1. Início
  2. / Agronegócio
  3. / Empresa Nexen realizará a implantação de usina de geração distribuída em Santa Catarina, com estimativa de 3.500 MWh por ano
Localização SC Tempo de leitura 3 min de leitura

Empresa Nexen realizará a implantação de usina de geração distribuída em Santa Catarina, com estimativa de 3.500 MWh por ano

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 28/01/2022 às 08:32
usina - santa catarina - geração distribuída
Foto: Reprodução Google Imagens

Conforme informado pela empresa responsável, o Grupo NDTV está obtendo a maior usina de geração distribuída em Santa Catarina

O Grupo NDTV, rede de televisão sediada em Florianópolis, no estado de Santa Catarina, está recebendo a maior usina de geração distribuída (GD) fotovoltaica da região Sul do país, de acordo com a empresa de energia responsável pelo projeto, a Nexen.

Veja ainda outras notícias:

Com 2,6 megawatt-pico (MWp), o projeto da usina de geração distribuída foi construído na cidade de Piratuba, também em Santa Catarina e a 427,5 km de distância de Florianópolis, e irá compensar os gastos de cinco emissores da empresa.

Todo o procedimento necessário para a construção da usina de geração distribuída fotovoltaica começou há três anos, em 2019. Porém, a instalação dela em Santa Catarina está prevista para ocorrer até o começo de março de 2022.

Segundo a Nexen, para que seja viável a usina de geração distribuída em Santa Catarina atingir a expectativa de geração de 3.500 MWh por ano, foram usados quase seis mil módulos da marca Canadian de 450 watts (W) e vinte inversores da marca Sungrow de 110 quilowatts (kW). Essa quantidade de energia é suficiente para fornecer eletricidade a mais de 18 mil e 500 residências por ano, com 200 kWh de consumo.

A usina de geração distribuída fotovoltaica de Santa Catarina ocupa um espaço de cerca de 13 mil e 500 metros quadrados. Ao todo, o investimento realizado para a implantação da usina em Santa Catarina foi de R$ 15 milhões.

Sul está no pódio do ranking nacional de energia solar

De acordo com dados fornecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica, a ANEEL, atualmente a região Sul do Brasil possui 1,9 gigawatts (GW) de potência instaurada em geração distribuída fotovoltaica. Atrás apenas da região Sudeste, que conta com 3,1 GW, o Sul do país está na segunda posição do ranking. Fonte: site Canal Solar, escrita por Mateus Badra.

Senado aprova marco legal da geração distribuída, confira as principais mudanças na geração de energia solar

Com benefícios reajustados, o relatório segue de volta a Câmara dos Deputados para receber aval final sobre a geração distribuída e as principais mudanças pautadas para a geração própria de energia solar.

O Senado aprovou, na última quarta-feira, 15, o projeto de lei considerado como o Marco Legal da Geração Distribuída no Brasil, que nada mais é do que a geração de energia feita pelos próprios consumidores, a partir do sistema de captação de energia solar. O relatório, agora, irá retornar à Câmara dos Deputados, pois houver alterações feitas pelos senadores no relatório inicial. Confira esta matéria clicando aqui.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos