Equinor anuncia primeiro projeto híbrido de energias renováveis, o Complexo Solar SdB, no Brasil. Modelo permite produção complementar de energia solar e eólica.
A Equinor revelou seu mais recente empreendimento no Brasil, o Complexo Solar SdB, que promete revolucionar a produção de energia limpa no país. Com uma capacidade de 140 MWp, esse projeto irá impulsionar a geração de energia solar de forma inovadora e sustentável.
O Complexo Solar SdB não apenas representa uma conquista significativa para a Equinor, mas também um marco importante para o setor de energia renovável no Brasil. A combinação de energia solar e eólica permitirá uma produção mais eficiente e complementar, contribuindo para a expansão da matriz energética limpa do país.
Complexo Solar SdB: Novo Investimento da Equinor em Energia Renovável
O projeto será desenvolvido no estado da Bahia, dentro da área do Serra da Babilônia I, complexo de parques eólicos onshore, já sendo operados pela Rio Energy. A Rio Energy, empresa brasileira de energias renováveis onshore, foi adquirida pela Equinor, em 2023, para ser sua plataforma de crescimento no setor de energias renováveis onshore no país.
- Incrível usina solar no meio do mar: China inaugura megaprojeto de 1,2 mil hectares com quase 3 mil painéis, revolucionando o setor energético
- E se, em vez de pagar, você ganhasse com a conta de luz? Tesla transforma lares em potentes usinas de energia com 7 mil baterias!
- PETRONAS Brasil fortalece educação e cultura com iniciativas em sustentabilidade e inclusão social
- Importante Usina (BR) será reaberta com produção histórica e gerará 1.200 novos empregos diretos!
Primeiro Projeto Solar da Rio Energy: Complexo Solar SdB
O Complexo Solar SdB marca a primeira decisão de investimento sob a gestão da Equinor e será o primeiro projeto solar da Rio Energy. Este é um marco importante para nós e nossa organização está muito motivada para entregar o projeto com segurança e eficiência’, diz Marcos Meireles, CEO da Rio Energy.
Modelo Híbrido para Produção de Energia Complementar
O início da construção do Complexo Solar SdB está previsto para setembro de 2024 e a operação comercial é esperada até o final de 2025. O modelo híbrido permite uma produção complementar de energia eólica e solar. O Complexo Solar SdB utilizará o sistema de interconexão existente e não exigirá capacidade adicional da rede.
Sinergias entre Energias Renováveis e Trading de Energia
Ele injetará energia na rede quando os projetos eólicos não estiverem utilizando sua capacidade, otimizando a produção total de energia. ‘Estamos satisfeitos em aprovar este investimento apenas sete meses após a aquisição da Rio Energy. Nossa participação nesta plataforma cria uma base sólida para construir um portfólio de energias renováveis substancial e lucrativo no país, aproveitando as capacidades da Rio Energy e maximizando as sinergias com a nossa trading, Danske Commodities.
Complexo Solar SdB: Parceria Estratégica no Nordeste Brasileiro
Este é também o nosso quarto projeto no Nordeste brasileiro, reforçando a relevância da área em oferecer fontes de energia renovável’, afirma Veronica Coelho, Presidente da Equinor no Brasil. Em linha com a estratégia da Equinor para o Brasil, uma vez operacional, a energia produzida pelo Complexo Solar SdB será comercializada pela Danske Commodities, trading de energia integralmente pertencente à Equinor. Espera-se que o projeto gere retornos em linha com as orientações de renováveis da companhia.
Crescimento do Portfólio de Energias Renováveis da Equinor no Brasil
‘Graças à dedicada e comprometida equipe da Rio Energy, estamos fazendo um excelente progresso em direção aos nossos objetivos em energias renováveis no Brasil e, com a aprovação do Complexo Solar SdB, agora temos ~600 MW de energia solar e eólica em produção e construção no país’, declara Christian Lie Hansen, vice-presidente da Equinor de energias renováveis onshore das Américas. ‘A decisão de investimento reforça a relevância do Brasil como uma área-chave para cumprir nossa ambição de sermos líderes na transição energética, focando no crescimento lucrativo em energias renováveis’.
Expansão do Portfólio de Energias Renováveis Onshore da Equinor no Brasil
A posição de energias renováveis da Equinor no Brasil inclui três ativos em produção comercial: o complexo solar Apodi, de 162 MW (44%); o complexo solar Mendubim, de 531 MW (30%); e os parques eólicos do complexo Serra da Babilônia 1, de 223 MW (100%). Há ainda um pipeline de mais de 1,5 GW de projetos solares e eólicos onshore sendo desenvolvidos pela subsidiária integralmente controlada pela Equinor, a Rio Energy. A Equinor é uma empresa internacional de energia comprometida em criar valor a longo prazo em um futuro com baixo carbono.
Com um portfólio que abrange petróleo, gás, energias renováveis e soluções de baixo carbono, a Equinor é a principal operadora na plataforma continental norueguesa e está presente em cerca de 30 países ao redor do mundo. No Brasil, uma área estratégica fundamental nos negócios internacionais da companhia, o portfólio em crescimento inclui ativos em petróleo e gás e em energias renováveis.
Fonte: © lucas.schuenck@fsb.com.br