1. Início
  2. /
  3. / Empresa de gasodutos do Sudeste prevê investir 900 milhões de reais nos próximos cinco anos
Tempo de leitura 2 min de leitura

Empresa de gasodutos do Sudeste prevê investir 900 milhões de reais nos próximos cinco anos

Escrito por Renato Oliveira
Publicado em 01/08/2019 às 15:49

Sem categoria

NTS, vagas, rio de janeiro, manutenção, engenheiros, automação
NTS, vagas, rio de janeiro, manutenção, engenheiros, automação

Empresa vendida pela Petrobras em 2017 se prepara para deixar de ter somente a Petrobras como cliente com a abertura do mercado do gás promovido pelo governo federal

O presidente da Nova Transportadora do Sudeste (NTS), Wong Loon, declarou na última terça-feira (30/07), que a companhia prevê investir 900 milhões de reais nos próximos cinco anos devido a implantação do novo mercado de gás no país.
A empresa se prepara para a expansão futura da malha e atração de novos clientes além da Petrobras, hoje a NTS é responsável por uma malha de mais de 2000 mil Km de gasodutos que ligam os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo (responsáveis por 50% do consumo de gás no Brasil) ao gasoduto Brasil-Bolívia, aos terminais de GNL e às plantas de processamento de gás.

Os gasodutos da NTS conectam a região mais industrializada do Brasil e distribuem 158,2 milhões m³ de gás por dia e seu controle foi vendido pela Petrobras, por mais de 5 bilhões de dólares, para a Brookfield, em abril de 2017.

A petroleira brasileira permanece como a única cliente do gasoduto e segundo Wong Loon, isso não é o ideal para a companhia. “Hoje nós temos um ‘single client’ e nós temos que trabalhar com multiclientes. Parece uma coisa simples, mas até o software não é preparado para isso”, declarou o presidente.

Ainda assim a NTS já investiu 180 milhões de reais, prioritariamente em questões de segurança e medição, segundo o executivo, mas que outros investimentos, como por exemplo na malha de gasodutos, ele afirmou que não há planos, pelo menos até que a demanda exista, o que ele acredita que aconteça até 2023.

Os planos do Governo

Segundo os planos do governo, existe a previsão de saída completa da Petrobras dos setores de transporte e distribuição e a entrada de novos investimentos privados.

O presidente da NTS declarou também que os sócios da companhia querem comprar os 10% das ações que ainda estão em posse da Petrobras, que já sinalizou sobre a venda, mas as conversas ainda não tiveram início.

Vale lembrar que a TAG (Transportadora Associada de Gás) foi vendida pela Petrobras para um grupo capitaneado pela francesa Engie por 33,5 bilhões de reais.
A TAG, igualmente a NTS também quer investir na expansão da malha de dutos mas aguarda também a abertura do mercado, pois tem a mesma preocupação da NTS devido as companhias terem um cliente só.

Tags
Renato Oliveira

Engenheiro de Produção com pós-graduação em Fabricação e montagem de tubulações com 30 anos de experiência em inspeção/fabricacão/montagem de tubulações/testes/Planejamento e PCP e comissionamento na construção naval/offshore (conversão de cascos FPSO's e módulos de topsides) nos maiores estaleiros nacionais e 2 anos em estaleiro japonês (Kawasaki) inspecionando e acompanhando técnicas de fabricação e montagem de estruturas/tubulações/outfittings(acabamento avançado) para casco de Drillships.

Compartilhar em aplicativos