A Energisa quer desenvolver ecossistema propício à aplicação de tecnologia e ao crescimento de empreendimentos inteligentes em Minas Gerais
Foi lançado nesta quarta-feira (27), pelo Grupo Energisa, o Rio Pomba Valley, projeto cuja ideia consiste em associar novas tecnologias digitais ao talento da criação audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais, a fim de gerar um meio favorável à expansão de negócios inovadores e também integrado à realidade local.
A iniciativa tem início com a oferta de qualificação profissional com habilidades de mercado, visando ao desenvolvimento de um ambiente de inovação e empreendedorismo na região, o que servirá como impulso para o advento de um hub de tecnologia no local.
Sua inauguração contará com a vinda de Ricardo Botelho – CEO da Energisa – e de representantes da Confederação Nacional da Indústria (CNI), com a participação da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) e do Serviço Nacional de Aprendizagem (Senai).
- Fiocruz libera inscrições para cursos 100% EAD, gratuitos e com certificado! Há chances na Fundação Oswaldo Cruz em várias áreas sem que haja necessidade de prova para participar
- Como transformar sua carreira em menos de dois anos? O SENAI seleciona alunos para cursos gratuitos! Veja como participar do processo seletivo
- Quer se qualificar de graça? SENAC abre 12 mil vagas em cursos profissionalizantes gratuitos! As inscrições vão até 1º de dezembro!
- Que tal um curso gratuito de casa com R$ 2 mil no bolso? Ministério da Cultura oferece 1.000 vagas com bolsa em escrita literária!
Projeto da Energisa oferecerá curso de tecnologia profissionalizante, sediado na cidade de Cataguases, Minas Gerais
No próximo dia 3 de maio, ocorre a primeira atuação do Rio Pomba Valley, que consistirá no início das inscrições para o curso de Tecnologia da Informação. Dos inscritos, 40 indivíduos, com idades entre 18 e 49 anos, serão escolhidos para aulas em colaboração com o SESI Nacional, o FIEMG e o SENAI. O curso de capacitação tem previsão de começo em junho, e o modelo educacional será híbrido (online e presencial). A Energisa deve custear 90% do valor do curso, de maneira que os candidatos devem pagar pelos 10% restantes. No total, o investimento a ser feito pelos estudantes é de R$ 400, quantia que poderá ser parcelada.
A inauguração do Rio Pomba Valley está em consonância com a Digitalização, que é um dos 4Ds da Energisa. Esse conceito diz respeito aos pilares da empresa no âmbito dos negócios e inclui também a Diversificação, a Descentralização e a Descarbonização.
Além disso, a região da Zona da Mata em Minas Gerais foi escolhida pelo Grupo Energisa devido a fatores que incluem a visão de futuro e a história centenária da companhia. O município de Cataguases – Minas Gerais integra a região e evoluiu em conjunto com a Energisa, que é tida como a maior empresa privada do setor elétrico no Brasil e possui 117 anos de história. Assim, após mais de cem anos, o Grupo Energisa utiliza sua tática de inovação para garantir a perpetuidade do desenvolvimento e da melhoria dessa região.
CEO do grupo destaca a importância do projeto na criação de um ecossistema inovador e na geração de empregos e oportunidades
Conforme Ricardo Botelho, a criação do Rio Pomba Valley é somente o primeiro passo, tendo como ideais a educação e a ampliação de oportunidades, a fim de fomentar um ambiente de criatividade e inovação voltado à tecnologia na região da Zona da Mata, em Minas Gerais. Ele afirmou, ainda, que o empreendimento nasce para suprir uma demanda que tem a tecnologia como base, tirando proveito de um meio com universidades, instituições de ensino profissionalizantes e com um grande histórico de empreendedorismo e criação.
O projeto atua em quatro esferas de grande importância para a Energisa, sendo elas: a educação através de um ambiente criativo e inovador; associações com instituições públicas e privadas a fim de fortalecer o programa; geração de ecossistema propício para o desenvolvimento de pequenos e médios empreendedores; e a comunidade, na contribuição e atuação conjunta entre empresas, universidades e startups.