1. Início
  2. / Energia Eólica
  3. / Espanhola Vortex cria gerador de energia eólica de forma totalmente inusitada: sem hélice, com menos barulho, menor custo e zero risco para as aves
Tempo de leitura 2 min de leitura

Espanhola Vortex cria gerador de energia eólica de forma totalmente inusitada: sem hélice, com menos barulho, menor custo e zero risco para as aves

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 30/01/2023 às 18:08
Atualizado em 31/01/2023 às 18:36
Energia eólica, gerador, vortex, energia
Foto: Reprodução vortexbladeless

O gerador não é nada parecido com um ventilador, e funciona balançando de um lado para o outro

A startup espanhola Vortex Bladeless inovou ao criar um gerador de energia eólica totalmente inusitado. Chamado de Vórtez, o modelo não é nada parecido com um ventilador, como estamos acostumados a ver, mas trata-se de um cilindro sem nenhuma hélice acoplada. O aparelho funciona com balanços de sentido horizontal, na medida em que o vento passa por ele. Vibrações são geradas por esse movimento, e se inicia a produção de energia.

Testes da Vortex revelam uma geração de energia mais barata

Segundo a própria Vortex, os primeiros testes feitos com o aparelho revelaram uma geração de energia 30% mais barata. Isso se dá porque, para criar energia vinda de aerogeradores com hélice, os custos de instalação e manutenção são maiores do que com o protótipo Vórtez.

Além disso, a tecnologia utilizada no novo gerador é capaz de aproveitar localizações em que a geração de vento é menor. Enquanto isso, os geradores convencionais precisam de uma velocidade mínima para que suas hélices tenham movimento suficiente e sejam capazes de gerar energia.

Gerador de energia eólica sem hélices não ameaça a vida das aves

As turbinas sem pá do aparelho não ameaçam a vida dos pássaros que voam pela região, e também são mais silenciosas, o que causa a redução da poluição sonora. A Vortex apelidou seu gerador de “poste de energia eólica”, clique aqui para ver como ele funciona! Com a grande vantagem da flexibilidade, o dispositivo vibra quando exposto ao vento e, conforme sua haste balança, um campo eletromagnético é formado. Além disso, a startup divulgou que 100 protótipos pré-comerciais, com 85 centímetros de altura cada, já estão sendo testados em diferentes localidades.

Um dos maiores desafios que a engenharia enfrenta hoje é encontrar novas tecnologias para atender às necessidades de energia de forma limpa, sustentável e lucrativa. O uso da energia eólica tem sido utilizado mundialmente como solução para atender a essa demanda, e foi pensando nisso que a Vortex criou um aerogerador com muito mais benefícios que os convencionais.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos