O uso energético por meio de recursos renováveis, em Alagoas, atingiu 81%, o dobro da média nacional com o uso de energia renovável
Em 2019, Alagoas fechou o ano com 81% do uso energético por meio de energia renovável. Na prática, isso significa promover um desenvolvimento sustentável e eficiente, gerando mais empregos e investimentos para o setor estadual. No Estado, os principais temas das principais fontes de recursos renováveis são: o bagaço, melaço de cana, caldo de cana, energia hidrelétrica, lenha, gás natural e óleo.
Veja ainda outras notícias do dia:
- Investimento milionário em Minas Gerais: GDSolar vai construir 11 usinas solares fotovoltaicas no estado
- Petrobras cancela licitação de plataforma para o Parque das Baleias, na Bacia de Campos
- DOF Subsea convoca profissionais para projetos no Rio de Janeiro e Brasil; vagas de emprego atualizadas hoje, 16 de outubro
Este valor é divulgado no Balanço Energético de Alagos (Beal) -Base 2019 publicado anualmente pela Secretaria Nacional de Desenvolvimento Económico e Turismo (Sedetur).
A Superintendência de Energia e Mineração (Suem) é a responsável pelo monitoramento da secretaria, e ele acredita que o número é resultado de um esforço conjunto de:
- SolaX Power: Pioneira em Tecnologia de Energia Limpa e Sustentável
- Incrível usina solar no meio do mar: China inaugura megaprojeto de 1,2 mil hectares com quase 3 mil painéis, revolucionando o setor energético
- E se, em vez de pagar, você ganhasse com a conta de luz? Tesla transforma lares em potentes usinas de energia com 7 mil baterias!
- Importante Usina (BR) será reaberta com produção histórica e gerará 1.200 novos empregos diretos!
- Governo de Alagoas;
- Equatorial Alagoas;
- Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Alagoas;
- Empreendedores;
- Companhia Hidrelétrica do São Francisco;
- Algás;
- Universidade Federal de Alagoas;
- Ministério de Minas e Energia, Empresa de Pesquisa Energética;
- Agência Nacional de Energia Elétrica;
- Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.
Caio Uchôa, superintendente da Suem, disse que “Nós caminhamos para estruturar, cada vez mais, uma política pública assertiva para o planejamento dos setores produtivos e de divulgação das potencialidades do Estado. O número consolidado no Beal, mostra que Alagoas avança efetivamente com boas práticas em prol de toda a sociedade com geração de mais trabalho e de investimentos”.
Alagoas também possui 2.224 usinas fotovoltaicas distribuídas. Este total inclui diversas instalações montadas em painéis solares que beneficiam 3.793 unidades consumidoras, o que pode melhorar o consumo de energia do local. A potência total instalada é de 28,5 MW. As vantagens do uso de energia de fontes renováveis incluem menores custos, menores taxas de poluição, menores taxas de emissões de carbono e baixa necessidade de manutenção, que estão em cooperação com os negócios de Alagoas.