StoreDot, empresa da Índia, anunciou o desenvolvimento de uma nova bateria que terá capacidade para carregar 160 km de autonomia em apenas 5 minutos de carga. A empresa é parceira de companhias como Volvo, Mercedes e muito mais.
Um dos grandes obstáculos em relacionados a melhor “aceitação” dos carros elétricos, além do alto investimento inicial, é a autonomia e demora no carregamento das baterias que são vendidas no mercado. Visando acabar com esse desafio, diversas empresas atuam em projetos de baterias, mas, até então, a mais avançada nesse quesito é a empresa StoreDot, que confirmou recentemente que está prestes a lançar uma bateria que utiliza apenas 5 minutos de carregamento para gerar uma autonomia de 160 km.
Bateria de carros elétricos da StoreDot continuará evoluindo nos próximos anos
A empresa de Israel afirma atingir todas as suas metas propostas ao longo deste ano e isso permitiu seguir com a estratégia de lançar produtos no mercado em 2024. Desta forma, é de se esperar que, em breve, as baterias Extreme Fast Charging (XFC) estejam disponíveis.
A célula que a empresa está desenvolvendo também é conhecida pela sigla 100 in 5, ou seja, 100 milhas (160,93 km) de autonomia em apenas 5 minutos em uma estação de carga. Com esta evolução, um dos grandes obstáculos no uso dos veículos elétricos seria resolvido, tendo em vista que os longos tempos de espera para recarga não existirão mais.
-
Novo Hyundai HB20 chega em 2026 maior, com design europeu, motor turbo e até versão híbrida: o que muda por completo no hatch mais vendido da marca
-
Corolla Cross ganha versão camaleão com pintura roxa metálica, tração integral, motor híbrido de 197 cv, suspensão elevada e pneus Toyo A/T
-
GWM prepara lançamento de carros híbridos flex no Brasil em 2026 com alta potência e tecnologia, incluindo Haval H6, Tank 300 e Poer P30
-
GWM lança o Wey 07 com motor 1.5 turbo, dois motores elétricos, 517cv e câmbio com 4 marchas por R$ 429 mil
A StoreDot ainda está confiante de que sua tecnologia continue evoluindo nos próximos anos, com produtos que têm sido chamados de 100 in 3 e 100 in 2 respectivamente, onde a numeração 100 é sempre o ganho em termos de autonomia, enquanto 3 e 2 estão ligados à duração da recarga em minutos, respectivamente.
Nova tecnologia pode suportar até 1700 ciclos
As baterias da StoreDot não são brilhantes apenas em termos de velocidade de carregamento. Nos laboratórios da empresa de Israel, foram desenvolvidas células com uma densidade de 300 Wh/kg que se provaram resistentes a até 1.200 ciclos.
Nos dois casos, estes são os valores recordes, ou quase valores recordes. De fato, a empresa afirma que há novas tecnologias em desenvolvimento que permitirá às células manterem um bom desempenho durante 1.700 ciclos. As características técnicas destas baterias, ao lado de sua velocidade de recarga, fizeram da StoreDot uma proposta interessante para diversas montadoras e empresas do setor de veículos elétricos.
A Ola Electric, uma empresa da Índia que fabrica veículos elétricos, como scooters e em breve, também carros, financiou a Store Dot com uma soma multimilionária. Entretanto, a Volvo, ao lado de sua associada Polestar, tem apoiado financeiramente as atividades da empresa. Às marcas escandinavas se aliam a outras, como Mercedes e VinFast, empresas confiantes em sua capacidade de realizar baterias XFC em grande escala em um prazo razoável.
Empresa anuncia testes de campo
De fato, à medida que 2022 chega ao final, os progressos feitos pela empresa têm sido enormes. A empresa, nos últimos meses, mostrou pela primeira vez em vídeos o que consegue fazer em termos de velocidade de carregamento, provando que o 100 in 5 do nome é real.
Em seguida, em setembro, até chegou a disponibilizar protótipos de baterias às montadoras envolvidas no projeto, como a Volvo, Polestar, VinFast e Mercedes, para dar início aos testes em condições reais. Ainda não é possível mensurar os resultados que estão por vir. Entretanto, é possível afirmar que neste ritmo, no próximo ano o público ouvirá mais sobre o carregamento ultrarrápido e em 2024, com toda a probabilidade, será possível testar a nova bateria em carros elétricos de produção.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.