Energia renovável – Estado do Alagoas consegue 81% do uso energético por meio de recursos renováveis

Roberta Souza
por
-
16-10-2020 14:47:04
em Energia Renovável
Energia renovável, Alagoas, recursos renováveis Fontes de energia renovável

O uso energético por meio de recursos renováveis, em Alagoas, atingiu 81%, o dobro da média nacional com o uso de energia renovável

Em 2019, Alagoas fechou o ano com 81% do uso energético por meio de energia renovável. Na prática, isso significa promover um desenvolvimento sustentável e eficiente, gerando mais empregos e investimentos para o setor estadual. No Estado, os principais temas das principais fontes de recursos renováveis são: o bagaço, melaço de cana, caldo de cana, energia hidrelétrica, lenha, gás natural e óleo.

Veja ainda outras notícias do dia:

Este valor é divulgado no Balanço Energético de Alagos (Beal) -Base 2019 publicado anualmente pela Secretaria Nacional de Desenvolvimento Económico e Turismo (Sedetur).

A Superintendência de Energia e Mineração (Suem) é a responsável pelo monitoramento da secretaria, e ele acredita que o número é resultado de um esforço conjunto de:

  • Governo de Alagoas;
  • Equatorial Alagoas;
  • Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Alagoas;
  • Empreendedores;
  • Companhia Hidrelétrica do São Francisco;
  • Algás;
  • Universidade Federal de Alagoas;
  • Ministério de Minas e Energia, Empresa de Pesquisa Energética;
  • Agência Nacional de Energia Elétrica;
  • Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.

Caio Uchôa, superintendente da Suem, disse que “Nós caminhamos para estruturar, cada vez mais, uma política pública assertiva para o planejamento dos setores produtivos e de divulgação das potencialidades do Estado. O número consolidado no Beal, mostra que Alagoas avança efetivamente com boas práticas em prol de toda a sociedade com geração de mais trabalho e de investimentos”.

Alagoas também possui 2.224 usinas fotovoltaicas distribuídas. Este total inclui diversas instalações montadas em painéis solares que beneficiam 3.793 unidades consumidoras, o que pode melhorar o consumo de energia do local. A potência total instalada é de 28,5 MW. As vantagens do uso de energia de fontes renováveis incluem menores custos, menores taxas de poluição, menores taxas de emissões de carbono e baixa necessidade de manutenção, que estão em cooperação com os negócios de Alagoas.

Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos