O gerador não é nada parecido com um ventilador, e funciona balançando de um lado para o outro
A startup espanhola Vortex Bladeless inovou ao criar um gerador de energia eólica totalmente inusitado. Chamado de Vórtez, o modelo não é nada parecido com um ventilador, como estamos acostumados a ver, mas trata-se de um cilindro sem nenhuma hélice acoplada. O aparelho funciona com balanços de sentido horizontal, na medida em que o vento passa por ele. Vibrações são geradas por esse movimento, e se inicia a produção de energia.
Testes da Vortex revelam uma geração de energia mais barata
Segundo a própria Vortex, os primeiros testes feitos com o aparelho revelaram uma geração de energia 30% mais barata. Isso se dá porque, para criar energia vinda de aerogeradores com hélice, os custos de instalação e manutenção são maiores do que com o protótipo Vórtez.
Além disso, a tecnologia utilizada no novo gerador é capaz de aproveitar localizações em que a geração de vento é menor. Enquanto isso, os geradores convencionais precisam de uma velocidade mínima para que suas hélices tenham movimento suficiente e sejam capazes de gerar energia.
- SolaX Power: Pioneira em Tecnologia de Energia Limpa e Sustentável
- Maior turbina eólica do mundo é chinesa: turbina eólica da China bate recorde de 15 MW e gera energia para 160.000 residências
- Incrível usina solar no meio do mar: China inaugura megaprojeto de 1,2 mil hectares com quase 3 mil painéis, revolucionando o setor energético
- E se, em vez de pagar, você ganhasse com a conta de luz? Tesla transforma lares em potentes usinas de energia com 7 mil baterias!
Gerador de energia eólica sem hélices não ameaça a vida das aves
As turbinas sem pá do aparelho não ameaçam a vida dos pássaros que voam pela região, e também são mais silenciosas, o que causa a redução da poluição sonora. A Vortex apelidou seu gerador de “poste de energia eólica”, clique aqui para ver como ele funciona! Com a grande vantagem da flexibilidade, o dispositivo vibra quando exposto ao vento e, conforme sua haste balança, um campo eletromagnético é formado. Além disso, a startup divulgou que 100 protótipos pré-comerciais, com 85 centímetros de altura cada, já estão sendo testados em diferentes localidades.
Um dos maiores desafios que a engenharia enfrenta hoje é encontrar novas tecnologias para atender às necessidades de energia de forma limpa, sustentável e lucrativa. O uso da energia eólica tem sido utilizado mundialmente como solução para atender a essa demanda, e foi pensando nisso que a Vortex criou um aerogerador com muito mais benefícios que os convencionais.