A tecnologia beneficia principalmente produtores rurais, que aprimoram suas atividades a partir da energia solar
Brasil acaba de anunciar o primeiro sistema híbrido em aplicação de irrigação, sendo também o primeiro no mundo, com uso da energia solar. Os produtores rurais contam com a tecnologia do segmento solar que otimiza os custos com eletricidade, aumenta a produtividade e favorece a sustentabilidade nas atividades rurais.
Veja ainda outras notícias:
- Power Test Comissionamento está com oportunidade de emprego para Técnico de Segurança neste dia 03
- Auxiliares de produção, técnicos, assistentes e mais vagas de emprego para atender nova filial da MOR no Rio de Janeiro
- Vagas offshore disponibilizadas hoje para mestre de cabotagem, 1° oficial de náutica e marinheiro de convés
O sistema de irrigação é abastecido por meio de um sistema fotovoltaico, com inversores, gerador diesel e um banco de baterias para autonomia. A grande novidade do projeto é que o sistema todo opera na forma de um microgrid, que é uma microrede totalmente autônoma e estável, sem a necessidade de complementação da rede elétrica. Os inversores, o banco de baterias e o gerador a diesel operam de forma coordenada, o que garante excelente confiabilidade no atendimento das cargas.
Segundo o Portal Solar, o solar híbrido foi integrado às instalações do sistema de irrigação existente, que era antes alimentado completamente por um gerador Caterpillar, que passou a ter uma economia de 60% no consumo de diesel, após a instalação do sistema solar com baterias.
- SolaX Power: Pioneira em Tecnologia de Energia Limpa e Sustentável
- Incrível usina solar no meio do mar: China inaugura megaprojeto de 1,2 mil hectares com quase 3 mil painéis, revolucionando o setor energético
- E se, em vez de pagar, você ganhasse com a conta de luz? Tesla transforma lares em potentes usinas de energia com 7 mil baterias!
- Importante Usina (BR) será reaberta com produção histórica e gerará 1.200 novos empregos diretos!
Considerando todos os benefícios, como ganho de produtividade e custos evitados, o retorno do investimento, inicialmente calculado em 6 anos, pode ser ainda mais atrativo. A estimativa é que com a solução o cliente final tenha uma redução de 60% no consumo diário de diesel.
Além disso, avaliando o projeto como todo (sistema de irrigação + energia) o cliente final poderá melhorar muito a produtividade, dobrando sua quantidade de safras por ano, a quantidade de sacas por hectare e reduzindo o custo de produção por safra.