1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Eneva realiza, em menos de um ano, a terceira descoberta de gás natural no bloco terrestre AM-T-84, na bacia do Amazonas
Localização AM Tempo de leitura 3 min de leitura

Eneva realiza, em menos de um ano, a terceira descoberta de gás natural no bloco terrestre AM-T-84, na bacia do Amazonas

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 23/07/2022 às 14:32
Eneva, gás natural, Amazonas
Foto: reprodução eneva.com.br

A Eneva, estimulada pelas descobertas anteriores, resolveu perfurar o terceiro poço no bloco AM-T-84, localizado na bacia do Amazonas, o que resultou na descoberta de novos indícios de gás natural na região

Nesta semana, a Eneva divulgou que foram encontrados indícios de gás natural no poço 3-ENV-35D-AM, localizado no bloco terrestre AM-T-84, na bacia do Amazonas – a maior do país. A descoberta já é a terceira promovida pela empresa neste bloco em um período inferior a um ano.

A campanha exploratória da Eneva na bacia do Amazonas teve início no ano de 2019, com a ideia de liquefazer o gás natural encontrado no campo de Azulão e transportá-lo até o estado de Roraima, onde abastecerá uma usina térmica construída para fornecer energia elétrica à região. Sob esse viés, é válido recordar que o Amazonas detém 50% de todas as reservas brasileiras de exploração de gás natural em terra.

Além das duas primeiras descobertas no bloco AM-T-84, durante os últimos meses de novembro e maio, a Eneva também encontrou indícios de petróleo e gás natural no bloco vizinho AM-T-85

No mês de novembro do ano passado, enquanto ocorria a perfuração do poço pioneiro do bloco AM-T-84, a Eneva já havia informado a Agência Nacional do Petróleo (ANP) a respeito da existência de indícios de petróleo e gás natural na região. Então, no mês de maio deste ano, foi anunciada a segunda descoberta da empresa, que aconteceu no segundo poço da área, denominado 3-ENV-33D-AM.

Além do mais, no mês de abril, a Eneva também comunicou o achado de indícios de petróleo e gás natural no poço 1-ENV-31D-AM, localizado em outro bloco vizinho, o AM-T-85. Dessa forma, torna-se evidente que o programa exploratório no Amazonas tem contribuído para a ampliação das reservas da companhia.

Reservas de gás natural da Eneva mais do que dobraram com o auxílio do programa exploratório na bacia do Amazonas

Desde o encerramento de 2021, as reservas de gás natural da Eneva mais do que dobraram, conforme auditoria realizada pela consultoria independente Gaffney, Cline & Associates (GCA). Em quatro meses, os volumes saltaram de 7,109 bilhões de m³ para 14,8 bilhões de m³.

O documento produzido pela GCA diz respeito ao campo de gás e condensado de Azulão, em produção, e aos blocos exploratórios AM-T-84 e AM-T-85, inseridos no Plano de Avaliação e Descobertas (PAD) Anebá.

Sobre a Eneva

A Eneva corresponde à maior operadora privada de gás natural do país. Os seus ativos de exploração e produção estão localizados nos estados do Amazonas e do Maranhão, sendo a sua área total sob concessão superior a 60 mil km².

A empresa explora e produz gás natural conforme a demanda das usinas. Segundo ela, o gás não-associado onshore é mais competitivo no que se refere ao custo de descoberta, desenvolvimento e produção por metro cúbico, o que resulta na geração de energia com custos mais atrativos para o sistema elétrico brasileiro.

Em adição às atividades já mencionadas, a Eneva atua também na produção de energia segura e competitiva para todo o Brasil. A companhia possui um parque térmico cuja capacidade instalada contratada é de 3,7 GW, sendo os ativos localizados nos estados do Maranhão, Ceará e Roraima.

Por fim, graças à sua experiência no mercado de energia e gás natural, a Eneva trabalha, ainda, no desenvolvimento de soluções energéticas sob medida a partir das necessidades de cada cliente. Dessa forma, são oferecidas soluções voltadas à comercialização de energia, à gestão de energia ou, finalmente, ao fornecimento de gás natural às empresas.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos