Irmãos investem em nova fábrica de motos elétricas na Zona Franca de Manaus e pretendem fabricar modelos inéditos para o mercado brasileiro.
A empresa Boram Electric Motors anunciou uma nova fábrica na Zona Franca de Manaus para produzir motos elétricas. O objetivo da empresa é fabricar o primeiro lote de 300 motocicletas, que será realizada após a chegada das peças ao local. A fábrica está prevista para ser inaugurada já em julho deste ano e a unidade já consumiu mais de 10 milhões em investimentos, valor distribuído entre a estrutura fabril e a compra dos materiais para produção dos primeiros meses.
Empresa de motos elétricas já vendeu 1.200 veículos
O empreendimento surgiu em 2019, em Manaus pelas mãos dos irmãos e empreendedores Thiago e Hélio Freire como importação. Entre as vindas da China, país de onde trazia os produtos diversos como eletroeletrônicos, painéis solares e equipamentos de construção para o mercado nacional a partir de sua trade, a Freire Import, Thiago viu nas motos elétricas um grande potencial de negócios em plena cruzada global por meios sustentáveis de mobilidade. Com um fabricante local na China, fechou uma primeira compra de 10 unidades e começou as vendas.
O irmão, profissional de TI e também conhecedor do ecossistema da Zona Franca de Manaus, entrou no negócio e juntos realizaram o investimento de R$ 7 milhões. Ao longo dos últimos anos, os dois venderam mais de 1.200 veículos em três estados da região norte: Amazonas, Roraima e Rondônia, locais onde contam com 9 lojas, entre conceito e convencionais.
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No último ano a empresa faturou R$ 13 milhões disponibilizando os 5 modelos do portfólio. Entre eles, scooters, patinetes, moto cross, com preços que podem variar entre R$ 14 a R$ 19 mil, da New choper. A receita é o equivalente a uma taxa de crescimento de 225% em relação ao resultado alcançado no ano anterior (R$ 4 milhões).
Nova fábrica de motos elétricas m Manaus trará preços mais acessíveis aos compradores
A abertura da nova fábrica em Manaus marca um novo momento do negócio em busca de uma expansão brasileira. Com a montagem local e a utilização de parte dos componentes comprados de fornecedores brasileiros, a operação terá uma redução importante de alguns impostos. Atualmente, caso queira comercializar para outros estados como São Paulo, a empresa de Manaus deve pagar o equivalente a 30% ou 40% em tributos, por exemplo.
Segundo Thiago, não é possível repassar esse número para o cliente final. Com produção local, os irmãos terão a mesma condição de preços em todos os estados. Além disso, pelo ganho de escala em volume, a expectativa é conseguir baixar em torno de 10% a 15% do valor final. A nova fábrica terá a capacidade operacional de fabricar até 2 mil motos elétricas por mês.
Novas estratégias para crescer no mercado nacional
O caminho escolhido pela empresa tem como base outras montadoras que estão instaladas em Manaus. O setor industrial, gerado para incentivar a expansão dos negócios na região norte, é a casa de fomentar o crescimento dos negócios na região norte, é a casa de empresas como Yamaha, BMW Honda e das concorrentes do mercado de motos elétricas Watts, pertencente à multilaser, e Voltz, investida da Creditas e do Grupo Ultra.
Com a nova fábrica e o aumento do volume, o passo seguinte é o lançamento do comércio eletrônico para disponibilizar os produtos em todo o país. A companhia já fechou um depósito em Valinhos, em São Paulo, que atuará como um centro de distribuição.
Em paralelo, Thiago conta que já negocia com varejistas brasileiros a venda das motocicletas. Segundo o executivo, as conversas são animadoras e estimam um ritmo de expansão acelerado.