1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / Equinor inicia atividades de comercialização de energia com a Danske Commodities no Brasil
Tempo de leitura 3 min de leitura

Equinor inicia atividades de comercialização de energia com a Danske Commodities no Brasil

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 18/04/2023 às 11:38
equinor - parque solar de Mendubim (1) (1)
equinor – parque solar de Mendubim (foto/divulgação)

A norueguesa Equinor está expandindo suas atividades no Brasil com o início das atividades de comercialização de energia na subsidiária Danske Commodities.

A empresa norueguesa produz petróleo no Brasil e é operadora e sócia de projetos em fase de exploração e produção. Em 2018, a Equinor expandiu seu portfólio para energias renováveis com a entrada em operação do parque de geração solar de Apodi, em sociedade com a Scatec e Apodi Participações. Ano passado, o consórcio formado pela Equinor, Scatec e Hydro Rein iniciou as obras do parque solar de Mendubim com entrada em operação prevista para o quarto trimestre deste ano.

A Equinor conduz seus negócios no Brasil por mais de duas décadas e vê o país como uma área relevante para crescimento seguro e sustentável a longo prazo. Com a adição da Danske Commodities no Brasil, a empresa está diversificando sua oferta de energia com um portfólio robusto de óleo e gás e um posicionamento estratégico em renováveis. A presença da Danske Commodities no Brasil é importante para a estratégia e ambição da Equinor de se tornar uma companhia líder na transição energética.

Equinor: visão geral da empresa

A Equinor é uma empresa de energia que desenvolve, produz e comercializa petróleo, gás, energia eólica e solar, com operações em mais de 30 países em todo o mundo. A empresa é a maior produtora de petróleo da Noruega e uma das maiores da Europa.

A Equinor tem compromisso com a sustentabilidade e transição energética, estabelecendo metas ambiciosas para as emissões líquidas de gases de efeito estufa. A empresa estabeleceu a meta de se tornar uma empresa com emissões líquidas zero até 2050 e está focada em desenvolver tecnologias para atingir essa meta.

A Equinor no Brasil

A Equinor está presente no Brasil há mais de duas décadas e tem como objetivo se tornar uma das principais empresas de energia do país. A empresa produz petróleo no Brasil, é operadora e sócia de projetos em fase de exploração e produção, e está expandindo seu portfólio de energia renovável.

O parque solar de Apodi tem um contrato de 20 anos para comercialização de energia elétrica com a CCEE, enquanto o parque solar de Mendubim atenderá à refinaria de alumina Alunorte, da Norsk Hydro, no Pará, em um contrato do mesmo período. Parcelas da geração também poderão ser comercializadas com outros clientes.

Danske Commodities no Brasil

A subsidiária da Equinor, a Danske Commodities, começou suas operações de comercialização de energia elétrica no Brasil. A empresa é uma das maiores empresas independentes de comercialização de energia elétrica e gás natural na Europa, oferecendo serviços de trading a clientes em todo o mundo. A Danske Commodities investiu R$ 288 milhões no capital social da operação no Brasil e iniciou suas operações com a comercialização de energia solar gerada pelos parques de Apodi e Mendubim.

A presença da Danske Commodities no Brasil é uma boa notícia para o setor de energia do país, pois trará mais concorrência e opções para os clientes comerciais e residenciais no mercado livre de energia. A empresa tem 20 anos de experiência em trading de energia no mercado europeu, e a sua chegada no Brasil pode ajudar a modernizar e expandir o mercado de energia elétrica no país.

A entrada da Danske Commodities no mercado de energia elétrica brasileiro representa um passo importante para a expansão das atividades da Equinor no país e para o desenvolvimento do setor de energia elétrica nacional. A empresa norueguesa já é uma das principais produtoras de petróleo no Brasil e tem um portfólio de energias renováveis em expansão, com os projetos de Apodi e Mendubim. Com a chegada da Danske Commodities, a Equinor está expandindo suas atividades para comercialização de energia elétrica no mercado livre, trazendo mais concorrência e opções para os clientes no Brasil.

Tags
Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 2.300 artigos publicados no CPG. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

Compartilhar em aplicativos