Usina solar de 531 MW em Mendubim, RN, terá 60% da energia vendida à Alunorte; em joint venture, capacidade instalada atenderá à demanda por energia renovável.
A usina solar Mendubim, localizada no Rio Grande do Norte, teve suas operações iniciadas pela Equinor nesta sexta-feira (8/3). Com uma capacidade instalada de 531 MW, a Mendubim é a sexta maior usina solar do Brasil. Confira o ranking das 10 maiores usinas solares do Brasil A Mendubim, usina solar fotovoltaica, será responsável por produzir anualmente 1,2 TWh de eletricidade, com 60% da sua produção já vendida em um acordo de compra de energia (PPA) com duração de 20 anos para a Alunorte, da Norsk Hydro, no Pará. O restante da energia será comercializado no mercado livre. (Fonte: clickpetroleoegas.com.br)
Usina Solar Mendubim: Uma Joint Venture de Sucesso
O projeto fotovoltaico é desenvolvido e operado em parceria entre Scatec, Hydro Rein e Equinor, que possuem participação igual de 30% na usina solar. A Alunorte exerceu sua opção de compra e agora detém os 10% restantes.
Investimento e Capacidade Instalada
O investimento total é estimado em US$ 430 milhões (cerca de R$ 2 bilhões).
- Projeto Noronha Verde: Transição Energética e Caminho para Fontes Renováveis em Fernando de Noronha pela Neoenergia
- Como a aquisição da AES Brasil coloca a Auren no topo: descubra a terceira maior geradora de energia do Brasil e seu segredo de sustentabilidade
- Reciclagem criativa: turbinas eólicas viram minicasas! Designers revolucionam setor ao dar nova vida a equipamentos antigos e enfrentar um dos maiores desafios da energia sustentável
- Energia Solar Brilha: Expansão Fotovoltaica e Profissionalização Transformam o Setor no Brasil
Expansão do Portfólio de Energia Renovável
Mendubim representa um aumento de 30% no portfólio de energia renovável da Equinor, sendo o segundo projeto solar de grande escala da companhia no Brasil. A norueguesa também possui 44% de participação na usina solar Apodi (162 MW), que entrou em operação em 2018 no Ceará, e 100% da usina eólica Serra da Babilônia 1, de 223 MW, na Bahia.
Crescimento e Ambições em Energias Renováveis
Faz parte das ambições da Equinor de acelerar o crescimento em energias renováveis e se posicionar como produtora de energia. No ano passado, a norueguesa aprovou a alteração do seu estatuto para substituir petróleo por energia como atividade principal.
Mendubim representa uma contribuição importante para a oferta diversificada de energia da Equinor no Brasil, que inclui um portfólio robusto de petróleo e gás e uma posição atraente em energias renováveis’, disse Veronica Coelho, presidente da Equinor no Brasil.
Impulsionando o Crescimento e Atendendo à Demanda por Energia
‘Lançar uma grande nova usina solar no Brasil em parceria com Scatec e Hydro Rein é uma conquista importante. A Equinor atua no Brasil há mais de duas décadas, e vemos o país como uma área central para crescimento rentável de longo prazo. Ao investir em energia renovável, estamos apoiando as ambições do Brasil em direção a uma mistura energética diversificada e ajudando a atender ao crescimento esperado da demanda por energia no país.’
Expansão e Projetos Futuros
A geração total de energia renovável da Equinor em 2023 foi de aproximadamente 2 TWh, com perspectiva de dobrar em 2024. Há também um pipeline de mais de 1,5 GW de projetos solares e eólicos em terra sendo desenvolvidos pela subsidiária integral da Equinor, a Rio Energy.
Fonte: EPBR