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Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 28 comentários

Empresa austríaca cria motor movido a hidrogênio com injeção de água: chega de gasolina ou eletricidade

Escrito por Felipe Alves da Silva
Publicado em 22/08/2025 às 12:25
Motor a hidrogênio e água da AVL RACETECH em laboratório, exibindo inovação tecnológica.
Protótipo do motor a hidrogênio e água da AVL RACETECH alcança 410 cv em testes. Imagem: IA
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Protótipo desenvolvido pela AVL RACETECH em Graz, Áustria, demonstra como um motor a combustão interna alimentado por hidrogênio e água pode alcançar desempenho de carros de corrida, sem depender de gasolina ou eletricidade tradicional

O motor movido a água e hidrogênio foi apresentado pela divisão de competições AVL RACETECH, em 2022, em Graz, na Áustria. O protótipo inédito, batizado de H₂-ICE, é um motor de combustão interna de dois litros turboalimentado, capaz de alcançar 410 cavalos de potência e 500 Nm de torque, utilizando injeção de água para otimizar a combustão. O objetivo foi demonstrar que é possível atingir alto desempenho esportivo com zero emissões de CO₂.

A informação foi divulgada pelo portal Ecoticias, que destacou que esta foi a primeira vez que a AVL RACETECH desenvolveu internamente um motor de competição completo, apostando em inovação tecnológica e sustentabilidade. Segundo a publicação, o projeto busca oferecer uma alternativa limpa aos motores convencionais, sem a necessidade de adotar obrigatoriamente sistemas elétricos ou células de combustível.

Mudança no padrão dos motores a hidrogênio

Tradicionalmente, motores a hidrogênio utilizam a estratégia de combustão pobre (lean-burn), que reduz as emissões, mas compromete a potência. A proposta da AVL rompe esse padrão, utilizando apenas uma leve mistura pobre, o que garante maior desempenho. O resultado alcançado foi uma potência específica de 150 kW por litro, comparável a motores de corrida de alta performance usados em competições internacionais.

Para atingir esses números, a equipe implementou a injeção de água no ar de admissão, solução que resfria a câmara de combustão e permite maior pressão de turbo. Essa inovação ajuda a evitar a pré-ignição, um dos principais problemas em motores de hidrogênio, prolongando a durabilidade e aumentando a confiabilidade mecânica.

AVL H₂ ICE Race: um impressionante motor a hidrogênio com injeção de água desenvolvido para o automobilismo

Detalhes técnicos e validação em testes

O motor foi projetado para operar com combustão estequiométrica (lambda igual a 1), eliminando a dependência da combustão ultramagra. Equipado com turbocompressor do tipo wastegate, o sistema garante a quantidade ideal de ar para cada ciclo, equilibrando potência e eficiência. A refrigeração proporcionada pelo vapor de água também contribui para manter temperaturas controladas em altas rotações.

Nos testes realizados em bancada, no centro de pesquisa em Graz, o protótipo alcançou 410 cavalos de potência a 6.500 rpm, validando as metas de desempenho anunciadas pela equipe. Segundo Paul Kapus, gerente de desenvolvimento da AVL, o projeto demonstrou que motores de competição podem migrar para o hidrogênio sem perder rendimento, mantendo a base tecnológica semelhante à dos motores a gasolina.

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Futuro do hidrogênio na indústria automotiva

Embora o projeto tenha sido revelado em 2022, especialistas apontam que a adaptação de motores convencionais para o hidrogênio tende a ganhar cada vez mais espaço na indústria. O combustível se destaca por oferecer zero emissões no escapamento, com água como único subproduto, e por possibilitar o aproveitamento de parte da infraestrutura já existente de motores a combustão.

Esse tipo de solução é visto como uma ponte entre o presente e o futuro da mobilidade, permitindo que fabricantes e competições se adaptem à transição energética de forma gradual. Ao mesmo tempo, o hidrogênio ajuda a reduzir a dependência exclusiva de veículos elétricos a bateria, ampliando o leque de tecnologias limpas disponíveis para consumidores e empresas.

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Hildmelo
Hildmelo
22/09/2025 15:31

Nāo, porque apesar de ter melhorado a eficiência ainda é baixa comparado aos dos carros elétricos que tendem a melhorar ainda MAIS, com o uso de mecroeletrocica e sistemas de acionamento microprocessados com auxilio de IA

Juline xavier
Juline xavier
24/08/2025 14:59

Com certeza este é o futuro de motores a combustão interna

José Helnatan de Castro Silva
José Helnatan de Castro Silva
24/08/2025 12:59

Vamos fazer as coisas a contecer e por em prática as vendas para todos os países que estão interessados
Vai ser difícil os grandes não vão querer Bara envolve muitos interesses em a recadacoes de impostos e produtos preto ferros

José Helnatan de Castro Silva
José Helnatan de Castro Silva
Em resposta a  José Helnatan de Castro Silva
24/08/2025 13:00

Pretoliferos

Felipe Alves da Silva

Sou Felipe Alves, com experiência na produção de conteúdo sobre segurança nacional, geopolítica, tecnologia e temas estratégicos que impactam diretamente o cenário contemporâneo. Ao longo da minha trajetória, busco oferecer análises claras, confiáveis e atualizadas, voltadas a especialistas, entusiastas e profissionais da área de segurança e geopolítica. Meu compromisso é contribuir para uma compreensão acessível e qualificada dos desafios e transformações no campo estratégico global. Sugestões de pauta, dúvidas ou contato institucional: fa06279@gmail.com

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