1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / Energia solar é agora a segunda maior fonte global de energia, porém, no Brasil, a sua participação segue reduzida
Tempo de leitura 3 min de leitura

Energia solar é agora a segunda maior fonte global de energia, porém, no Brasil, a sua participação segue reduzida

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 28/05/2022 às 18:48
Scatec, energia solar, Rio Grande do Norte
Fonte: Pixabay

Ainda que sua capacidade tenha duplicado mundialmente nos últimos anos, a energia solar ainda é a quinta na matriz energética do Brasil

A energia solar passou a constituir, neste mês de maio, a segunda fonte de energia mais utilizada em todo o mundo, perdendo apenas para a hidreletricidade.

A conquista do setor solar é devida a um crescimento acelerado: durante os últimos três anos, a capacidade mundial de energia solar foi duplicada, conforme informações do relatório “Global Market Outlook for Solar Power 2022-2026”, feito pela SolarPower Europe – associação europeia do setor solar.

Agora, o ritmo deve permanecer acelerado. A capacidade instalada de energia solar atingiu a marca de um terawatt, e há a previsão de que este número volte a dobrar nos quatro anos seguintes. Assim, o novo patamar seria equivalente a mais do que a soma de consumo na Alemanha e na França, duas das maiores economias europeias.

No Brasil, por sua vez, o panorama é diferente, haja vista que, embora se mantenha em crescimento acelerado, a fonte solar é somente a quinta da matriz energética e a terceira entre as fontes renováveis, tendo apenas 2,8% de participação, segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Ronaldo Koloszuk defende a propagação da fonte solar no Brasil e acusa a Aneel de não priorizá-la em seus leilões

Sob esse viés, Ronaldo Koloszuk – presidente do conselho da Absolar – destaca que a energia solar carrega a vantagem de ser a mais barata em comparação às outras fontes, além de poder ser implementada de maneira mais rápida do que as demais. Entretanto, em sua análise, o que falta para que o Brasil tenha maior avanço nesse segmento energético é que ele seja favorecido nos leilões de energia elétrica realizados pela Aneel.

De acordo com Koloszuk, a energia solar apresenta custo 10 vezes menor em relação às fontes térmicas e vem crescendo de modo exponencial. Ele declara que, em pouco tempo, o setor solar ultrapassará a biomassa e, em menos de cinco anos, a energia solar ocupará a segunda posição na matriz energética do Brasil. Além disso, o presidente do conselho da Absolar acrescentou, ainda, que, conforme projeção da Bloomberg, em 20 anos a energia solar será a principal fonte da matriz do país, uma vez que é aquela que cresce mais rapidamente no mundo.

Brasil atinge marca de um milhão de sistemas instalados para produção própria de energia solar em telhados e pequenos terrenos

Os dados apresentados, no entanto, não levam em consideração a produção própria de energia solar em telhados e pequenos terrenos distribuídos pelo Brasil. Em maio, foi alcançada a marca de um milhão de sistemas instalados, segundo levantamento realizado pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), em associação à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Koloszuk considera que o primeiro milhão de sistemas instalados deva ser celebrado, porém acredita que o valor é ainda discreto frente às dimensões do setor de energia no Brasil, que consiste no 13° maior produtor solar do mundo, em ranking liderado pela China.

O presidente do conselho da Absolar afirma que é muito comum que um sistema seja instalado em um ou dois dias nos telhados, embora, frequentemente, as distribuidoras demorem de três a quatro meses para conectá-los às redes, o que representa um problema generalizado. Para ele, seria essencial que a Aneel tomasse providências e fizesse cumprir a lei, a fim de que esses sistemas possam logo gerar energia limpa e todos os envolvidos sejam beneficiados.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos