Empresário americano compra transatlântico Aurora, tenta restaurar embarcação histórica por 16 anos, mas navio afunda na Califórnia após dívidas milionárias
Sabe aquele ditado “estamos todos no mesmo barco”? Bem, nem sempre funciona. O empresário americano Chris Willson que o diga. Ele não estava em qualquer embarcação, mas sim num transatlântico de mais de 50 anos. Depois de muitos anos tentando restaurar o navio, tudo terminou em frustração. O Aurora, como foi batizado, agora está afundando.
Um anúncio inesperado
Tudo começou há 16 anos. Willson navegava pela internet quando encontrou um anúncio inusitado: alguém vendia um transatlântico atracado em Decker Island, Califórnia.
Sem pensar muito, ele decidiu investir. Em 2008, fechou a compra e transferiu a embarcação para a cidade de Rio Vista, onde daria início a um ambicioso processo de restauração.
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História do Aurora
O navio tinha peso histórico. Construído em 1955 pelo estaleiro alemão Blohm and Voss, possuía 72 metros de comprimento e abrigava 85 cabines, além de salões, galerias e espaços gastronômicos.
A embarcação também teve participação no cinema, aparecendo no filme “Moscou Contra 007”, da franquia James Bond.
Encantado com sua nova aquisição, Willson dormiu no navio e acordou impressionado com um nascer do sol inesquecível.
“Acordei com um dos nasceres do sol mais brilhantes que já vi na minha vida”, declarou à CNN. A partir desse momento, batizou oficialmente a embarcação de Aurora.
Desafios crescentes para manter o navio
Apesar do entusiasmo inicial, os obstáculos logo surgiram. Willson precisou mover o Aurora diversas vezes para evitar águas rasas.
Durante mais de uma década, ele e voluntários realizaram reparos de forma artesanal. Porque acreditava no potencial do projeto, insistiu nos trabalhos mesmo sem grandes recursos.
Porém, nos últimos anos, a situação mudou de forma preocupante. O Aurora ficou atracado na marina Herman & Helen, no rio Little Potato Slough.
Ali, moradores e autoridades começaram a pressionar pela remoção do navio. O temor era de que ele afundasse e causasse sérios danos ambientais.
Além disso, a região já havia sofrido com o afundamento de um rebocador militar da década de 1940. Outro navio antigo, o HMCS Chaleur, também ocupava espaço na mesma área. Portanto, acumulavam-se riscos de poluição e acidentes.
Dívida impossível
Com uma ordem de despejo iminente, Willson descobriu que precisaria gastar cerca de um milhão de dólares, o equivalente a R$ 5,4 milhões. O valor seria necessário para realizar obras fluviais e concluir o projeto de restauração.
Ele chegou a receber doações, em parte pelo alcance do seu canal no YouTube. Ainda assim, a dívida era inalcançável. A solução foi colocar o Aurora à venda.
A identidade do comprador nunca foi revelada, mas o sonho de continuidade não se concretizou.
O fim anunciado do navio
Em setembro de 2024, a Delegacia do Xerife do Condado de San Joaquín confirmou a tragédia. O Aurora estava afundando. “Foi determinado que o barco tem um buraco”, anunciaram as autoridades.
Também foi registrado um vazamento de diesel, exigindo a intervenção de várias agências para conter a contaminação.
Além disso, especialistas avaliam que dificilmente a embarcação terá recuperação. Portanto, tudo indica que o transatlântico histórico jamais voltará a navegar.
O sonho de Chris Willson, que começou com um clique em um anúncio online, agora se encerra nas águas da Califórnia.
Com informações de Xataka.