1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / Energia solar – Brasil é primeiro no mundo a aplicar sistema híbrido para irrigação com energia solar
Tempo de leitura 2 min de leitura

Energia solar – Brasil é primeiro no mundo a aplicar sistema híbrido para irrigação com energia solar

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 03/06/2020 às 14:08
energia solar
energia solar
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

A tecnologia beneficia principalmente produtores rurais, que aprimoram suas atividades a partir da energia solar

Brasil acaba de anunciar o primeiro sistema híbrido em aplicação de irrigação, sendo também o primeiro no mundo, com uso da energia solar. Os produtores rurais contam com a tecnologia do segmento solar que otimiza os custos com eletricidade, aumenta a produtividade e favorece a sustentabilidade nas atividades rurais.

Veja ainda outras notícias:

O sistema de irrigação é abastecido por meio de um sistema fotovoltaico, com inversores, gerador diesel e um banco de baterias para autonomia. A grande novidade do projeto é que o sistema todo opera na forma de um microgrid, que é uma microrede totalmente autônoma e estável, sem a necessidade de complementação da rede elétrica. Os inversores, o banco de baterias e o gerador a diesel operam de forma coordenada, o que garante excelente confiabilidade no atendimento das cargas.

Segundo o Portal Solar, o solar híbrido foi integrado às instalações do sistema de irrigação existente, que era antes alimentado completamente por um gerador Caterpillar, que passou a ter uma economia de 60% no consumo de diesel, após a instalação do sistema solar com baterias.

Considerando todos os benefícios, como ganho de produtividade e custos evitados, o retorno do investimento, inicialmente calculado em 6 anos, pode ser ainda mais atrativo. A estimativa é que com a solução o cliente final tenha uma redução de 60% no consumo diário de diesel.

Além disso, avaliando o projeto como todo (sistema de irrigação + energia) o cliente final poderá melhorar muito a produtividade, dobrando sua quantidade de safras por ano, a quantidade de sacas por hectare e reduzindo o custo de produção por safra.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Roberta Souza

Autora no portal Click Petróleo e Gás desde 2019, responsável pela publicação de mais de 8.000 matérias que somam milhões de acessos, unindo técnica, clareza e engajamento para informar e conectar leitores. Engenheira de Petróleo e pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, também trago experiência prática e vivência no setor do agronegócio, o que amplia minha visão e versatilidade na produção de conteúdo especializado. Desenvolvo pautas, divulgo oportunidades de emprego e crio materiais publicitários direcionados para o público do setor. Para sugestões de pauta, divulgação de vagas ou propostas de publicidade, entre em contato pelo e-mail: santizatagpc@gmail.com. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos