A startup NIO da China desenvolveu um carregador ultrarrápido para carros elétricos. A nova tecnologia da NIO disponibiliza 500 kW e consegue recarregar veículos em apenas 3 minutos.
A concorrência entre os fabricantes de carros elétricos na China é muito grande não apenas para os modelos que são produzidos, mas também para os serviços que podem ser ofertados, como o carregamento rápido. A startup de veículos elétricos NIO já possui mais de mil estações de troca de bateria na China, mas agora também deseja lançar sua própria rede de carregadores ultrarrápidos.
NIO lança carregador ultrarrápido para carros elétricos com potência de 500 kW
De acordo com a empresa, o carregador ultrarrápido conseguirá oferecer até 500 kW, superando rivais como GAC Aion com seu carregador de 480 kW. O novo produto da NIO terá capacidade de produzir uma corrente máxima de 650 amperes.
A chinesa ainda não afirmou o quão rápido isso conseguiria carregar seus carros elétricos, especialmente porque nenhum deles parece conseguir trabalhar com mais de 90 kW atualmente. A empresa planeja lançar um pacote de baterias de estado sólido de 150 kWh para seus carros elétricos, para que seja possível carregar a 500 kW disponibilizado pelo carregador ultrarrápido, tendo em vista que, no momento deu a entender que a NIO fez o anúncio apenas para não ficar para trás em relação às demais rivais da China em um futuro próximo.
-
Desgaste na embreagem dá sinais claros antes da quebra: mecânico explica como identificar os sintomas que podem evitar prejuízos de até R$ 3 mil no conserto
-
Honda Fit em xeque: relatos de câmbio CVT com falhas, ferrugem recorrente no capô e orçamentos de até R$ 27 mil deixam donos insatisfeitos
-
Sedã nacional com motor 1.4 TSI de 150 cv, câmbio automático, consumo de até 14,6 km/l chega com visual renovado, mas ainda perde em tecnologia para o Toyota Corolla; conheça o Volkswagen Virtus Exclusive 2025
-
5 motores “inquebráveis” da Volkswagen, Fiat, Ford, GM e Honda que duram uma eternidade e quase nunca dão oficina
Além do já mencionado GAC Aion, a XPeng também está lançando seu próprio carregador ultrarrápido de 480 kW, colocando a pressão sobre a NIO de igualar esta potência.
A NIO também anunciou recentemente que, a partir de 2024, começará a fabricar suas próprias baterias para carros elétricos de 800 volts, que provavelmente não serão de estado sólido. No entanto, estes componentes devem gerar velocidades de carregamento muito mais altas do que nos atuais ET7 ou ES8.
Carregadores ultrarrápidos da NIO serão instalados no final deste ano
A NIO é atualmente muito mais dependente de sua grande rede de estações de troca que podem colocar uma bateria carregada em um dos carros elétricos compatíveis em questão de minutos. Talvez seja este o motivo pelo qual a empresa não se concentrou em disponibilizar a maior velocidade de carregamento do setor, apesar do modelo battery-as-a-service possa não funcionar tão bem nos EUA ou na Europa, onde os compradores de carros elétricos premium querem potências de recarga crescentes.
Durante o segundo evento do NIO Power Day, a montadora da China anunciou que seu carregador ultrarrápido de carros elétricos será 20 kW mais potente que o dos rivais, mas também deu uma prévia das estações de troca de terceira geração.
A expectativa é que os carregadores sejam instalados a partir do final de 2022 ou começo do próximo ano e permitirão que mais baterias sejam mantidas em cada local, assim como flexibilidade adicional que atualmente não é possível.
Terra 360 — o carregador mais rápido do mundo
A Noruega recebeu dois carregadores para carros elétricos do modelo Terra 360, capazes de carregar um veículo por completo em apenas 15 minutos.
O Eletroposto possui capacidade máxima de 360 kW, o que é bem maior do que grande parte dos carregadores atuais, que possuem potência que varia entre 50 a 150 kW. Os equipamentos foram construídos na estância de esqui na Noruega, situados na cidade de Geilo e também na cidade de Bergen, a segunda maior da Noruega.
Os carregadores possuem capacidade de carregar dois carros elétricos ao mesmo tempo. O projeto é fruto de uma parceria entre a ABB e a Eviny, ambas fabricantes de carregadores para carros elétricos.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.