Um futuro mais sustentável: Vidro produzido com eletricidade renovável
Em meio ao Fórum Econômico Mundial de 2023, a Europa revelou sua agenda verde industrial para combater as mudanças climáticas. Simultaneamente, no Brasil, a CNI apresentava sua visão de um setor industrial mais limpo. Nesse ambiente propício para mudanças, a Verallia, gigante das embalagens de vidro, delineou metas ambiciosas de sustentabilidade.
Eletrificação Sustentável: Do Plano à Ação
A Verallia não é apenas uma voz na multidão. Líder no cenário europeu e terceira maior produtora de embalagens de vidro no mundo, a empresa está avançando rapidamente em sua trajetória de sustentabilidade. A visão? Alcançar 60% de energia limpa em sua matriz global até 2025 e audaciosos 90% até 2040.
O empenho da Verallia vai além das palavras. Em terras sul-americanas, a fábrica de Rosário no Chile já opera com 100% de eletricidade renovável. Na Europa, contratos voltados para energias eólicas garantem um futuro mais verde para suas unidades. E quando olhamos para o Brasil, Portugal e Espanha, o cenário é ainda mais promissor com fábricas já operando com 100% de eletricidade limpa.
- Novas Perspectivas Energéticas: Potenciais e Desafios em Destaque na Posse do Novo Presidente do Sindenergia/MT
- Stemac revoluciona com Minigen Garden: Grupos Geradores Compactos que Unem Energia e Estética para Ambientes Externos
- Bracell Brilha no Prêmio Ser Humano 2024 por Projetos Inovadores em Inclusão, Diversidade e Sustentabilidade
- PETRONAS Brasil fortalece educação e cultura com iniciativas em sustentabilidade e inclusão social
Inovação Energética: Hidrogênio e Biocombustíveis em Foco
Mas a eletricidade é apenas uma parte da equação. A Verallia tem seu olhar voltado para o futuro do hidrogênio verde. Testes já estão em andamento na Alemanha, com fábricas explorando combustíveis que podem ter até 50% de hidrogênio em sua composição. E no horizonte, a transição do gás natural para biocombustíveis parece mais próxima do que nunca.
Romain Barral, à frente das operações do Grupo Verallia, ressalta a importância desse momento: “Centramos nossa estratégia na transição energética. Buscamos parcerias e inovações que nos levem a uma matriz elétrica global mais limpa, diversificada e eficiente”.
Reciclagem de Vidro: O Ciclo Sustentável da Verallia
Preservar não se trata apenas de produzir de forma limpa, mas também de garantir que o que é produzido tenha o menor impacto possível. A Verallia entende isso e, por isso, impulsiona fortemente a reciclagem de vidros, especialmente na América Latina.
O projeto “Vidro Vira Vidro” é um testemunho desse compromisso. Lançado no Brasil, seu objetivo é instalar 1.500 contêineres de coleta até 2026, aliando-se a bares, restaurantes e setor público, para garantir que o vidro retorne ao ciclo produtivo, e não termine em aterros.
Quintin Testa, Diretor Geral da Verallia para América Latina, enfatiza: “Precisamos cultivar o consumo consciente e mostrar a importância de reintroduzir o vidro no ciclo de produção. Isso não só alivia os aterros, mas reduz custos e impactos ambientais”.
Reutilizar é a palavra de ordem. Usar cacos na fabricação de novas embalagens reduz a pegada ecológica e garante uma produção mais eficiente. E, graças ao programa “Vidro Vira Vidro”, a expectativa é coletar toneladas de caco anualmente, consolidando um futuro mais limpo para todos.