes de alimentar uma casa inteira

Um painel solar equipado com mini turbinas eólicas, semelhante a uma parede, foi criado por um designer norte-americano, trazendo uma inovação capaz de gerar energia renovável em pequenos espaços. Joe Doucet, criador da inovação, desenvolveu o painel solar que conta com lâminas rotativas, que giram individualmente para gerar energia eólica em casas e edifícios.

Leia outras notícias relacionadas

Entenda como funciona o novo equipamento de energia renovável

Parede com painel solar e mini turbina eólicas

A energia eólica atualmente não conta com um grande “arsenal” de produtos, apesar de diversas tecnologias de turbinas eólicas estarem em desenvolvimento ou contarem com um mercado restrito. Sendo assim, a criação de Joe poderá auxiliar esse mercado, tanto por sua estética inovadora quanto sua funcionalidade e tecnologia de ponta.

O painel solar, que foi desenvolvido pelo norte-americano, utiliza o vento para movimentar todas as mini turbinas eólicas, que são estruturas giratórias alinhadas de forma individual.

É por meio da energia mecânica do movimento dessas “pás” que a energia elétrica é formada, através de um pequeno gerador, também implementado no painel. Toda a energia renovável que é gerada pode ser usada de forma imediata ou então armazenada em uma bateria, que fica fixa na parede ao lado do painel solar.

Nova tecnologia de energia renovável é capaz de abastecer uma casa inteira

A grade deste painel solar é composta por painéis quadrados que giram ao mesmo tempo ao longo de 25 eixos, mas cada um conta com uma turbina eólica fixa nas hastes verticais.

De acordo com o criador da invenção, que até já fez um protótipo do projeto, apenas uma dessas paredes são capazes de fornecer energia renovável suficiente para suprir a demanda de uma casa americana. Normalmente, as casas dos Estados Unidos consomem em média, um pouco mais de 10.000 kW por ano, sendo assim, o equipamento gera algo em torno disso para suprir essa demanda.

Outro fator que chama a atenção é que toda a produção de energia renovável ocorre sem utilizar água e nem gerando gases poluentes que contribuem com o aquecimento global. O painel solar com turbinas eólicas ocupa um pequeno espaço, e também contribui com um ambiente mais atrativo, sendo uma ótima opção de decoração “limpa”, que é capaz de gerar energia renovável.

Usina solar portátil

Uma startup, também norte-americana, lançou um produto que é conhecido como “usina portátil”, que utiliza a luz solar para gerar energia renovável e dispensa o uso de combustíveis poluentes.

O dispositivo gera energia capaz de suprir as necessidades de uma casa por até meio dia. Além disso, o dispositivo é capaz de gerar energia para até 12 eletrodomésticos ao mesmo tempo como computador, TV, câmera e também pode funcionar como uma espécie de bateria de emergência para as casas quando há queda de energia, sem necessitar de um gerador barulhento movido à combustíveis poluentes.

A miniusina consegue atingir 80% de carga em apenas uma hora e em 1,6 hora consegue completar 100%. Já fora de casa, o dispositivo pode ser carregado por um painel solar que garante uma carga completa em 8 horas.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos