De Ushuaia ao Alasca: alemão enfrenta pântanos, milícias e estradas não pavimentadas dirigindo uma Ferrari de luxo adaptada para off-road. Uma façanha sem precedentes
Em uma jornada que combina luxo, ousadia e paixão por carros, um empresário alemão identificado como Em Jay está chamando atenção ao adaptar uma Ferrari Purosangue, avaliada em cerca de R$ 7 milhões, para uma expedição off-road pela Rodovia Pan-Americana — uma das rotas mais longas e desafiadoras do mundo, ligando a Argentina ao Alasca em mais de 30 mil quilômetros de extensão.
Ferrari adaptada para terrenos extremos
Embora seja um modelo de alta performance criado para o asfalto, a Ferrari Purosangue passou por uma transformação radical para se aventurar por estradas muitas vezes inóspitas. As modificações foram realizadas pela empresa especializada Delta 4×4, que equipou o veículo com rodas e pneus próprios para o off-road.
O conjunto agora conta com pneus BF Goodrich All-Terrain, nas medidas 245/50 na dianteira e 255/50 na traseira, montados em rodas Force Light Beadlock de 20 polegadas, projetadas para suportar impactos severos e cargas pesadas — o mesmo tipo de equipamento utilizado em jipes 4×4 profissionais.
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Segundo a Delta, essas adaptações garantem que o SUV de luxo possa enfrentar trechos não pavimentados, regiões montanhosas, áreas pantanosas e outros obstáculos comuns, especialmente na América Central e do Sul.
Viagem inclui 14 países e passagem pelo Brasil
Antes de iniciar oficialmente sua aventura em Ushuaia, no extremo sul da Argentina, Em Jay embarcou sua Ferrari da Alemanha para Montevidéu, no Uruguai. A jornada, porém, incluiu uma parada especial no Brasil, onde o veículo foi exibido em Florianópolis.
“Sim, eu trouxe minha Ferrari Purosangue da Alemanha para o Brasil para dar um rolê!”, afirmou o empresário em vídeo compartilhado no perfil @brasilvipcars.
O itinerário divulgado por Em Jay passa ainda por Foz do Iguaçu, Buenos Aires e segue rumo ao Chile. Ao longo do caminho, ele enfrentará um dos maiores desafios logísticos da Pan-Americana: o Estreito de Darién, uma faixa de 106 km entre Panamá e Colômbia, conhecida por seu terreno traiçoeiro e por riscos ligados à presença de grupos armados.
Disfarçada de Toyota, mas inconfundivelmente uma Ferrari
Para tentar passar despercebido em certas regiões e reduzir riscos durante a travessia de zonas sensíveis, Em Jay decidiu remover os emblemas da Ferrari de sua Purosangue. Em seu lugar, foram instalados logotipos da Toyota. A estratégia, no entanto, não engana os olhos mais atentos: o design arrojado e os detalhes do SUV esportivo continuam evidentes para quem conhece o modelo.
Ficha técnica da Ferrari Purosangue
- Motor: 6.5 V12 naturalmente aspirado
- Potência máxima: 725 cv a 7.750 rpm
- Torque: 716 Nm a 6.250 rpm
- Transmissão: Automática de 8 marchas, dupla embreagem
- Aceleração: 0 a 100 km/h em 3,3 segundos
- Velocidade máxima: mais de 310 km/h
- Peso: cerca de 2.033 kg
- Tração: integral (AWD)
Não é a primeira aventura extrema
Essa não é a primeira vez que Em Jay transforma um carro de luxo em explorador de longa distância. Em 2022, ele dirigiu uma Ferrari Roma da Alemanha até o Cabo Norte, na Noruega, encarando temperaturas de até -23ºC em sua jornada pelo Círculo Polar Ártico.
Mais do que ostentação, o empresário demonstra entusiasmo real pelo ato de dirigir. “Eu adoro a Ferrari e sou um dos poucos ferraristas que também dirige bastante os carros”, declarou durante sua passagem pela América do Sul.