1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / Energia com hidrogênio – AES Tietê junto com a Hytron e IATI pesquisam nova forma de geração de energia
Tempo de leitura 2 min de leitura

Energia com hidrogênio – AES Tietê junto com a Hytron e IATI pesquisam nova forma de geração de energia

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 23/10/2020 às 10:44
Energia, hidrogênio, AES Tietê
AES Tietê
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

O principal objetivo da pesquisa para gerar energia através do hidrogênio da AES Tietê, é substituir parcialmente o combustível fóssil e diminuir danos do efeito estufa

A empresa AES Tietê, uma das mais eficientes geradoras de energia elétrica do Brasil, junto com a Hytron, empresa de base tecnológica e inovação e o IATI – Instituto Avançado de Tecnologia e Informação, estão em um projeto de pesquisa com o objetivo de gerar energia através do hidrogênio. A parceria tem como principais objetivos substituir o combustível fóssil e diminuir consideravelmente as emissões atuais de gases de efeito estufa.

Veja ainda outras notícias do dia:

Para tanto, será desenvolvido um kit de adaptação para a utilização de hidrogênio no GMG e um eletrolisador nacional, que tornará o custo de produção do hidrogênio comparável ao do diesel.

Julia Rodrigues, coordenadora de P&D e Inovação da AES Tietê, diz que “O projeto visa substituir parcialmente o combustível fóssil e diminuir consideravelmente as emissões atuais de gases de efeito estufa. Hoje, é comum a utilização de sistemas de GMG a diesel principalmente como backup de energia, em horários de pico, zonas rurais e, também, em sistemas isolados, gerando impacto ambiental muito alto”.

Para viabilizar este projeto, a Hytron está desenvolvendo um eletrolisador de baixo TCO (Custo Total de Propriedade), cujo material é preferencialmente civil, que irá gerar hidrogênio a partir da água.

A IATI está projetando um kit de conversão para que os geradores a diesel possam funcionar com um híbrido de 50% H2 e 50% diesel, que pode ser usado para ativos existentes e depreciáveis.

O projeto terá investimento de R$ 4,2 milhões, para construção, teste e avaliação, o que proporcionará uma alternativa viável e ecologicamente correta ao diesel GMG usando H2.

A coordenadora da AES Tietê, concluído dizendo que “Hoje não existem sistemas comerciais que permitam a utilização do hidrogênio em substituição ao diesel em GMG. Nossa estimativa de comercialização dos kits e eletrolisadores é de 0,1% do mercado no primeiro ano, com crescimento de 10% a.a”.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Roberta Souza

Autora no portal Click Petróleo e Gás desde 2019, responsável pela publicação de mais de 8.000 matérias que somam milhões de acessos, unindo técnica, clareza e engajamento para informar e conectar leitores. Engenheira de Petróleo e pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, também trago experiência prática e vivência no setor do agronegócio, o que amplia minha visão e versatilidade na produção de conteúdo especializado. Desenvolvo pautas, divulgo oportunidades de emprego e crio materiais publicitários direcionados para o público do setor. Para sugestões de pauta, divulgação de vagas ou propostas de publicidade, entre em contato pelo e-mail: santizatagpc@gmail.com. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos