A Energisa, gigante da distribuição, mostra em reunião com investidores que investirá em energia renovável para diversificar o portfólio.
Energisa, uma das maiores empresas de distribuição de energia do Brasil no campo privado, anunciou em evento para investidores um investimento massivo na ampliação e diversificação dos seus negócios, incluindo energia renovável. O investimento total até 2026 será de 29,5 milhões, o que representa 1,6 vezes o volume de aportes de 2017, até hoje.
- Energisa leva energia solar para 200 famílias ribeirinhas na Amazônia; instalação garante luz contínua, limpa e renovável para os moradores
- Nova bateria orgânica barata, que não pega fogo nem explode, promete revolucionar a energia renovável e sustentável no mundo
- Enel Americas expõe seu plano de investimentos 2022/2024 a investidores, além de inovações para o mercado brasileiro. Brasil ficará com 61% do investimento total da empresa
- Energia solar: Aumento da demanda motiva empresa a criar novas formas de pagamento, visando aumento de instalações de placas solares
Ricardo Botelho, CEO da Energisa, aponta que este grande aporte vai equilibrar as contas da Energisa em relação aos mercados nos quais a empresa atua.
Com este novo investimento, a empresa modificará seu portfólio, que no atual momento tem enfoque principal na distribuição. Com a finalização dos aportes, em 2026, a empresa espera que o segmento de distribuição responda por 53% dos investimentos, enquanto geração/transmissão e outros negócios alcancem cerca de 47%.
O que sabemos da nova estratégia da Energisa?
Esta nova estratégia vem sendo chamada de 4Ds da Energisa (diversificação, digitalização, descarbonização e descentralização) e para seguir nesse sentido, a empresa também vem investindo desde o início do ano no fortalecimento da sua liderança executiva.
- Caos no aeroporto em Londres: evacuação emergencial em Gatwick trava voos e deixa milhares de passageiros no frio
- Mais de 50 MIL empregos! Projeto colossal de mineração terá investimento de R$ 5 BILHÕES e promete mudar de vez região brasileira com direito a até ferrovia nova
- Internet de Elon Musk (Starlink) chega ao Brasil com desconto de MAIS DE 50% visando acabar com a concorrência e inovar na conectividade brasileira, chegando em QUALQUER parte do país
- Crise sem fim! Volkswagen enfrenta demissões em massa e crise tecnológica: será o próximo caso Kodak e Nokia?
Isso incluiu a contratação de novos profissionais e a criação de cargos de vice-presidência, que trouxeram novas competências para o desenvolvimento de serviços do grupo, e aumentaram o foco em marketing e vendas.
Roberta Godoy, vice-presidente de soluções energéticas, que fica responsável pelas áreas de geração distribuída, comercialização e soluções energéticas, aponta que ” até 2026 vamos conectar demandas, ofertas, pessoas, serviços, clientes e experiências em uma única plataforma completa, explorando a sinergia entre os diferentes negócios do grupo “.
Outra intenção da empresa é quintuplicar a sua base de clientes nos próximos 3 anos. Ela comenta que, ” investimos 300 milhões de reais na construção de plantas próprias de energia solar, o que resultará no fim deste ano uma geração total de 77,7 MW. Até 2024, pretendemos instalar mais 460 MW ativos próprios, com investimento estimado de mais de R$2,3 milhões. Além disso, nossa meta é passar de 2 mil pequenas e médias empresas para cerca de 10 mil empresas atendidas.”
Para cumprir esse objetivo ainda existirá um grande investimento nos canais de vendas digitais por meio de empresas licenciadas. Outro aspecto interessante é que a empresa está investindo em outras possibilidades de energia verde, e nesse caso, o biogás não podia ficar de lado. Os investimentos nessa área estão em sinergia com a expertise da empresa, com grande enfoque de distribuição
“A expectativa de crescimento na oferta de gás verde na malha integrada é de 33,6% no período de 2020 e 2030, com os planos de privatização de empresas distribuidoras estatais”, comenta novamente Bruna.
A intenção da Energisa está além da distribuição, neste mercado. Ela também tem intenção de produzir biogás para geração de energia elétrica, além de biometano, como substituto do gás natural obtido por meios não renováveis, como o petróleo.
A intenção da Energisa é adentrar o mercado de gás natural verde obtido de resíduos sólidos urbanos e dejetos animais da produção de granjas ou de gado confinado.