A Kleanbus desenvolveu uma tecnologia modular altamente avançada que pode transformar qualquer ônibus convencional, com motor a combustão, em um ônibus elétrico
A empresa britânica Kleanbus desenvolveu uma plataforma de veículo elétrico modular com tecnologia de ponta, que pode converter em até duas semanas, qualquer ônibus convencional com motor de combustão, em um ônibus elétrico. A empresa ainda utiliza motores baseados na tecnologia de eletroímãs, ou seja, não possuem ímãs permanentes, como isso, esses motores não exigem minerais de terras raras.
A Kleanbus afirma que conta com a colaboração de alguns fornecedores no desenvolvimento da solução conhecida como Repower Bus. Afirma ainda que, com essa nova tecnologia, pode converter qualquer ônibus, seja ele de um ou dois andares, em um ônibus totalmente elétrico, por um custo que é um quinto do que normalmente seria necessário. Veja no vídeo exemplificando como é feita a conversão de um ônibus comum em um totalmente elétrico.
Empresa britânica Kleanbus usa tecnologia de ponta para converter qualquer ônibus a diesel em um veículo elétrico e ecologicamente correto
Para fazer isso, eles primeiro escaneiam o interior do carro, depois fazem a prototipagem e, em seguida, desenvolvem uma plataforma personalizada para cada veículo. Depois disso, projetam cada equipamento para caber onde o motor a diesel estava localizado anteriormente. Levaria menos de duas semanas para adaptar um ônibus com um sistema Kleanbus depois que o acionamento elétrico especializado fosse construído e validado.
- Elon Musk e o supersônico elétrico: O sonho futurista de Elon Musk que pode redefinir a aviação e mudar o futuro sob as nuvens
- Toyota RAV4 2026: Fotos espiãs revelam mudanças radicais no SUV mais VENDIDO do mundo
- Fiat Toro Ultra volta às lojas com motor 1.3 turboflex e preço competitivo de R$ 194.490: tudo o que você precisa saber sobre a versão topo de linha!
- Jaecoo 8 é o novo SUV híbrido GIGANTE com 605 cv que chega ao Brasil com consumo de 20 km/l e autonomia de 1.250 km sem precisar parar no posto
De acordo com o diretor executivo da Kleanbus, o Reino Unido pode ter frotas de veículos totalmente elétricos até seis anos antes do que as projeções sugerem. Por outro lado, não está claro neste momento se esse conceito de Repower será realmente implementado ou não. A empresa também discute uma variedade de métodos de financiamento, incluindo a compra do carro, o leasing da bateria, entre outros.
A Kleanbus conta com vários parceiros no Reino Unido para viabilizar o projeto Repower Bus o mais rápido possível
No site do projeto é possível ver que a Kleanbus conta com parceiros como, Zemo Partnership, uma organização que existe para acelerar a mudança para a mobilidade de emissão zero no Reino Unido. A Advanced Electric Machines (AEM), responsável por fornecer um trem de força elétrico ecologicamente correto que ajudará a alcançar a eletrificação sem o uso de elementos de terras raras. A Goodman Wolfe Consulting, para o fornecimento das baterias. E a CPT, associação comercial para a indústria de ônibus do Reino Unido.
O cofundador da empresa, Joe Tighe, disse que 9% dos ônibus do Reino Unido, ainda são movidos a motores a diesel, que emitem grandes quantidades de carbono, óxidos de nitrogênio e material particulado. Isso representa 35.000 ônibus desses na estrada, poluindo o meio ambiente. Nesse sentido, o país enfrenta um grande desafio para descarbonizar rapidamente esse setor vital de transporte e está lutando para conseguir o mais rápido possível. Ele ainda afirmou que o método deles é mais rápido e mais prudente financeiramente.