1. Início
  2. / Energia Eólica
  3. / Empresa norueguesa desenvolve novo tipo de turbina eólica Offshore contra-rotativa que produz o dobro de energia com menos impacto ao meio ambiente
Tempo de leitura 3 min de leitura

Empresa norueguesa desenvolve novo tipo de turbina eólica Offshore contra-rotativa que produz o dobro de energia com menos impacto ao meio ambiente

Escrito por Geovane Souza
Publicado em 23/09/2022 às 08:13
Empresa norueguesa desenvolve novo tipo de turbina eólica Offshore contra-rotativa que produz o dobro de energia com menos impacto ao meio ambiente
Fonte: www.worldwidewind.no

Norueguesa World Wide Wind apresenta nova torre de energia eólica offshore que gera mais energia por um custo menor

A World Wide Wind, uma empresa com sede na Noruega, acaba de apresentar um novo projeto para uma turbina eólica flutuante de eixo vertical (VAWT). O projeto tem o potencial de transformar completamente a maneira como coletamos e usamos a energia eólica offshore. O conceito inovador da torre da WWW promete fornecer o dobro da potência das maiores turbinas tradicionais, que estão disponíveis no mercado atualmente. 

O vento é um recurso que nunca se esgota e o aproveitamento desse recurso é um componente crucial de muitas ideias para substituir a energia produzida por combustíveis fósseis por uma energia sustentável e menos prejudicial ao meio ambiente. As turbinas contra-rotativas podem fornecer um meio para aumentar a geração de energia eólica em escala massiva e menos onerosa.

Turbina eólica flutuante contra-rotativa fornece o dobro da energia das maiores turbinas produzidas hoje

Usando dois conjuntos de lâminas que inclinam e giram na direção oposta, a empresa afirma que sua enorme turbina eólica tem potencial para chegar até 400 metros de altura. Com uma capacidade de liberar potência e densidade incomparáveis, o que resultará em uma redução considerável no custo da energia eólica offshore.

A turbina eólica offshore flutuante da World Wide Wind tem um design básico e é composta por duas turbinas de eixo vertical que giram em direções opostas. A mais baixa gira em torno da haste da torre, enquanto a mais alta fica posicionada no topo, girando ao contrário. Uma turbina está conectada ao rotor, enquanto a outra está conectada ao ‘estator’, resultando em um arranjo que dobra a velocidade relativa de rotação em comparação com um estator estático das torres convencionais, portanto, produz mais potência.

Representação da turbina eólica Offshore da World Wide Wind

Torre eólica Offshore norueguesa têm o potencial de produzir mais energia a um custo menor

O CRVT, assim como os veleiros, inclina-se com o vento, possuindo pás projetadas especificamente para ajudar a diminuir o impacto da esteira turbulenta. De acordo com a empresa norueguesa, isso permite que os operadores encurtem a distância entre as turbinas, aumentando o número de turbinas que podem ser montadas em uma determinada área e, assim, gerando mais energia.

Ao contrário das turbinas eólicas offshore tradicionais, as novas torres da WWW têm seus componentes mais pesados na parte inferior, com exceção de suas pás, que ficam na parte superior, resultando em um centro de gravidade mais baixo. Eles também podem coletar energia eólica de qualquer direção e não precisam se virar para enfrentar o vento, reduzindo a necessidade de certos equipamentos pesados, reduzindo os custos de produção.

Tudo pensado para proteger o meio ambiente

Diferentemente da turbina giratória convencional, que é vista como uma obstrução natural, as turbinas de eixo vertical têm um efeito menor sobre as aves. A baixa velocidade da ponta da asa da pá do rotor evitar incidentes com pássaros, além disso, o projeto da WWW permite que os operadores usem mais materiais recicláveis.

Tags
Geovane Souza

Geovane Souza é especialista em criação de conteúdo na internet, ações de SEO e marketing digital. Nas horas vagas é Universitário de Sistemas de Informação no IFBA Campus de Vitória da Conquista.

Compartilhar em aplicativos