Governo do Ceará está combatendo escassez de mão de obra: novo projeto oferta centenas de vagas em cursos gratuitos de TI em 2024. Saiba como participar dos cursos de TI e entrar no mercado de trabalho ainda este ano!
O Governo do Ceará, através da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), está com inscrições abertas para a nova turma do projeto Geração Tech. A iniciativa, que visa combater a escassez de mão de obra, abrirá cursos gratuitos de TI para jovens cearenses de baixa renda.
Como funciona o programa de cursos de TI?
São ofertadas 500 vagas para os cursos gratuitos de TI de Formação e Desenvolvimento Web, focado na formação de desenvolvedores Web Full Stack. Os cursos de TI são totalmente gratuitos e online, e visam combater a crescente escassez de mão de obra na área de tecnologia da informação (TI).
Vale mencionar que estes cursos de TI foram desenvolvidos com o objetivo de capacitar profissionais para atuar no mercado de trabalho com alto domínio das tecnologias web, especificamente falando, a formação prepara o indivíduo para trabalhar na criação de páginas para a web, aplicativos e outros.
- Fiocruz libera inscrições para cursos 100% EAD, gratuitos e com certificado! Há chances na Fundação Oswaldo Cruz em várias áreas sem que haja necessidade de prova para participar
- Como transformar sua carreira em menos de dois anos? O SENAI seleciona alunos para cursos gratuitos! Veja como participar do processo seletivo
- Quer se qualificar de graça? SENAC abre 12 mil vagas em cursos profissionalizantes gratuitos! As inscrições vão até 1º de dezembro!
- Que tal um curso gratuito de casa com R$ 2 mil no bolso? Ministério da Cultura oferece 1.000 vagas com bolsa em escrita literária!
Segundo Dana Nunes, superintendente do IEL Ceará, as vagas são uma oportunidade única para os jovens de todo o estado, especialmente aqueles de baixa renda, de entrarem em uma área de extrema demanda no mercado atual. A iniciativa para combater a escassez de mão de obra visa formar profissionais qualificados que possam se inserir em um setor que só cresce.
Já Danilo Serpa, presidente da Adece, a tecnologia é um dos pilares essenciais para o desenvolvimento econômico do estado. Com o programa de cursos gratuitos de TI, espera-se preparar esses jovens para os desafios de um mercado cada vez mais digital, promovendo inclusão e desenvolvimento social.
Os interessados devem possuir entre 18 a 29 anos e também devem estar no perfil econômico de baixa renda, com CadÚnico ou apresentando uma declaração de pobreza + Declaração de isenção de IR, devidamente assinados. O candidato deve ter concluído o ensino médio e ser residente do estado do Ceará.
Como se inscrever nos cursos de TI gratuitos?
As inscrições estão abertas até o dia 30 de setembro e podem ser realizadas diretamente por meio do site do projeto Geração Tech. Na página, será necessário preencher alguns dados como Nome Completo, E-mail, Whatsapp e idade.
Também é obrigatória a disponibilidade de horários para acesso às aulas dos cursos de TI e marcar presença diariamente na plataforma de ensino. Além de ter acesso a um computador ou notebook dentro das especificações e com acesso à internet, conforme o Edital.
É importante destacar que haverá provas objetivas com a pontuação mínima de 40% na média das provas para aprovação das inscrições. São 10 questões de português e 10 questões da prova de informática básica e raciocínio lógico.
A aula de abertura dos cursos gratuitos de TI acontecerão no dia 14 de outubro. Durante o curso, os participantes receberão uma formação completa, com conteúdos voltados às mais recentes tecnologias e práticas do setor.
Qual a real vantagem de participar dos cursos de TI?
Devido à escassez de mão de obra no setor, o desenvolvedor Web pode resolver todos os problemas de uma vez, não apenas as necessidades de desenvolvimento mais básicas. Estes sabem como se comunicar com desenvolvedores front-end e back-end, ajudando a reduzir o ruído na comunicação.
Uma grande vantagem de se tornar um desenvolvedor web é a rotina flexível. Além desse profissional estar quase imune às crises, ele poderá desenvolver seu trabalho de forma remota. O mercado de trabalho dos desenvolvedores está em alta e tem potencial para crescer ainda mais, visto que, cada vez mais, empresas estão em busca de programadores.