A startup alemã Energyminer, desenvolveu uma mini usina hidrelétrica que gera energia limpa o suficiente para abastecer 400 casas. O equipamento foca na preservação ambiental e fauna marítima.
Em uma época onde a conscientização sobre a importância do desenvolvimento sustentável não para de crescer, uma nova solução para gerar energia limpa está surgindo pela startup alemã Energyminer. A empresa desenvolveu a Energyfish, uma mini usina hidrelétrica inovadora que usa a correnteza dos rios para gerar eletricidade, sem prejudicar a vida aquática ou interromper o fluxo natural da água.
Mini hidrelétrica pode gerar energia limpa e abastecer cerca de 470 famílias
A Energyfish é uma grande revolução em termos de geração de energia limpa e não prejudicial aos ecossistemas. Sua instalação não demanda a construção de barragens ou expansões e concreto, preservando assim, o ambiente natural do rio.
Além disso, a mini hidrelétrica gera um impacto mínimo na vazão do rio e as águas retornam à sua velocidade original após apenas 20 metros. Esta mini usina hidrelétrica possui outros atributos notáveis. A operação da mini hidrelétrica é silenciosa e quase imperceptível, visto que 90% do equipamento fica submerso. Pesando cerca de 80 kg e medindo 3×2. 4×1 metros, o Energyfish pode ser também adaptável a condições extremas, como inundação, gelo, excesso de detritos ou sedimentos.
- Dessalinizador manual transforma água do mar em potável: equipamento dessaliniza até 8 litros por hora
- A Apple planeja uma grande aposta para 2025, desafiando o domínio da Samsung e mirando uma enorme fatia do mercado global de celulares
- SolaX Power: Pioneira em Tecnologia de Energia Limpa e Sustentável
- A verdade sobre os Combustíveis Fósseis: Por que os dinossauros não têm nada a ver com o petróleo e o que realmente está por trás de sua origem
Segundo a Energyminer, apenas um equipamento possui a capacidade de gerar 15 MWh por ano. Em um conjunto de 100 unidades desta mini usina hidrelétrica, a produção sobe para 1.5 GWh por ano, energia limpa o suficiente para abastecer cerca de 470 famílias.
A proteção da vida aquática é uma das prioridades essenciais da Energyfish. Equipada com uma grade frontal, ela impede que peixes grandes se aproximem das lâminas rotativas. Peixes menores podem nadar com segurança por meio dos rotores giratórios lentamente, enquanto os peixes que se chocam contra o equipamento são suavemente repelidos, mantendo sua segurança.
Mini usina hidrelétrica pode gerar até 60 volts
Em caso de danos nos cabos do aparelho, a baixa tensão de 60 volts não representa risco para humanos ou para a fauna local. Além disso, por conta de seu design aerodinâmico, nadadores ou praticantes de esportes aquáticos não correm risco de se machucar.
O Energyfish também pode ser facilmente movido ou afundado para possibilitar a passagem segura dos usuários do rio. O projeto atualmente opera um piloto em Munique, na Alemanha, comprovando o potencial desta inovadora mini hidrelétrica para a geração de energia limpa.
Sua instalação requer mínima alteração ao ambiente natural e ele coexiste harmoniosamente com outras estruturas existentes no local. Os engenheiros têm tido muito cuidado para que a mini usina hidrelétrica tenha vida útil prolongada.
A vida útil projetada para o equipamento ultrapassa os 10 anos, demonstrando sua durabilidade e tecnologia confiável. Ao incorporar uma construção robusta e tecnologia confiável, o equipamento que gera energia limpa foi desenvolvido para fornecer produção de eletricidade ininterrupta de longo prazo.
Outros equipamentos sustentáveis no mercado
Outra empresa alemã desenvolveu uma mini hidrelétrica que usa o fluxo dos rios de forma prática. A Smart Hydro Power vem desenvolvendo produtos que focam neste tema com sua mini turbina, que visa gerar energia limpa para alimentar comunidades por meio do movimento dos rios.
A mini turbina conta com três lâminas de aproximadamente 1 metro de diâmetro, a qual está conectada a um gerador elétrico para aproveitar o movimento das ondas.
O design do produto é feito para maximizar a produção, o dispositivo foi especialmente criado para utilizar a velocidade da água ao passar por ele. Sendo compacto e com uma instalação rápida, a mini usina hidrelétrica pode ser instalada em canais com profundidade e largura mínima de dois metros.