Em Portugal, a empresa CEiiA e a Desaer, vão lançar ATL-100 e projetam uma nova fábrica de aviões e geração de 1.200 empregos
A empresa portuguesa CEiiA, juntamente com a brasileira DESAER – empresa brasileira especializada no desenvolvimento de aeronaves, lançam hoje o Programa ATL-100 em Évora, localizado em Portugal. Oprograma tem por objetivo a criação de uma nova fábrica de aviões e na geração de 1.200 empregos diretos, em Alentejo.
Veja ainda outras notícias:
- Construção Civil – Construtora abre 50 vagas de emprego para encanadores, eletricistas, azulejistas, pedreiros, encarregados e mestres de obras
- Multinacional ABB abre vagas de emprego para as áreas de logística, processo, operação, importação e mais
- Investimento milionário no Nordeste: nova fábrica para produzir tênis Mizuno vai gerar três mil empregos no Ceará
O ATL-100 advém do empreendimento conjunto entre o CEiiA e a DESAER. Segundo o centro de engenharia português, o objetivo do projeto é “O desenvolvimento e industrialização de uma aeronave ligeira de nova geração para um mercado de curtas distâncias, multi-configurável para maior flexibilidade na logística de passageiros e mercadorias, desenhada para menores custos operacionais e maior sustentabilidade, prevendo a evolução para plataforma neutra em carbono”.
Miguel Braga, da direção do CEiiA, disse que “Com este programa, queremos reforçar de forma definitiva aquele que é o polo aeronáutico nacional em Évora, com o desenvolvimento de um programa completo e inovador que nos permite criar um novo integrador a partir de Portugal, para a industrialização e operação de aeronaves de nova geração”.
-
A maior ponte marítima do mundo: Estrutura de 55 km que custou mais de US$ 15 bilhões e conecta três cidades, resistindo a tufões e terremotos de magnitude 8
-
IBID 2025 fortalece inovação regional com parcerias industriais e políticas públicas em 12 estados brasileiros
-
Robô Charlotte desafia limites da construção civil e ergue casas inteiras em 24 horas com tecnologia 3D que promete mudar o futuro da engenharia e construção
-
Amazon dá passo inédito e prepara armazéns totalmente automatizados, colocando mais de 500 mil empregos na linha
O ATL-100 terá uma capacidade de carga de até 2,5 toneladas e uma capacidade de 19 passageiros.
O acionista da DESAER, Roberto Figueiredo fala que “Esta parceria, que agrega competências complementares do setor aeroespacial de Portugal e do Brasil, além de ser um importante projeto de inovação tecnológica e de criação de empregos em ambos os países, assume ainda mais relevância num contexto de crise do setor provocado pela pandemia Covid-19”.
Este é o primeiro programa completo de aviação envolvendo o desenvolvimento, industrialização e operação de uma nova geração de aeronaves em Portugal. O lançamento oficial do plano contará com a presença do Ministro da Coesão Social e do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
O projeto de aviação tem um plano de desenvolvimento de cinco anos. A previsão é que participem mais de 30 empresas nacionais e internacionais e universidades relacionadas a programas como o MIT. Estima-se que o programa ATL-100 gere 1.200 empregos diretos na região de Alentejo em Portugal.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.