1. Início
  2. /
  3. / Entrada da Petrobras em reserva ambiental é impedida por indígenas
Tempo de leitura 2 min de leitura

Entrada da Petrobras em reserva ambiental é impedida por indígenas

Escrito por Paulo Nogueira
Publicado em 07/02/2019 às 06:44

Sem categoria

Petrobras Bolívia Petróleo Indígenas
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Segundo o governo, a intensão é reduzir a pobreza no país autorizando a exploração econômica de todas as 22 unidades de conservação nacionais da Bolívia.

Membros da comunidade Tariquía, indígenas e ativistas ambientais fecharam a entrada de pessoal e máquinas da Petrobras do Brasil, empresa que queria começar o trabalho de exploração para exploração de petróleo dentro da reserva natural e altíssima biodiversidade na Bolívia.

Como  membro da Coordenação de Defesa Ambiental Tariquía, Lourdes Zutara, disse que o bloqueio começou ontem no Chiquiacá, de 30 a 40 pessoas de cinco comunidades na área que impedia a Petrobras de entrar. “Estamos apenas impedindo a entrada desta empresa. O resto das pessoas pode entrar normalmente “, disse ela em contato telefônico.

Em 28 de março de 2018, a Câmara dos Deputados aprovou três projetos de lei para a exploração e exploração de hidrocarbonetos nas áreas de San Telmo Norte e Iñuguazú, localizado na área protegida Tariquía em Tarija.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

Zutara também disse que nos próximos dias, uma comissão vai se juntar à marcha indígena esta semana que deixou Sucre para a cidade de La Paz.

Ambientalistas alertam

Dentre as unidades de conservação que poderão sofrer maior impacto estão algumas das áreas com maior biodiversidade do planeta, entre elas o Territorio Indígena Nacional Isiboro Sécure (Tipnis),  o Parque Nacional Tariquia de Tarija e o Parque Nacional Madidi. Este último, por exemplo, abriga 11% das espécies de aves do planeta, segundo dados do órgão de gestão dos parques bolivianos, SERNAP, e a ONG americana Wildlife Conservation Society. Muitas dessas áreas são ocupadas por comunidades indígenas.

Segundo o governo Boliviano, a intensão é reduzir a pobreza no país autorizando a exploração econômica de todas as 22 unidades de conservação nacionais da Bolívia.

 

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Tags
Paulo Nogueira

Eletrotécnica formado em umas das instituições de ensino técnico do país, o Instituto Federal Fluminense - IFF ( Antigo CEFET), atuei diversos anos na áreas de petróleo e gás offshore, energia e construção. Hoje com mais de 8 mil publicações em revistas e blogs online sobre o setor de energia, o foco é prover informações em tempo real do mercado de empregabilidade do Brasil, macro e micro economia e empreendedorismo. Para dúvidas, sugestões e correções, entre em contato no e-mail informe@clickpetroleoegas.com.br. Vale lembrar que não aceitamos currículos neste contato.

Compartilhar em aplicativos