A Solatio Energia em parceria com o governo do MS realizará investimentos milionários na construção de uma usina solar que promete gerar milhares de empregos.
Nesta terça-feira (18) o grupo espanhol Solatio Energia anunciou um investimento de R$ 8,5 bilhões na construção da maior usina solar do estado do Mato Grosso do Sul. O empreendimento, que criará diversos empregos, conta com 3,5 mil hectares de painéis solares e capacidade de geração de 2,5 GW de energia elétrica.
Solatio Energia e MS negociam desde 2016
O anúncio do investimento feito pela Solatio energia aconteceu em reunião com o governador Eduardo Riedel e o secretário Jaime Verruck, da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), no estande do Governo do Mato Grosso do Sul na 83º edição da Expogrande.
Segundo Riedel, este é o Mato Grosso do Sul caminhando com investimento privado, com pessoas que confiam no Estado para que se tenha geração de energia limpa e empregos rumo a 2030, com o Estado Carbono Neutro. É uma mudança de paradigma completa. É uma usina solar gigante, uma das maiores presentes no Brasil.
- Fim do varejo tradicional? Crise econômica pode levar à queda de um dos setores mais importantes do mercado e transformar para sempre a forma como consumimos!
- Governo implanta imposto para quem tem pet e tutor tem que pagar mais de R$ 700 por mês
- Justiça dos EUA quer que Google venda o Chrome e abala o futuro do mercado de buscas
- Rompimento de cabo submarino deixa Finlândia e Alemanha em alerta e levanta suspeitas de sabotagem no Mar Báltico
Já o secretário Jaime Verruck lembrou o histórico das negociações do Governo do Estado do Mato Grosso do Sul com a Solatio Energia para tornar o investimento viável e ressaltou também o alinhamento da proposta com o MS Renovável, um dos instrumentos da administração do estado para alcançar a meta de tornar o território sul-mato-grossense Carbono Neutro em 2030.
As negociações do Governo do Estado com a Solatio tiveram início em 2016 e atualmente concretizaram com o anúncio para sua política de incentivo à geração de energia limpa e sustentável no estado.
Nova usina solar estará em pleno funcionamento em 2025 prometendo gerar novos empregos e renda
Pedro Vaquer, presidente da Solatio Energia, informou que o investimento está sendo realizado em parceria com a empresa Tradener, que fará a venda da energia gerada em conjunto com o mercado livre de energia. As obras para a instalação das placas solares começarão em setembro deste ano, gerando milhares de empregos diretos e indiretos.
Para Vaquer, a Solatio Energia possui um contrato para começar a geração já em janeiro de 2025. O conjunto de painéis solares em Cassilândia será conectado à estação de Chapadão do Sul, e o de Paranaíba se conecta com a estação de Inocência. Esta é uma parceria com o Governo do Mato Grosso do Sul, estado que merece um investimento desse tamanho.
Estando na 11ª posição do ranking de Geração Distribuída estadual segundo a ABSOLAR, a taxa de incidência solar chega a 5.500 Wh/m² por dia, o que representa, praticamente, o dobro da irradiação solar da Alemanha, que conta com apenas 3 mil Wh/m² por dia. A diferença é que o país é pioneiro na tecnologia e conta com maior presença no mercado, enquanto o Brasil ainda não utiliza a energia solar de forma extensa.
Conheça a Solatio Energia
Contando com mais de 20 anos de experiência no mercado de energia solar e com mais de 120 projetos na Europa, a Solatio Energia está no Brasil desde 2009 sendo a maior desenvolvedora de projetos solares da América Latina.
Gerando mais de 6 GW, a empresa é a mais competitiva do mercado em áreas como Ambiente de Contratação Regulada (ACR), Ambiente de Contratação Livre – Mercado Livre (ACL) e Geração Distribuída (GD).
Ao lado dos maiores parceiros e grupos investidores, a empresa ganha destaque por disponibilizar aos clientes os projetos mais competitivos em relação ao mercado. A empresa já soma mais de 21 bilhões em investimentos diretos com os maiores grupos do setor como EDP, Solairedirect, Sindustrial e EDFenergy.