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Empresa inicia testes para produzir bateria de carros elétricos com resistência de até 1700 ciclos

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 24/12/2022 às 12:18
Empresa inicia estudos para produzir bateria de carros elétricos com resistência de até 1700 ciclos
Foto: StoreDot/Reprodução

StoreDot, empresa da Índia, anunciou o desenvolvimento de uma nova bateria que terá capacidade para carregar 160 km de autonomia em apenas 5 minutos de carga. A empresa é parceira de companhias como Volvo, Mercedes e muito mais.

Um dos grandes obstáculos em relacionados a melhor “aceitação” dos carros elétricos, além do alto investimento inicial, é a autonomia e demora no carregamento das baterias que são vendidas no mercado. Visando acabar com esse desafio, diversas empresas atuam em projetos de baterias, mas, até então, a mais avançada nesse quesito é a empresa StoreDot, que confirmou recentemente que está prestes a lançar uma bateria que utiliza apenas 5 minutos de carregamento para gerar uma autonomia de 160 km.

Bateria de carros elétricos da StoreDot continuará evoluindo nos próximos anos

A empresa de Israel afirma atingir todas as suas metas propostas ao longo deste ano e isso permitiu seguir com a estratégia de lançar produtos no mercado em 2024. Desta forma, é de se esperar que, em breve, as baterias Extreme Fast Charging (XFC) estejam disponíveis.

A célula que a empresa está desenvolvendo também é conhecida pela sigla 100 in 5, ou seja, 100 milhas (160,93 km) de autonomia em apenas 5 minutos em uma estação de carga. Com esta evolução, um dos grandes obstáculos no uso dos veículos elétricos seria resolvido, tendo em vista que os longos tempos de espera para recarga não existirão mais.

A StoreDot ainda está confiante de que sua tecnologia continue evoluindo nos próximos anos, com produtos que têm sido chamados de 100 in 3 e 100 in 2 respectivamente, onde a numeração 100 é sempre o ganho em termos de autonomia, enquanto 3 e 2 estão ligados à duração da recarga em minutos, respectivamente. 

Nova tecnologia pode suportar até 1700 ciclos

As baterias da StoreDot não são brilhantes apenas em termos de velocidade de carregamento. Nos laboratórios da empresa de Israel, foram desenvolvidas células com uma densidade de 300 Wh/kg que se provaram resistentes a até 1.200 ciclos.

Nos dois casos, estes são os valores recordes, ou quase valores recordes. De fato, a empresa afirma que há novas tecnologias em desenvolvimento que permitirá às células manterem um bom desempenho durante 1.700 ciclos. As características técnicas destas baterias, ao lado de sua velocidade de recarga, fizeram da StoreDot uma proposta interessante para diversas montadoras e empresas do setor de veículos elétricos.

A Ola Electric, uma empresa da Índia que fabrica veículos elétricos, como scooters e em breve, também carros, financiou a Store Dot com uma soma multimilionária. Entretanto, a Volvo, ao lado de sua associada Polestar, tem apoiado financeiramente as atividades da empresa. Às marcas escandinavas se aliam a outras, como Mercedes e VinFast, empresas confiantes em sua capacidade de realizar baterias XFC em grande escala em um prazo razoável.

Empresa anuncia testes de campo

De fato, à medida que 2022 chega ao final, os progressos feitos pela empresa têm sido enormes. A empresa, nos últimos meses, mostrou pela primeira vez em vídeos o que consegue fazer em termos de velocidade de carregamento, provando que o 100 in 5 do nome é real.

Em seguida, em setembro, até chegou a disponibilizar protótipos de baterias às montadoras envolvidas no projeto, como a Volvo, Polestar, VinFast e Mercedes, para dar início aos testes em condições reais. Ainda não é possível mensurar os resultados que estão por vir. Entretanto, é possível afirmar que neste ritmo, no próximo ano o público ouvirá mais sobre o carregamento ultrarrápido e em 2024, com toda a probabilidade, será possível testar a nova bateria em carros elétricos de produção.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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