Cresce a cada ano o setor de energia eólica offshore. Para os próximos cinco anos é previsto mais de 150 novos projetos eólicos
A energia eólica offshore é uma das fontes de energia renovável de crescimento mais rápido nos últimos anos. É uma energia limpa gerada a partir do vento, que captura a energia cinética por meio das pás das turbinas eólicas e a converte em energia mecânica e energia elétrica. Porém, conforme os projetos e suas turbinas se desenvolvem, a demanda por embarcações especializadas de instalação aumentará.
Veja também:
- Construtora Camargo Corrêa convoca para 770 vagas em obras de construção civil profissionais de ensino fundamental incompleto a superior
- Foi a leilão hoje (11) pela Petrobras terrenos próximos a refinaria Duque de Caxias (Reduc), no Rio de Janeiro
- Indústrias em parceria com Senai oferecem mais de 60 mil vagas para jovem aprendiz em 21 estados do Brasil
Segundo a Rystad Energy, empresa independente de pesquisa de energia e inteligência de negócios, “O mercado de navios capazes de instalar grandes componentes eólicos offshore está sendo rapidamente superado pela crescente demanda considerando o desenvolvimento mundial. A frota global será insuficiente para atender à demanda após 2025, abrindo espaço para encomenda de navios mais especializados e conversões de navios de carga pesada do setor de petróleo e gás”.
Vantagens e desvantagens
As peças das turbinas onshore costumam ser transportadas por navios e barcas, o que reduz algumas dificuldades logísticas. Como não há túneis ou ruas para limitar o tamanho dos componentes que podem ser passados, as turbinas offshore tendem a ser maiores e podem capturar mais energia, gerando duas vezes mais energia do que os parques eólicos onshore.
- SolaX Power: Pioneira em Tecnologia de Energia Limpa e Sustentável
- Incrível usina solar no meio do mar: China inaugura megaprojeto de 1,2 mil hectares com quase 3 mil painéis, revolucionando o setor energético
- E se, em vez de pagar, você ganhasse com a conta de luz? Tesla transforma lares em potentes usinas de energia com 7 mil baterias!
- Importante Usina (BR) será reaberta com produção histórica e gerará 1.200 novos empregos diretos!
No entanto, por estarem localizadas no mar, é necessário a contração de embarcações especializadas para cada operação, cujo custo costuma ser muito alto. São necessários rebocadores para transportar as plataformas, ROVs para o suporte em operações de ancoragem e cabeamento, d embarcações gruas para içar as partes e realizar a montagem da turbina sobre a plataforma.
Outra vantagem é que os campos de energia eólica offshore tendem a produzir a maior parte da energia durante o dia, quando a demanda é geralmente mais alta, enquanto durante os turnos da noite e da manhã (quando a demanda cai), a maioria dos campos de petróleo em terra produz energia.