Em toda entrevista de emprego você irá se deparar com as 8 perguntas mais efetuadas citadas abaixo. Vale a pena estuda-las e ter na ponta da língua o que dizer na hora H.
Estar preparado para um entrevista de emprego é essencial para quem deseja ter sucesso na hora de conquistar o tão sonhado emprego. Tenha certeza de que os entrevistadores irão tirar o máximo de informação de você para saber se você é o que a empresa realmente procura. Algumas perguntas (perguntas mais efetuadas) são de praxes e assuntos sobre suas últimas experiências estarão presentes com certeza.
[adrotate banner=”10″]
- Trabalhe de segunda a sexta sem sair de casa e ganhe até R$ 2.500 + benefícios! Inscrições abertas para vaga home office como Auxiliar Financeiro
- Trabalhe no SENAI: Processo seletivo com salário de R$ 6.126,95 está com inscrições abertas para quem possui ensino superior completo
- O brilho incomum de Urano, que intrigava cientistas há anos, foi finalmente explicado pela NASA — Saiba o que está acontecendo no planeta
- BrasilCenter abre processo seletivo com 500 vagas home office e presenciais para operadores de Telemarketing com benefícios como plano de saúde, auxílio-creche, seguro de vida, vale-refeição e mais!
Nada melhor do que você já ir estudando as perguntas seguintes para que na “hora H” você, ao menos, consiga fazer o “dever de casa” bem-feito. Confira:
- 1 – Fale um pouco sobre você
Esta é uma pergunta que serve para checar como você “vende o seu peixe”. Quem está te entrevistando observará como você se sai na sua apresentação pessoal. Se você estiver convicto de quem você e mostrar segurança, isso também sera passado para o entrevistador; - 2 – Qual foi a sua funcão e o que você fazia no seu último emprego?
Neste ponto o entrevistador checará se você domina mesmo as atividades que exercia na sua última função/empresa e poderá ter uma visão mais ampla de sua experiência professional; - 3 – O que você conhece da nossa empresa e porque quer fazer parte do nosso quadro de funcionários?
Saber sobre o que a futura empresa, o que ela faz, o que vende, qual o seu negócio, é no mínimo prudente de sua parte. Não pegaria bem pra você dizer que nada sabe sobre a empresa que está tentando entrar além de que ela tem essa vaga que, até, poderia ser sua. Dizer também o porque você deseja fazer parte do quadro de funcionários deles significa dizer: sua empresa precisa de mim por que eu posso oferecer isso e aquilo. Neste ponto você já tem a oportunidade de mostrar pra que veio; - 4 – Como você se enxerga daqui há 5 anos?
Basicamente a empresa quer saber se você está ali apenas porque está desesperado pelo salário (mesmo que isso seja verdade não diga desta forma pois a empresa sabe a quantidade de pessoas desempregadas e que todo mundo trabalha por um salário) ou se você, além disso, vai vestir a camisa da companhia. Mostra também a sua capacidade de planejamento;
[adrotate banner=”11″]
- 5 – Cite um exemplo onde você passou por um grande desafio em um dos seus ultimos empregos e que você saiu vitorioso.
O entrevistador quer saber se você sabe reconhecer um desafio, se você tem capacidade de propor uma solução, de criar um plano de ação e se você consegue executá-lo; - 6 – Cite seus pontos fracos
Huuummmmm! Concordo com você de que esta pergunta não nos deixa muito confortável, afinal de contas parece uma pegadinha não é mesmo? Na verdade a empresa quer saber se você é capaz de reconhecer onde precisa melhorar e se está fazendo algo para tal. Mas, pelo amor de Deus, nada de expor desejos ou sentimentos absurdos que poderão te comprometer. Seja professional; - 7 – Cite seus pontos fortes
Esta é a hora de você brilhar, porém, cuidado para não parecer passar a impressão de “Super Profissional”. Fale sobre suas qualificações e habilidades para a função que pretende na futura empresa. Mostre onde você pode fazer a diferença;[adrotate banner=”12″] - 8 – Porque você saiu da última empresa?
Armadilha a vista? Talvez, mas você terá que responder a esta pergunta mesmo assim. Lembre-se de que, caso você minta ou omita algo a empresa poderá checar com a antiga empresa. O melhor é ser o mais sincero possível e falar os pontos que menos te prejudique. Nunca em hipotee alguma fale mal do seu ultimo chefe ou da sua última empresa. Isso seria fatal para sua desclassificação no processo seletivo. Mesmo que você deseje nunca mais passer na porta da última empresa, guarde este sentimento para você. Mostre maturidade profissional.
[adrotate banner=”12″]
Resumindo: Não existem respostas perfeitas, mas existe sim a sua obrigação de estar preparado para os questionamentos acima (perguntas mais efetuadas). Isso mostrará ao empregador que você está antenado com o que está acontecendo no Mercado (pelo menos na sua area de atuação) e que você está seguro de que é o professional ideal para a empresa.
Mantenha seu currículo atualizado, actualize-se e enfim, te desejo toda sorte do mundo.
Luis Franco – HSES Advisor (McDermott Internacional Inc.)
Você também gostará de ver:
[adrotate banner=”13″]
[adrotate banner=”14″]