A maior balsa elétrica do mundo promete entrar em operação em 2025.
A Incat Tasmanian, empresa australiana de navios, está perto de mostrar ao mundo a sua primeira e maior balsa elétrica do mundo. O modelo recebeu o nome de Utility Ro-Pax e é movido por dois motores elétricos de 5 a 9 ME, possuindo cerca de 148 metros e com capacidade para transportar mais de 2 mil passageiros e até 226 veículos.
Balsa elétrica terá autonomia de 186 km
A embarcação chegará primeiro à América do Sul e será operada pela empresa Buquebus para transportar passageiros entre a Argentina e o Uruguai, navegando a 46 km/h, o equivalente a 25 nós, com um alcance estimado de 185 km ou 100 milhas náuticas.
A princípio, a maior balsa elétrica do mundo foi desenvolvida para ser movida a gás GNL, mas a Incat acabou apostando em uma solução mais sustentável.
- Supercarro submerso: como um Lamborghini Aventador foi resgatado do fundo de um lago e funcionou!
- Ford promove retorno triunfal de modelo icônico da marca com motor 1.5 turbo e 169 CV
- RAM contra-ataca e surge com novo motor de 547 cv para destruir a rival F-150, ser absoluta no Brasil e dominar o mercado automotivo
- Tiggo 3X Pro, o SUV que conquistou os brasileiros, possui motor 1.0 turbo e 102 cv, faz em média 11,9 km/L na estrada! Esse carro bom e bonito, pode ser o ideal para você
Apesar da alteração para propulsão elétrica ter exigido mudanças importantes, a empresa ainda não conseguiu deixar o navio mais leve, trocando 500 toneladas de equipamentos e tanques de combustível por 400 toneladas de baterias, sem contar com o uso do alumínio no lugar do aço em sua construção.
Segundo Robert Clifford, fundador do Incad Group, considerando que o transporte de emissões zero é o foco para o futuro, a nova embarcação está pronta para revolucionar a indústria de transporte marítimo no mundo inteiro. Peter Gutwein, consultor estratégico da Incat, ainda destaca que a entrega da primeira balsa elétrica a bateria do mundo para a Buquebus poderá abrir as portas para uma expansão exponencial no mercado internacional de navios elétricos leves.
Energia solar também ganha destaque no setor de navios
A balsa elétrica também reduz custos e, segundo Peter, o mundo busca por navios grandes e leves com emissão zero. A empresa já busca ampliar sua força de trabalho e instalações para se preparar para o que será uma expansão importante.
O preço final do navio, assim como a data de entrega oficial, ainda não foram revelados pela Incat. É importante mencionar que o setor de embarcações mais sofisticadas e sustentáveis está cada vez mais movimentado. Atualmente, diversas marcas já apresentaram conceitos impressionantes e totalmente elétricos, como é o caso da Incat.
Além da balsa elétrica, a empresa Sunreef, da Polônia, empresa bastante conhecida no setor de embarcações de dois cascos, desenvolveu o Sunreef 80 Power Eco que, além do tamanho e visual extravagante, ganha destaque por sua configuração inovadora que une propulsão elétrica e energia solar, algo que despertou o interesse de vários milionários.
Barco movido a energia solar custa R$ 50 milhões
Coberto com 200 m² de painéis solares, o modelo é o maior já feito pela empresa, com nada menos que 23,8 metros de comprimento. Suas baterias alimentam dois motores de 180 kW cada e os painéis solares podem gerar cerca de 40 kWp. Desta forma, se preferir, o comprador pode adicionar um sistema de propulsão híbrida.
Segundo a responsável, o modelo está equipado com baterias 30% mais leves que as comuns, o que, ao lado da energia solar, disponibiliza uma autonomia quase ilimitada. Além de navegar com emissão zero, o novo barco também é desenvolvido com materiais de origem sustentável. Um cliente dos EUA já comprou o primeiro exemplar no final de 2021.
Outra unidade comercializada será entregue daqui a dois anos. O preço de partida do navio inovador é de quase US$ 9,5 milhões, podendo ultrapassar facilmente essa quantia dependendo das personalizações demandadas pelo futuro proprietário.