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Empresa desenvolve a maior balsa elétrica do mundo, capaz de transportar até 2.100 passageiros e 226 veículos

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 19/01/2023 às 15:21
Empresa desenvolve a maior balsa elétrica do mundo capaz de transportar até 2.100 passageiros e 226 veículos
Foto: Incat/Divulgação

A maior balsa elétrica do mundo promete entrar em operação em 2025.

A Incat Tasmanian, empresa australiana de navios, está perto de mostrar ao mundo a sua primeira e maior balsa elétrica do mundo. O modelo recebeu o nome de Utility Ro-Pax e é movido por dois motores elétricos de 5 a 9 ME, possuindo cerca de 148 metros e com capacidade para transportar mais de 2 mil passageiros e até 226 veículos.

Balsa elétrica terá autonomia de 186 km

Modelo anterior da empresa também possui grande potencial – Reprodução/Youtube

A embarcação chegará primeiro à América do Sul e será operada pela empresa Buquebus para transportar passageiros entre a Argentina e o Uruguai, navegando a 46 km/h, o equivalente a 25 nós, com um alcance estimado de 185 km ou 100 milhas náuticas.

A princípio, a maior balsa elétrica do mundo foi desenvolvida para ser movida a gás GNL, mas a Incat acabou apostando em uma solução mais sustentável.

Apesar da alteração para propulsão elétrica ter exigido mudanças importantes, a empresa ainda não conseguiu deixar o navio mais leve, trocando 500 toneladas de equipamentos e tanques de combustível por 400 toneladas de baterias, sem contar com o uso do alumínio no lugar do aço em sua construção.

Segundo Robert Clifford, fundador do Incad Group, considerando que o transporte de emissões zero é o foco para o futuro, a nova embarcação está pronta para revolucionar a indústria de transporte marítimo no mundo inteiro. Peter Gutwein, consultor estratégico da Incat, ainda destaca que a entrega da primeira balsa elétrica a bateria do mundo para a Buquebus poderá abrir as portas para uma expansão exponencial no mercado internacional de navios elétricos leves. 

Energia solar também ganha destaque no setor de navios

A balsa elétrica também reduz custos e, segundo Peter, o mundo busca por navios grandes e leves com emissão zero. A empresa já busca ampliar sua força de trabalho e instalações para se preparar para o que será uma expansão importante.

O preço final do navio, assim como a data de entrega oficial, ainda não foram revelados pela Incat. É importante mencionar que o setor de embarcações mais sofisticadas e sustentáveis está cada vez mais movimentado. Atualmente, diversas marcas já apresentaram conceitos impressionantes e totalmente elétricos, como é o caso da Incat.

Além da balsa elétrica, a empresa Sunreef, da Polônia, empresa bastante conhecida no setor de embarcações de dois cascos, desenvolveu o Sunreef 80 Power Eco que, além do tamanho e visual extravagante, ganha destaque por sua configuração inovadora que une propulsão elétrica e energia solar, algo que despertou o interesse de vários milionários.

Barco movido a energia solar custa R$ 50 milhões

Coberto com 200 m² de painéis solares, o modelo é o maior já feito pela empresa, com nada menos que 23,8 metros de comprimento. Suas baterias alimentam dois motores de 180 kW cada e os painéis solares podem gerar cerca de 40 kWp. Desta forma, se preferir, o comprador pode adicionar um sistema de propulsão híbrida.

Segundo a responsável, o modelo está equipado com baterias 30% mais leves que as comuns, o que, ao lado da energia solar, disponibiliza uma autonomia quase ilimitada. Além de navegar com emissão zero, o novo barco também é desenvolvido com materiais de origem sustentável. Um cliente dos EUA já comprou o primeiro exemplar no final de 2021.

Outra unidade comercializada será entregue daqui a dois anos. O preço de partida do navio inovador é de quase US$ 9,5 milhões, podendo ultrapassar facilmente essa quantia dependendo das personalizações demandadas pelo futuro proprietário.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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